sábado, 20 de abril de 2019

Deformas

Precisava tirar a Dilma. Só assim o país cresceria, voltaríamos a ter emprego e a economia iria deslanchar. Não importava que não houvesse um motivo juridicamente viável. Era necessário pelo bem do país e isso bastava.

Mas daí também precisava da reforma trabalhista. É que o empregado tinha muita mordomia, muito benefício, vivia na vida mansa, ganhando muito sem trabalhar. O jeito era uma reforma trabalhista que seria boa para todo mundo. Empregadores e empregados seriam praticamente da família, podendo negociar diretamente entre si, sem essas frescuras de leis atrapalhando tudo.

Nada disso deu resultado, mas é porque precisava congelar os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Sem isso não tinha como a economia crescer. Se o Estado gasta dinheiro com coisas inúteis como saúde, educação e segurança, não sobra nada para investir no que realmente importa.

Também não funcionou, mas era por causa do medo da volta do petê. Nada desse esforço daria resultado com a volta do petê, portanto o que importava mesmo era garantir outro presidente. Qualquer um. Poderia por um boneco de massa de modelar, desde que não fosse do petê.

Agora chegamos ao ponto chave. A reforma da previdência! Todo o resto não importava. É a reforma da previdência a única saída para a economia voltar a crescer e o desemprego diminuir. As empresas se esforçam, muitas recolhem a contribuição do trabalhador e não depositam, mas ainda assim não dá para a economia crescer com aposentados ganhando um salário mínimo. O esforço é contínuo, já suspenderam o aumento real do salário mínimo, mas sem a reforma a coisa não anda.

Bem provável que depois da tal reforma da previdência, seja a hora da reforma tributária. Quem nunca ouviu que é difícil ser empregador no Brasil, que empresário paga muito imposto, que a carga tributária das empresas é muito alta? Não demora para algum gênio chegar à conclusão de que é necessário jogar a carga tributária um pouco mais para o lado do trabalhador. Quem já ganha um salário mínimo tem todas as condições de pagar mais impostos. Daí sim! Cresceremos! O emprego vai aumentar!

Um comentário: