sábado, 12 de dezembro de 2020

Dezembro desconhecido

Último mês do ano.
Mas, peraí, vivemos um ano ou uma vida inteira? Foram doze meses ou doze séculos?
Tanta coisa aconteceu e nada parece que mudou. Tantos momentos tivemos nosso coração congelado, parado nos segundos das notícias que chegavam.

Dezembro sempre é um mês confuso, parece o fim e ao mesmo tempo o começo. As luzes da decoração natalina confundem nossos os nossos olhos e cansam a mente.

É um dezembro diferente de todos que já tivemos. Nos anos anteriores nos vencia a ansiedade para conhecer o que o destino iria trazer no ano novo. Hoje não estamos mais ansiosos, mas apreensivos. 
Como vai ser o mundo o ano que vem? A pandemia vai recuar? Vamos avançar ou continuar caminhando com passos lentos e temerosos?
Já não somos os mesmos. Já sabemos que existe uma divisão estranha na humanidade, metade acredita na existência de uma pandemia, a outra continua vivendo como se ela não existisse.

Recentemente tive que bater à porta de um vizinho desconhecido, que não para de fazer festas. Se fosse outro momento eu não teria me submetido a esse constrangimento, mas nestes tempos tudo mudou.
Fui lá, na maior delicadeza, dizer que esse entra e sai de sua casa, as festas no fim de semana, tudo isso é um perigo diante da pandemia. Ele arregalou os olhos e disse "vizinha, é fim de ano. Não estou indo com meus convidados na tua casa. Se você está preocupada com a pandemia, feche a sua casa e use máscara lá dentro''.

Me senti em um filme de ficção, aquele momento antes do fim do mundo, no qual as pessoas começam a discutir por bobagens.

É dezembro, um mês que sempre foi igual, pessoas nas ruas, cores e luzes por todas as partes, o silêncio do dia 25. Tudo sempre foi a mesma coisa. Mas agora mudou. Dezembro não é mais o fim do ano, é o começo de algo que desconhecemos.
Pode ser algo bom, pode não ser. É dezembro, o mês que se apresenta como desconhecido. Não sabemos quem é esse dezembro. Não sabemos o que ela traz.
Vamos aguardar.
 

Iara De Dupont

Nenhum comentário:

Postar um comentário