terça-feira, 4 de agosto de 2020

Chaguinhas

Se você anda pelo centro da cidade de São Paulo atualmente a última coisa que espera é encontrar vestígios da escravidão.  

Pois aqui estou, saindo do metrô e passando em frente à capela de Santa Cruz dos Enforcados, no bairro da liberdade.

Aqui quando se fala em bairro da liberdade a maioria associa aos imigrantes japoneses, coreanos e chineses. 

Porém, num passado um pouco mais distante aquela região era ponto onde se localizava a forca, o pelourinho e um cemitério para enterrar os escravos.
 
Ali os negros sentiam pavor ao observar os horrores proferidos pelos senhores e seus capangas. E foi pra lá onde levaram o soldado negro revolucionário, Francisco José das Chagas. 

Em tempos onde se costumava perdoar um homem caso a forca arrebentasse, Chaguinhas sobreviveu! 

Depois trouxeram uma segunda e terceira corda que também partiram. Verdadeiro milagre diante do povo que clamou pela libertação do homem aos brados: Liberdade! Liberdade! 

Apesar de tudo, quatro milagres era pedir demais aos deuses. Logo desistiram do enforcamento, o cabo foi morto a pauladas e esquartejado a fim de servir como exemplo a quem se rebelar. 

Pelo visto não deu muito certo. 




---- 


Referências: 

http://memoriasantista.com.br/?p=2691

https://almapreta.com/editorias/realidade/marco-da-historia-negra-no-bairro-da-liberdade-capela-dos-aflitos-faz-241-a-espera-de-reforma-e-memorial

https://www.cartacapital.com.br/educacao/liberdade-concentrava-forca-o-pelourinho-cadeia-e-o-cemiterio-dos-negros-na-escravidao/amp/

http://www.pretaenerd.com.br/2020/04/indivisivelmariliamarz.html?m=1


3 comentários:

  1. Que história! Obrigada por nos contar, eu não conhecia. É por isso então que o bairro se chama Liberdade?

    ResponderExcluir
  2. Massa né? Existem duas versões. Uma que faz referência a abolição da escravidão enquanto outra faz referência a Chaguinhas.

    ResponderExcluir
  3. Há todo um universo pra gente descobrir, redescobrir nossa história... passado apagado, mas que apesar de tudo não se deixa esquecer!

    ResponderExcluir