terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Mentoria


Olá pessoal!

Esse é o meu último post do ano. Que alegria ter chegado até aqui, compartilhando as minhas experiências de estudante/intercambista com vocês, todo dia 15. Espero que estejam sendo úteis.

Você já ouviu falar sobre mentoria? Quando eu estava indo atrás da bolsa de estudos para mestrado no Reino Unido, eu era bem ingênua e talvez um tanto imatura e achava que dava conta de tudo sozinha.  Então, fui atrás de tudo por conta própria e quase nunca pedi ajuda. O resultado? Bem, na minha primeira tentativa, falhei miseravelmente. Já contei essa história aqui no blog. 

Quando tentei a bolsa de estudos pela segunda vez, contei muito com a ajuda de um colega que já havia ganhado uma bolsa de estudos para mestrado. Eu não o nomeava dessa forma na época, mas posso dizer que ele foi o meu mentor e o apoio dele foi fundamental para me ajudar a ser aprovada na segunda vez.

A mentoria basicamente se resume a isso mesmo que aconteceu comigo e com o meu amigo: alguém com mais experiência em determinado assunto e que já conquistou algum objetivo (ex bolsa de estudos) orienta outro alguém com menos experiência e que deseja alcançar esse mesmo objetivo.

No ano de 2020, eu tive a grande honra de mentorar alguns candidatos da bolsa Chevening. Que experiência incrível! Conheci pessoas muitos legais, de diversas áreas do conhecimento. Cada uma do seu jeito, com as suas características e necessidades próprias, mas todas muito motivadas! Essa experiência me fez refletir um pouco sobre a importância da mentoria e como posso me tornar uma boa mentora, assim como o meu amigo foi para mim. Por isso quis trazer esse assunto aqui no blog.

Ainda estou no processo de descoberta. E queria perguntar para vocês, leitores e leitoras: o que consideram como característica fundamental de um mentor?

Abraços e até o próximo post.
Jacque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário