sábado, 15 de fevereiro de 2020

Chevening: o passaporte para o UK

Caros leitores, 

No meu post de boas vindas (disponível aqui), prometi compartilhar as minhas experiências na terra da rainha. Hoje eu quero contar como fui parar lá.

Meu passaporte para o UK foi uma bolsa de estudos chamada Chevening, o programa de bolsas do Foreing and Commonwealth Office Britânico (algo como o nosso Ministério de Relações exteriores, eu diria). Todos os anos, o Chevening seleciona pessoas com perfil de liderança e networking para ir fazer um mestrado no Reino Unido. Os candidatos precisam ter a intenção de voltar para o seu país de origem após os estudos, carregando a missão de fortalecer as relações entre o UK e o seu país.

O processo seletivo costuma ficar aberto entre agosto e novembro todos os anos. Então, save the date e fiquem ligados no site Chevening (https://www.chevening.org/scholarship/brazil/).  

O processo seletivo tem três fases:
1) Triagem
2) Entrevista
3) Comprovação de aceite na universidade e proeficiência em inglês

Na primeira fase do processo, é necessário preencher alguns formulários com seus dados pessoais, histórico acadêmico e profissional. Também é necessário escrever mini redações sobre:
- como você mostra habilidades de liderança e de networking
- o porquê de ter escolhido o UK
- indicar três cursos/universidade por ordem de preferência
- o porquê se ter escolhido o seu curso específico (que precisa ser um mestrado de um ano; também tem a opção de MBA, mas com financiamento parcial)
- como o que você quer estudar poderá fortalecer a relação entre Brasil e UK

Parece difícil, certo? E é mesmo! Eu diria, que para ser aprovado, você precisa saber muito bem o que você quer. Eu mesma fui reprovada na primeira vez porque estava perdida. Depois que me encontrei e convenci a mim mesma de que eu era boa em networking e liderança e sabia bem o que queria estudar, fui aprovada. 

Portanto, a maior dica que eu posso te dar é: olhe para dentro de você mesmo, descubra o que tem de bom aí (com certeza tem bastante coisa!), convença-se disso e depois vá a luta!

Quem foi aprovado na fase de triagem é convidado para uma entrevista em inglês com uma banca de três a quatro pessoas. A banca é formada por um representando do governo britânico, ex-bolsistas Chevening, um dos carinhas maneiros que tomam conta da Bolsa Chevening no Brasil. A entrevista é relativamente rápida e é basicamente uma repetição de tudo o que você escreveu na mini redações que comentei anteriormente. De novo, o que você precisa para ser aprovado aqui é estar muito seguro de si mesmo e saber bem o que quer. 

A última fase na verdade precisa correr e paralelo com as demais. Depois de enviar os seus formulários e mini-redações em novembro, você precisa se organizar para se inscrever nos cursos que indicou e fazer o teste de proeficiência em inglês. Então, caso você passe na fase 2 (entrevista) e seja convocado para a fase 3 (apresentação de documentos) você precisar ter esses dois documentos em mãos: 1) aprovação de ao menos um curso/universidade; 2) nota mínima no teste de inglês.

Para resumir, o processo seletivo todo leva uns 10 meses. Você começa a se inscrever em agosto e se for aprovado em todas as respostas, só fica sabendodo resultado final em junho/julho. Esse processo seletivo pe também um exercício de paciência. Mas acreditem: VALE MUITO A PENA.

Como já escrevi bastante por hoje, deixo aqui uma fotinho legal do meu evento de boas-vindas no UK. 


Nos próximo post, falarei sobre a frustração de ser reprovada na primeira tentativa e a alegria de ser aprovada na segunda vez.

Até breve.

19 comentários: