quinta-feira, 25 de junho de 2009

Não sei.


No meio de tanta informação, twitter, tv a cabo, iphone, celulares, novidades, blogs, crack da bolsa, gripe suína e porcos fosforecentes, é praticamente obrigatório ter uma opinião sobre tudo.

Fim da obrigação do diploma de jornalismo? Tenho que dizer o que penso, mesmo não tendo nada a ver com isso. Sarney acusado de corrupção? Mando lá meus pensamentos. Luxemburgo está decadente? Lá vou eu dar pitaco sobre futebol. Crise da bolsa? Esperem um pouquinho e ouçam já porque manjo muito de economia, mesmo vivendo com o cheque especial no vermelho.

Dizer "Não sei" parece que virou uma afronta, uma ofensa. Com tanta informação disponível, não ter uma opinião é quase burrice. Parece que você não lê, que não está ligado no mundo, que é um alienado de tudo. Será mesmo?

Trabalho com TV e diariamente tenho que aprovar peças audiovisuais. Às vezes tenho minhas dúvidas. Ousei dizer "não sei" uma vez e me fulminaram com o olhar. Como que você, o cara que tem que aprovar, não sabe? Ou gosta ou não gosta! Você não pode não saber. Precisamos da sua opinião.

Vamos parar um pouquinho antes que nos transformemos em pequenos Caetanos Velosos, dando opinião de qualquer coisa, como se tivéssemos um grande conhecimento de causa de tudo que nos rodeia.

Tenha coragem, encha o peito e diga "Não sei"!

33 comentários:

  1. juro...
    não sei metade do que gostaria de saber.
    não sei mesmo pq certas coisas só acontecem comigo.
    não sei pq ando tão chorona quando leio algo.
    não sei pq pequenos gestos agradam tanto.
    não sei pq sou complicada.
    não sei pq dou risada alta.
    não sei pq gosto do olhar.
    não sei pq nunca sei de nada.
    não sei...não sei...e não sei...

    viu só!!!
    muitos não sei tenho eu...
    e gostei demais do seu não sei...

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas essa eu sei, tenho certeza:
    Amei seu post! E concordo com cada letra.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Ontem participei de uma reunião onde a empresa em que trabalho está para comprar um software sobre comércio exterior... O cara da empresa que estava apresentando o produto era muito bom, explicou toda a "funcionabilidade" do produto muito bem... Mas qdo começaram as perguntas as que ele não sabia ele dizi "Não Sei" e anotava para perguntar e retornar pra responder... Achei o máximo, ninguém mais faz isso... Sempre querem responder a tudo, mesmo quando não sabem...

    E Túlio, muito bom seu post, sinceramente tem assunto que faço questão de não saber...

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. eu adoro dizer "nao sei", "nao conheço", "nunca vi".

    é engraçado.

    ResponderExcluir
  5. inteli(gente) mesmo sem saber. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. valeu pelos comentários... tudo porque eu não sabia o que escrever!

    ResponderExcluir
  7. Verdade, eu adoro encher a boca pra falar um 'não sei', confesso que passo 24 horas comigo mesmo, e tenho bastante tempo pra ficar pensando e formulando teorias imbecis e pior, verbaliza-las.

    Mas sou maior alienada em muitos aspectos, não li muitos livros considerados essenciais, não assisto Lost, não gosto de futebol e não sei nadinha sobre, não vi uma cena sequer de qualquer ultima novela transmitida, nunca assisti ao Panico na tv e não sei, não sei, não sei....gosto do meu não sei em muitos casos e melhor, poder dize-lo sem crise e até contente :) Como me disseram um dia "Você mora em uma bolha", gosto dela.

    Concordo com o texto.

    ResponderExcluir
  8. opa, túlio. acho que hoje em dia ainda tem uma coisa pior que dizer "não sei": não dizer nada.

    parece que silêncio virou tabu pior que muita praga por aí...

    ResponderExcluir
  9. Não saber às vezes me angusta. Mas digo mesmo assm.

    ResponderExcluir
  10. Eu "sei" que você tem razão no que esta falando..só "nao sei" o pq..talvez pela forma que o mundo é hoje em dia..mas talvez..não tenho certeza de nada..hehehe

    abraços e parabens pelo post..mto bom msmo..

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu 'não sei'.
    Às vezes é necessário mandar um "não sei" para aquilo que se passa ao redor.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Aha!
    Achava (quanta pretensão) que somente eu achava que não sabia nada. E me angustiava, ou melhor, me angustio de não conseguir acompanhar tudo o tempo todo; de não saber metade do que gostaria...

    Mas de repente assumo: não sei mesmo! E daí?!

    Gostei do texto!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. tb. preservo meu direito de não saber. e principalmente, o do silêncio, como lembrou o conrado.

    mas respeito quem quiser dizer de tudo por aí, como o caetano, pq. eu tinha que defendê-lo! rs.

    ResponderExcluir
  14. sim, alguém tem que defender o Caetano.

    Oras!

    ResponderExcluir
  15. Gramáticos e pasquales presentes, qual seria o plurar correto de "Caetano Veloso"?

    ResponderExcluir
  16. ufa! fiquei mais confortável agora para dizer não sei! adorei!

    ResponderExcluir
  17. eu nunca tive vergonha de falar não sei, principalmente pq nunca soube mesmo sobre muita coisa, hehe

    ResponderExcluir
  18. oiiiiiii
    virei sua seguidora, quando puder, vira a minha ;)
    vlw
    http://fimescinep.blogspot.com/

    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  19. Tem coisas que eu sei e tem coisas que eu não sei, mas quando não sei, as vezes... só as vezes, eu invento!!

    Será que sou seguidora de Caetano?? Espero q não!!!

    ResponderExcluir
  20. Não, eu não sei mesmo...
    E que vergonha das vezes que fingi que sabia...
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Ual!!!que ótimo texto, é a mais pura verdade, há muitos que não aceitam que não sabem,como se fôsse obrigação.

    ResponderExcluir
  22. É nóis Túlio ! não sei porra nenhuma também !

    ResponderExcluir
  23. Eu NÃO SEI o plural de Caetano Veloso! Mesmo sendo formada em Jornalismo (pra quê, afinal?) e Letras. Trabalho como revisora em um jornal e volta e meia o povo me faz uma pergunta de gramática. Às vezes minha resposta é: não sei, mas (coisa de professora) vou procurar. Haha Tenho umas cinco pesquisas pendentes.
    Seu texto foi um dos que eu mais gostei. Bacana.
    E é incrível como as pessoas dão pitaco até sobre não saber, né? Rsrs

    ResponderExcluir
  24. Como a Tatiana bem disse: professor não pode dizer apenas "não sei", ele tem que completar com um "vou pesquisar". Valei-me, São Google e Santa Wikipedia! :D

    ResponderExcluir
  25. Quanto a mim, só sei que nada sei. O bom de ser poeta é que sempre dá pra tergi_versar ;)

    Como o "ou não" do Caetano, que é a melhor saída pra relativizar qualquer opinião polêmica, né?

    E por falar em poesia, tem um Sarau no meu blog, quem quiser dar uma passada será mui bem-vindo. Basta clicar pra entrar na festa, depois é mandar ver no improviso e dizer um poema. Ou não.

    http://novoaemfolha.com

    ResponderExcluir
  26. “Manter a mente vazia é uma proeza, e uma proeza muito saudável. Estar silencioso o dia inteiro, não ver nenhum jornal, não ouvir rádio, não escutar tagarelices, estar perfeita e completamente ocioso, perfeita e completamente indiferente ao destino do mundo é o mais excelente remédio que um homem pode administrar a si mesmo.”

    — Henry Miller, via

    não sei e pouco me lixo.

    ResponderExcluir
  27. Booom o blog gosteei


    o visitem ecomentem o meu blog pf


    http://www.opasquim.br30.com/

    ResponderExcluir
  28. Booom o blog gosteei


    o visitem ecomentem o meu blog pf


    http://www.opasquim.br30.com/

    ResponderExcluir