quinta-feira, 12 de agosto de 2021

É coisa de costume.....

O mês de julho foi invadido por uma onda polar, deixando os dias gelados e as noites escuras.
Não tenho agasalho para o frio, agasalho que digo são aquelas jaquetas que cortam o vento.

Pensei em comprar pela internet, mas logo duvidei. É preciso ver esses casacos de perto, para saber se vem forrados ou não, caso contrário estamos comprando apenas um pedaço de plástico que é vendido como se fosse de ouro.

Aproveitei uma manhã fria para procurar meu casado. Andei por lojas no centro de São Paulo, inclusive as que vendem roupas para motoboys. A primeira surpresa foram os preços, muito altos, levando em conta que as jaquetas não traziam o forro necessário, assim não esquentariam.

O que eu escutei dos vendedores foi ''moça, jaquetas como essa que você procura, não vendemos no Brasil, não estamos acostumados com um frio polar''.

É fato. Procurei em várias lojas online e percebi que o casaco que procuro só é vendido em lojas de roupa importada, a preços proibitivos e ainda assim não são tão quentes.
Uma moça me sugeriu que eu fosse a Argentina, lá encontraria.

Bom, eu pensava em comprar um casaco, não em viajar para o exterior. Descartei a ideia.

Muitas pessoas me disseram ''é coisa de costume, no Brasil não estamos acostumados a um frio assim''.

Pensei como são as coisas. É verdade, não estamos acostumados a um frio desses. Mas de resto já nos acostumamos a corrupção, a alta dos preços, aos juros abusivos, a um governo enlouquecido. Estamos acostumados com tantas coisas ruins que já não reagimos a elas! Daqui a pouco vamos nos acostumar com o frio!

Um vendedor me disse ''com um pouco de sorte, você pode achar algum casaco quente por um bom preço''.

Tive sorte mesmo. No dia seguinte fez calor e aposentei a ideia de comprar um casado pesado para os dias de frio polar.

Agora meteorologistas dizem que o frio vai ser uma constante na vida dos brasileiros, coisas que chegaram com a mudança climática.
Já estamos acostumados com  tantas coisas ruins, que diferença faria mais uma?
Frio polar não é brincadeira. Mata moradores de rua e congela plantações. Mas dentro de todo o caos que vivemos, é apenas outra coisa para lidar. Apenas outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário