quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O ser humano vai melhorar?

Sempre que acontece algo no mundo as pessoas carregam em uma certeza: o ser humano vai melhorar.
Séculos já se passaram, centenas de acontecimentos mexeram com as estruturas políticas e sociais e mesmo assim o ser humano não melhora.

De onde vem essa nossa falsa esperança que nos guia quando a humanidade é surpreendida por eventos que fogem do seu controle? Por que continuamos acreditando que o ser humano vai melhorar? 

Isso não acontece e acredito que já se passou muito tempo para continuar pensando que o ser humano vai melhorar.

Diante de uma pandemia mundial foi dado o mesmo veredicto: o ser humano vai melhorar.
Desta vez havia a certeza sobre o consumo, o ser humano por ficar confinado iria repensar seus hábitos de consumo e perceber que não precisa de tantas coisas.

Houve um segundo de esperança. As pessoas ficaram dentro de casa tempo suficiente para perceber que não precisavam de tudo o que tinham, podiam viver com menos.

E o que aconteceu? O consumo aumentou. Muita gente olhou para o seu sofá e chegou a conclusão que precisava de um novo. Ou uma televisão maior. Ou uma mesa mais bonita.
Nada mudou. O ser humano consumiu mais do que nunca. 

Muitos comemoraram pensando que o consumo de garrafas pet iria diminuir e o oceano teria um respiro. Pois é. Não foi assim. A pandemia dobrou o consumo de refrigerantes e suas garrafas pets seguiram o caminho de poluir o mar. E piorou, porque agora vão acompanhadas de milhões de máscaras descartadas e luvas de plástico.

O ser humano é isso, não muda, não melhora, não evolui. 

A pandemia só mostrou mais uma vez o que já estamos cansados de saber: a indiferença do Estado, o silêncio das classes altas, o desespero das classes baixas.
O consumo não parou nem mudou. Exatamente como o ser humano, nem para de consumir, nem muda.

Vamos aguardar o próximo evento para começar a falar novamente que agora sim o ser humano vai melhorar. Vamos falar isso, mesmo sabendo que é mentira. O ser humano nunca vai melhorar, já nasceu condenado a ser tóxico ao planeta.

Iara De Dupont

Um comentário:

  1. :(
    Acho que melhoramos sim. Vários profissionais de saúde trabalharam arduamente para cuidar dos doentes. Outro grupo de profissionais de saúde aqui no Brasil fez uma pesquisa muito séria revelando que a hidroxicloroquina de fato não funciona contra o coronavirus. Muitas pessoas ficaram de fato confinadas, seguiram a quarentena a risca para não se contaminar e sem contaminar os outros. No meu condomínio, algumas pessoas de baixo risco se ofereceram para gratuitamente ir ao supermercado, farmácia e afins para que idosos e outras pessoas de alto risco não precisassem sair de casa. O Trump perdeu as eleições...

    ResponderExcluir