quinta-feira, 15 de julho de 2021

Estudante acompanhado

Fala galera!

No mês passado, fiz um resumo das principais exigências para o visto de estudante no UK. Hoje gostaria de contar um pouco de como é o processo para quem deseja fazer a mudança para o UK acompanhado (como foi meu caso). 

Durante as minhas buscas por uma vaga de doutorado com bolsa, o meu namorado me apoio demais. E nós combinamos que, se a tão sonhada vaga de doutorado desse certo, nós iríamos nos mudar juntos.

Felizmente, de acordo com as regras do visto britânico, o estudande de curso de pós-graduação em tempo integral com duração de ao 9 meses, pode levar "dependentes". Filhos menores de 18 anos, maridos/esposas e parceiros civis são considerados como dependentes. Casais que moram juntos há pelo menos dois anos, mesmo sem terem firmado uma união estável ou casamento, também podem ser considerados como dependentes. Nesse último caso, o grande desafio é comprovar a existência de um relacionamento, já que não existe um documento formal. Para os demais casos, a certidão de nascimento, certidão de casamento ou de união estável deverão se apresentadas. Os documentos devem estar traduzidos para o inglês com tradução juramentada, o que custará um dinheirinho (pagamos cerca de  150 reais para traduzir a certidão de casamento).

O processo do visto para o dependente é semelhante ao visto do estudante. Na verdade, chega a ser até mais simples. A mesma CAS utilizada no processo de visto de estudante, será solicitada ao fazer a inscrição do dependente. Os custos para o visto de dependente são os mesmo do visto de estudante  (detalhes no post do mês passado). O dependente não precisará comprovar proeficiência em inglês.

Para o meu caso e do meu parceiro (Lucas), não estávamos nem sequer namorando há mais de dois anos (quem dirá morando juntos). Portanto, nossas opções seriam a união estável ou o casamento. Depois de um certo debate, achamos que mudar para um país completamente novo e começar a vida do zero seria o equivalente a um casamento, mesmo sem um pedaço de papel para provar. Então, porque não já formalizar isso de uma vez (ao invés da união estável)?  

Não deu outra! Para desespero dos nossos pais (e alegria da minha mãe), agilizamos tudo e nos casamos em algumas semanas. Por conta da pandemia, do prazo e da grana apertados, fizemos somente o casamento civil. Não fizemos festa, mas reunimos as nossas famílias (pais e irmãos) para um almoço. Aliás, foi nessa ocasião que os nossos pais se conheceram pessoalmente.

Somente depois de termos a certidão de casamento em mãos e traduzida para o inglês (além dos demais documentos mencionados no post anterior), demos entrada no nosso pedido de visto.

Termino o posto de hoje com uma foto do grande dia!























Posts anteriores
----------------------------------- 2021 ---------------------------------------
Março: Sassenach
Fevereiro: Mês de resultados
----------------------------------- 2020 ---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário