terça-feira, 15 de setembro de 2020

Chevening Application fase 1: redações

Caros leitores e caras leitoras,

Bem vindos/vindas de volta! 

No último post, deixei um alerta sobre as inscrições Chevening, que abriram em 03/09/2020 e vão se encerrar em 03/11/2020. Também comentei brevemente sobre as etapas do processo seletivo e prometi voltar para contar minha experiência na etapa 1, focando na elaboração das redações sobre liderança, networking, escolha dos cursos e plano de carreira.

Pois bem. Aqui estou. Vou começar dizendo que não passei de primeira. Fui reprovada logo na triagem. Super frustrante! Já escrevi sobre isso nesse post aqui: Frustração e alegria. Mas, usei isso como aprendizado, melhorei bastante e fui com tudo na segunda tentativa, quando fui bem sucedida :)

Então, considerando as minhas experiências de fracasso e sucesso, o que melhorei de uma application para outra, separei algumas dicas para você. 

1) Tenha foco: saiba o que você quer, porquê você quer, como pretender concretizar. O Chevening procura jovens sonhadores, apaixonados, líderes, com energia e garra, e também com um plano de carreira em mente, sonhos de curto, médio e longo prazo. Na minha primeira tentativa eu não tinha foco algum. Eu estava na verdade tentando fugir de um ambiente que me deixava infeliz. Um exemplo do que eu fiz de errado: não justifiquei bem os cursos que escolhi porque nem eu mesma sabia o porquê das escolhas.

2) Dedique tempo: comece a sua inscrição com antencedência. Entre no site Chevening, se familiarize com os formulários. Invista tempo também procurando potenciais cursos e universidades no UK. Comece o quanto antes para fazer tudo isso com calma, atenção, sem pressa.  

3) Faça e refaça: escreva as suas redações e depois releia, reorganize, reescreva quantas vezes forem necessárias para deixá-las fortes e convincentes. Especialmente se você, assim como eu, tem dificuldade para escrever (ok, escrevo uma vez por mês no blog, mas não porque sou a escritora nata e sim porque quero melhorar minhas habilidades de comunicação escrita ^^).

4) Peça ajuda: procure por pessoas empolgadas e que já vivenciaram a experiência de um intercâmbio. Eu contei com a ajuda de um amigo indiano, que conheci nos Jogos Paralímpicos do Rio. Ele já tinha ganhado bolsa de mestrado em engenharia aeroespacial na Itália. Foi super querido e revisou meus textos, me deu dicas de como escrever melhor, além de me treinar para a entrevista. Se você não conhece uma pessoa assim, procure um Chevening Alumni, no Brasil ou fora. Todos, absolutamente todos, os alumni que eu conheço (e não são poucos) teriam o maior prazer de orientar um candidato. Deixe um comentário aqui no blog ou me chame no Twitter (@silvajacqueline) se quiser o apoio de um alumni, que poderei ser eu mesma (com prazer) ou algum dos meus colegas.

5) Convença a si mesmo: para mim essa foi a etapa mais importante. Eu não me via como líder. Eu não sabia que era boa em networking. Tiver que encontrar tudo isso em mim, convencer a mim mesma. Depois que me convenci, consegui elaborar textos objetivos e convincentes.

6) Keep it simple: ao escrever as suas redações, será necessário explicar como você atende os requisitos de liderança e networking. Na minha cabeça, eu teria que usar exemplos mirabolantes e complexos. Eu achava que eu tinha que ser tipo a Greta (aquela adolescente ativista das causas ambientais) ou a Marielle (dispensa explicações) para ser aprovada. Mas ao longo da jornada descobri que liderança e networking também estão nos detalhes e nas coisas simples.

No meu próximo post, ainda teremos 17 dias para o encerramento das inscrições. Caso até lá você ainda não tenha conseguido avançar, se inspirar e ter ideias, cola aqui de novo porque eu vou postar uma das minhas redações. O conteúdo vai te ajudar a ter exemplos bem legais sobre a dica 6.


Boa sorte e até a próxima.




Um comentário: