sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Geração tutorial

Conversando com uma vizinha sobre uma receita de bolo, ela me disse, no alto dos seus doze anos ''tia, manda o tutorial''.
Sim, e isso seria o que exatamente?
O vídeo de alguém fazendo o bolo!

É, chegamos neles, a geração-tutorial. Jogam todos seus questionamentos existenciais no Youtube e devoram os tutoriais.

Mas existem questionamentos existenciais em uma receita de bolo? Muitos. O primeiro e mais forte de todos é a dúvida de estar fazendo a coisa certa, receitas não tem fotos nem imagens do passo a passo, apenas do resultado. Você joga a mistura no liquidificador e quando vai ver fica pensando se é assim mesmo, se não faltou farinha, se a cor não está diferente. Depois que fica pronto você compara com a foto da receita e vê que não se parece nada, então é invadida por questionamentos filosóficos, talvez você não tenha talento para a cozinha, não tem boa mão, errou na receita simples.

Preparar um bolo traz à tona muitas dúvidas e inseguranças. E tudo isso te consome em um processo de uma ou duas horas, até que depois de ver o bolo você se frustra e resolve não cozinhar mais.

Mas agora tudo isso acabou, existem tutoriais. Antes de criticar essa nova geração fui dar uma olhada. É fato que parece outro mundo, são centenas de vídeos com a mesma receita e em todos aparece cada fase do processo e seus possíveis erros. Você assiste ao mesmo tempo que prepara o bolo, em uma companhia virtual que te afasta de questionamentos existenciais.

Já que o mundo está nesse ponto e vai continuar, será que é uma coisa boa tantos tutoriais? Será que não nos afasta de pensar, raciocinar, desenvolver nossos talentos em cima das nossas dúvidas? Será que tudo assim tão mastigado pode ser uma coisa boa?

O bolo do tutorial que eu fiz ficou melhor do que os outros que fazia apenas com uma receita e um pouco de instinto, mas a pergunta permanece, vamos conseguir encontrar tutoriais para todas nossas dúvidas existenciais ou vamos virar uns robôs que repetem o que uma máquina manda fazer?


Iara De Dupont

Nenhum comentário:

Postar um comentário