quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Eu não gosto de receber visitas

“Nossa casa é um templo”.


Eu nunca tinha entendido muito bem o que essa frase significava quando morava com meus pais. Eu não via problema em receber visitas e não me incomodava tanto com bagunça, até que me mudei.


Morar sozinho é uma grande odisseia, um novo desafio praticamente todo dia. São contas para pagar, casa para arrumar, comida para cozinhar... e quando chega a noite e só queremos preparar um miojo e cair na cama, nos deparamos com uma geladeira vazia porque simplesmente esquecemos de fazer compras no caminho de volta do trabalho. E o que nos resta é enfrentar a dura realidade de gastar dinheiro com delivery.


Não é fácil! Não vai ter ninguém para fazer por você, comprar para você ou pagar seus boletos. O lado bom é que passamos a dar muito valor ao que construímos, ao lugar onde moramos, e às coisas que temos. Começamos a perceber que não é fácil fazer a manutenção de um lar.


Ser responsável por todas as tarefas da casa te dá uma dimensão maior das responsabilidades. Sabemos quanto tempo gastamos para manter uma casa limpa e confortável, e queremos mantê-la assim pelo maior tempo possível. E AI DE QUEM sujar e não limpar!


Quando entendemos isso, visitas passam a ser sinônimo de “bagunça”. 

Objetos que sairão do lugar, farelos e gotas que cairão no chão, sem falar a sujeira que tantos pares de sapatos vão trazer para dentro de casa. 

Quer uma conta simples?

Pegue o número de convidados e multiplique pela quantidade de louça na pia. Se isso não te desestimula, não é você quem está lavando.


Outra possível situação é estarmos naquelas semanas corridas: trabalho, faculdade, mil cursos, e sem tempo hábil para cuidar da casa. De repente chega um final de semana e você recebe mensagens dos amigos/familiares/contatinhos querendo marcar alguma coisa na sua casa. Você olha ao redor e tem cueca até na pia. Aí é correr pra limpar tudo nos 15 minutos que o uber leva até sua casa. 


É tanto trabalho que vem antes e depois das visitas, que passamos a pensar duas vezes antes de querer receber alguém. Cansa.


Morar sozinho é se acostumar a viver com você mesmo. Passamos a saber o quanto de bagunça suportamos, quando queremos algo mais limpo, a quantidade de louça na pia que consideramos suportável, e com que roupa nos sentimos confortáveis - adeus calças em casa! -. Mas é um filtro muito particular, que na visão de quem é de fora pode parecer desleixado. 



No fim do dia acabamos entendendo porque a nossa casa é um templo, e que às vezes é mais cômodo apenas sair para um barzinho com os amigos e deixar a sujeira por lá mesmo. 





22 comentários:

  1. Eu não gosto de visita e nem de receber hospide que é pior !! Tira a privacidade , não me sinto avontade tem que esta sempre servindo, limpando e cozinhando , não gosto de fazer sala pra ninguém por muito tempo, eu prefiro fazer uma visita rápido na casa da pessoa ,para evitar que ela venha na minha .

    ResponderExcluir
  2. Tbm não gosto, todos os domingos vem
    Minhas cunhadas pra cá, almocar, meu Deus, o tanto de louca, bagunça, depois tenho que limpar tudo sozinha, fico
    Morta de cansada, na segunda tou acabada!! Kkk

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que alguém vai para dormir na minha casa fico muito irritada, não gosto. Visitas tem que ser nos finais de semana e tem que ir embora no mesmo dia. Como moro na praia, como gostam de vir pra passar a semana e eu odeio! O problema é que meu marido gosta.....

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm odeio visitas,sou chata sim,parece que nao tenho privacidade na minha propria casa, todo final de semana e feriados tem aguentar a minha cunhada e meu irmão (eles não casados) aq em casa,ela vem na hr do almoço e vai embora 22hr da noite,o dia inteiro escutando eles gritando,eu quero assistir serie e eles tomam conta da TV,um dia ela vai sair ate pelada na minha casa, anda de toalha pela casa,nao aguento gente folgada,mas a minha mãe adora as norinhas dela,trata elas como se fossem filhas dela, Tenho medo do meu irmão um dia trazer ela pra morar aq rsrs, ja trouxe a ex dele q é do Ceará pra morar 2 meses com a gente aff.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou assim NÃO vou na casa de ninguém,para ninguém vim na minha.Eu odeiooo visitas amoooo minha privacidade,minha casa limpa e organizada me trás uma PAZ.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de receber visitas,a minha privacidade vai para o ralo,e muitas dessas visitas não tem o princípio básico chamado educação...sou uma pessoas quieta e silenciosa não me dou com desordem e barulho!!

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de visitas na minha casa , acho mesmo que eles vem na intenção única de extravasar na casa dos outros e realizar a bagunça que não aceitam na casa deles

    ResponderExcluir