domingo, 15 de março de 2020

Frustação e alegria

Olá pessoal,

No post de fevereiro (leia aqui) eu prometi escrever sobre as experiências de ser reprovada e depois aprovada no processo seletivo Chevening.

Pois bem, começaremos então pela frustração.

Lembro como se fosse hoje do dia 12/02/2016, quando recebi o e-mail dizendo "We regret to inform you that we will not be taking your application any further on this occasion" (Lamentamos informar que a sua candidatura não foi levada adiante nessa ocasião). A mensagem em si já teria sido frustração suficiente. Mas o efeito da notícia de que eu não havia passado nem sequer pela triagem, foi potencializado por outras coisas que eu estava vivendo naquele momento. 

Estávamos bem no começo na onda da transição capilar, com meninas crespas e cacheadas assumindo a sua cabeleira. Eu tinha feito o meu BC (corte de cabelo que tira a parte alisada) exatamente naquele dia (veja foto abaixo). Então, imagina só como eu estava emocionalmente abalada! Fui dormir chorando nesse dia, literalmente chorando.

Big chop em 2016
Como sou brasileira e não desisto nunca, no ano seguinte decidi tentar a bolsa Chevening de novo. Eu sabia que o resultado da triagem chegaria em fevereiro, então fui me preparando psicologicamente para uma possível resposta negativa. Dessa vez, a mensagem foi "We are pleased to inform you that your application for a Chevening award has been progressed to the next stage" (Estamos felizes em informar que a sua candidatura progrediu para o próximo estágio). Cara, que emoção! Ainda tinha uma longa jornada para percorrer, mas essa pequena vitória já significava muito! Significava que eu era uma Jacqueline mais preparada do que a Jacqueline do ano anterior.  

A melhor notícia de todas chegou em 08/06/2017, depois de mais algumas etapas do processo seletivo. Eu sabia que o resultado final chegaria no começo de junho, mas não tinha data exata. Então, a partir do dia primeiro eu já comecei a atualizar meu e-mail de minuto em minuto. Quando vi que tinha chegado e-mail com remetente Chevening, meu coração acelerou. Eu cliquei para abrir a mensagem e demorou uns segundos para carregar. Lembro que meu namorado estava em pé na minha frente falando comigo, mas eu não tenho ideia do que ele estava dizendo. Deposis que a mensagem finalmente abriu e eu li que tinha sido aprovada, pulei em cima do meu namorado, quase caímos no chão. Comecei a gritar, meio maluca mesmo. Era cedo, umas 7h da manhã, e a mãe dele estava dormindo. Eu fui até o quarto acordá-la! Em seguida liguei para a minha mãe. 

Dali para a frente foi emoção pura. Eu lembro de ter passado o dia sorridente. 

Vou encerrando por aqui e contarei mais sobre as demais emoções nos próximos posts.

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário