sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tour de France - Um pouco de história.

Também conhecido como La Grande Boucle (o grande laço), o Tour foi criado em 1903 por Henri Desgrange, fundador do jornal L'Auto (antepassado do diário esportivo francês L'Équipe), baseado em uma idéia do jornalista Géo Lefèvre (1877-1961). O objetivo, na época, era o de fazer concorrência às corridas Paris-Brest-Paris (patrocinada por Le Petit Journal) e Bordeaux-Paris (patrocinada por Le Vélo).

O Tour tem sido disputado anualmente desde 1903, mas foi interrompido durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Cerca de sessenta ciclistas participaram do primeiro Tour de France. Ele começou em 5 de Julho de 1903 em frente ao café Reveil Matin em Montgeron, na periferia parisiense; era composto por 6 etapas ligando Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordéus (Bordeaux) e Nantes. Maurice Garin foi o vencedor deste primeiro Tour de France.

No começo, o Tour era uma corrida de enduro quase contínuo. Os corredores dormiam na beira da estrada e não eram autorizados a receber assistência alguma, mas vários participantes da segunda edição foram excluídos por terem apanhado um trem em parte do percurso. Hoje em dia, o Tour é uma corrida por etapas, isto é, é dividido em etapas diárias. Há veículos de serviço (motocicletas e carros) que fornecem informações, alimento, água, acesso a mecânicos ou até assistência médica. Alguns veículos são "neutros" a todos os corredores pois pertencem à organização, outros são próprios a cada equipe.

A maior parte das etapas são disputadas na França, mas é muito comum algumas etapas serem disputadas em países adjacentes à França, como Itália, Espanha, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, e até mesmo em países não adjacentes, como Irlanda, Inglaterra e Países Baixos. As três semanas geralmente incluem dois dias de repouso, que são algumas vezes aproveitados para transportar os corredores quando o final de uma etapa é muito distante do início da etapa seguinte.

Nos últimos anos, a primeira etapa tem sido precedida de uma curta etapa de contra-relógio individual (1 a 15 km), chamada Prólogo ("Le Prologue"), que neste ano será dispiutado no Principado de Mônaco e terá exatos 15,5km. O final tradicional é em Paris, nos Champs-Élysées. Entre essas duas etapas, são disputadas várias outras, incluindo etapas de montanha, contra o relógio individual e por equipe. As etapas restantes são disputadas em terreno relativamente plano. Com a variedade de etapas, os sprinters podem ganhar algumas etapas, mas o vencedor geral final é quase sempre um especialista em etapas de montanhas e contra-relógio.

As Etapas de Montanha

Muitos lugares, e especialmente montanhas, estão freqüentemente presentes no percurso geral do Tour (em praticamente todas as edições), e ganharam relativa fama por isso. As montanhas mais conhecidas são as de "categoria especial" (HC), com picos cuja dificuldade de ascensão está para além de uma categorização normal, e incluem o Col du Tourmalet (Pireneus, 2114 m), Mont Ventoux (Provence, 1909 m), Col du Galibier (Alpes, 2645 m), o Hautacam (Pireneus, 1800 m) e o mítico L'Alpe d'Huez, nos Alpes, com suas famosas 21 curvas, culminando a 1850 m.

De maneira geral, as etapas de montanha, juntamente com as etapas de contra-relógio, decidem o vencedor do Tour de France, já que a diferença de tempo entre os ciclistas costuma ser muito maior nestas que nas etapas em plano.

As Camisetas

Existem diversos prêmios a serem disputados, e a cada prêmio corresponde uma camiseta.

Existe uma ordem de prioridade para as diferentes camisetas de líder:

a camiseta amarela ("maillot jaune"), atribuída ao primeiro corredor em tempo individual na classificação geral, é a de maior prestígio. Foi inventada em 1919, em referência ao papel amarelo do jornal L'Auto. É atribuída calculando-se o tempo total gasto por cada corredor, isto é, adicionando-se os tempos de cada etapa. O corredor com o menor tempo é considerado o líder no momento, e, ao final do evento, é declarado o vencedor geral do Tour. O maior vencedor da camisa amarela é Lance Armstrong, tendo terminado 7 vezes com ela, de 1999 a 2005 e que retorna à competição neste ano de 2009.





a camiseta verde ("maillot vert"), atribuída ao primeiro corredor na classificação individual por pontos (sprints). Ao final de cada etapa, ganham-se pontos quando se termina a etapa nos primeiros lugares. O número de pontos depende do tipo de etapa - mais se a etapa for plana, um pouco menos se for intermediária, ainda menos se for de montanha e o mínimo em etapas contra o relógio. Também atribuem-se uns poucos pontos ao corredor que alcança primeiro certos pontos intermediários (as chamadas metas volantes), assim como um bônus em segundos para a contagem da camiseta amarela, mas são geralmente tão poucos que não representam muita coisa no resultado final. No entanto, têm um papel preponderante durante a primeira semana, antes das etapas de montanha, quando os corredores estão relativamente próximos na classificação geral. Erik Zabel (Alemanha) é o corredor que mais vezes terminou o Tour com a camiseta verde, por 6 vezes, todas consecutivas, entre 1996 e 2001.




a camiseta branca com bolas vermelhas ("maillot à pois rouge"), é atribuída ao primeiro corredor na classificação em etapas de montanha; no topo de cada montanha do Tour, atribuem-se pontos aos primeiros a chegar no topo. As subidas são classificadas em categorias de 1 (mais difícil) a 4 (menos difícil) de acordo com seu grau de dificuldade, onde são levados em conta o declive e o comprimento da subida. Uma quinta categoria, chamada categoria especial (HC ou hors catégorie), é reservada às montanhas ainda mais difíceis que as da primeira categoria. O primeiro corredor em uma subida de quarta categoria recebe 5 pontos, enquanto que o primeiro de uma subida categoria especial recebe 40. Enquanto que somente o 2° e o 3°Colocados também ganham pontos em uma subida de quarta categoria, os 15 primeiros em uma subida categoria especial são recompensados com pontos. Apesar de o melhor ciclista em montanha ser distinguido desde 1933, foi somente em 1975 que a camiseta branca com pontos vermelhos foi introduzida para identificá-lo. As cores foram decididas pelo patrocinador da época, Chocolates Poulain, para combinar com um de seus produtos mais populares. Richard Virenque (França) detém o recorde absoluto na montanha, tendo ganho o título de "Rei da Montanha" sete vezes, em 1994, 1995, 1996, 1997, 1999, 2003 e 2004. Além dele, ganharam o título de "Rei da Montanha" seis vezes: Federico Bahamontes (Espanha) em 1954, 1958, 1959, 1962, 1963, 1964 e Lucien van Impe (Bélgica) em 1971, 1972, 1975, 1977, 1981, 1983.


a camiseta branca ("maillot blanc"): segue os mesmos critérios da camiseta amarela, mas somente disputada por corredores com idade máxima de 25 anos em 31 de dezembro do ano em questão. A categoria, criada em 1975, foi introduzida como forma de reconhecer o desempenho dos ciclistas mais jovens, foi temporariamente extinta em 1998, mas novamente reintroduzida pouco tempo depois. Poucos são os competidores que se podem orgulhar de ter vestido as camisetas amarela e branca no mesmo ano. O francês Laurent Fignon, em 1983, o alemão Jan Ullrich, em 1997, e o espanhol vencedor do Tour de 2007, Alberto Contador são os únicos até agora.



Finalmente, há a classificação por equipes. Para esta classificação, os tempos dos três primeiros corredores de cada equipe são adicionados após cada etapa. O Tour tem atualmente 22 equipes com 9 corredores cada uma (no início), cada equipe patrocinada por uma ou várias empresas. Não há regras específicas quanto à nacionalidade dos corredores de uma mesma equipe, apesar de este ter sido o caso em algumas edições anteriores do Tour.

Finalizando com algumas dicas:
- Link do YOUTUBE pra vcs terem idéia do percurso deste ano do Tour de France,
- Pra quem quiser ver o TdF pela televisão, a ESPN Brasil transmite ao vivo todas as etapas de prova, bem como a RAi,
- Pra quem quiser acompanhar o Tour de France 2009, segue aqui o link do site oficial: Tour de France 2009 ,
- Meu link no twitter, onde a partir de dia 04/07 farei comentários em tempo real (sempre que possível!) da prova: Twitter do Omar ,
- No meu próximo post em 26/07, farei um resumo do que foi o TdF 2009 com a definição do campeão,
- E por fim, 5 linhas de "jaba" , mas ultimamente tenho usado um programa de Windows Mobile pra atualizar constantemente meu twitter. Ele tem se mostrado prático, leve e eficiente. Como acho que a maioria do pessoal deve acessar o twitter, eu recomendo o twikini da Trinket Software, que tem como grande vantagem ser gratuito e bem simples de instalar. Vai aqui uma tela da demo.












[ ]'s
ps: postei às 0:20hs, mas o blogger marcou como dia 25/06 às 22:00hs, blz? Mas foi no dia 26.

15 comentários:

  1. Tudo isso só me deixar c vontade... quero ir...

    ResponderExcluir
  2. olhaa, o cara é médico, ciclista, fotógrafo, escreve bem pra caramba e manja de história...

    não tenho pique nem de acompanhar as atualizações via twitter, que dirá participar de um tour deste, mas enfim...

    .

    ResponderExcluir
  3. Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai Maomé. rs

    ResponderExcluir
  4. Nao acompanho ciclismo..mas a tradição e a historia da competição e de seus competidores..lance amstrong é o maior exemplo disto..me faz respeitar..e ter a curiosidade de saber oq acontece no tour..

    uma pena que no Brasil, este esporte não é valorizado..na Europa..os caras amam..e acompanham todas as provas..a ponto de pararem bares para ver a transmissao..

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti às Bicicletas de Belleville. Tem a ver? É o máximo que posso alcançar deste assunto. Outra coisa: nunca aprendi a andar de bicicleta.

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço a tour de France através da música do Kraftwerk e do mesmo filme que o Edu assistiu.

    ResponderExcluir
  7. Leticia, tem a ver sim! A trilha que o Kraftwerk fez é uma espécia de trilha sonora não oficial do TdF, mas eu particularmente acho ela fantástica!! Qdo. vou pedalar,às vezes, ligo uma pasta do iPod que se chama Tour de France e lá estão elas, as musicas do Kraftwerk.

    ResponderExcluir
  8. só sei que queria ser a "rainha da montanha", pq. além de sua origem estar ligadas aos chocolates, a camiseta é, de longe, a mais bonita das camisetas!!! hahahahaha!!!

    ah! como eu invejo os atletas!

    ResponderExcluir
  9. Será q com essa ferramenta, o povo do trabalho não nota q eu estou twittando ao invés de trabalhando. HAhaha Quem me dera ter tempo de twittar no trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Lembrei daquele filme em animação, que acho que tem o nome da corrida, não?

    ResponderExcluir
  11. Ah, o nome é esse que o Edu citou.

    ResponderExcluir
  12. Bicicletas de Belleville tem utod a ver com o Tour de France!

    ResponderExcluir
  13. J'ai appris des choses interessantes grace a vous, et vous m'avez aide a resoudre un probleme, merci.

    - Daniel

    ResponderExcluir