domingo, 15 de agosto de 2021

Entrevista para o visto de estudante no UK

Oi pessoal,

Nos últimos dois posts, comentei um pouco sobre o processo de pedido do visto para o estudante e seus dependentes no UK. Hoje finaliza a sequência de posts sobre o visto de estudante no UK, contando um pouco sobre a entrevista.

Bem, para dar a entrada no visto, você precisa preencher formulários online, anexar documentos, pagar as taxas (detalhes nos posts anteriores). Depois de ter feito tudo isso, você deverá agendar a uma entrevista, que na verdade não chega a ser uma entrevista. É mais para entregar o seu passaporte físico, que ficará retido no consulado britânico, e também para fornecer a sua foto (tirada na hora) e impressões digitais. Tudo isso dura cerca de 15-20 minutos.

Por conta da pandemia e do grande volume de pedidos de visto, pode ser que só seja possível agendar a entrevista para uma data distante (um mês após pagamento das taxas). O grande pulo do gato, é agendar o horário mais próximo possível, mas ficar de olho na agenda frequentemente em busca de horários que possam ficar disponíveis de última hora por conta de desistência. Fazendo essa estratégia, conseguimos adiantar a nossa entrevista em uns 10 dias. 

Outro dica importante: agende a entrevista do estudante e seus dependentes em horários consecutivos. Por exemplo: a minha entrevista era às 10h, e do meu dependente às 10h20. No nosso caso, chegamos juntos e fomos atendidos juntos (entramos na sala juntos e tudo!). Já ouvimos falar de casos em que isso não foi permitido, mas em São Paulo foram legais demais com a gente!

Mais uma dica: o ano letivo no UK começa em setembro. Isso quer dizer que tem muita gente indo em busca do visto nas semanas anteriores, em agosto, incluindo os cerca de 60 bolsistas Chevening. Então, se for possível, tente se antecipar e fazer todo o processo ainda em julho.

Depois de ir pessoalmente no consulado, você deve esperar cerca de 20 dias até um resultado. Você receberá um e-mail informando que o resultado já saiu.  Daí, fica um grande mistério, pois, o resultado em si não vem no e-mail. É necessário ir pessoalmente buscar a carta com o resultado + o seu passaporte no consulado. Outra alternativa, é contratar a entrega dos documentos em casa, o que custa mais de 100 reais por pessoa, então essa opção só vale a pena para quem mora fora da cidade onde o consulado está.

Nós fizemos a nossa entrevista no dia 12/07, o resultado chegou em 27/07, uma terça-feira. Em São Paulo, só é possível retirar os documentos nas quartas-feiras de manhã. Então, no dia seguinte fomos muito ansiosos ao consulado buscar a carta. Dessa vez, não nos deixaram subir juntos. Eu fui sozinha e o Lucas ficou me esperando na portaria. Também não podemos ficar na portaria e abrir a carta lá. Tivemos que sair do prédio. Mesmo com frio e chuva, não aguentamos ir até um lugar quentinho. Abrimos os envelopes ali no frio mesmo e ficamos aliviados com o resultado positivo! Uhuuuuul.

Mês que vem embarcamos para a Escócia!!! Então, no próximo post contarei um pouco sobre os preparos para a viagem.

Abraços e até breve!
Jacque.


Posts anteriores
----------------------------------- 2021 ---------------------------------------
Março: Sassenach
Fevereiro: Mês de resultados
----------------------------------- 2020 ---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário