sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Representa na Gringa

Amiga leitora e amigo leitor,

Feliz 2021! Quem em 2021, o novo corona vírus nos dê uma trela e nos devolva a liberdade de andar sem máscara e no permita aglomerar com os nossos queridos.

Falando em aglomerar com queridos, em 2020 eu andei virtualmente bem próxima de uma galera muito maneira, responsável por um projeto chamado Representa na Gringa. Lembra do meu post passado sobre mentoria? Pois bem, foi através desse projeto que comecei a mentorar alguns candidatos para a bolsa Chevening.

O Representa na Gringa nasceu para combater um problema muito sério, o racismo estrutural, que infelizmente acaba se refletindo no perfil do bolsistas Chevening. Por exemplo, embora a maior parte da população brasileira seja negra (pretos e pardos), a quase totalidade dos bolsistas Chevening é composta por pessoas brancas. Eu fui uma dos poucos bolsistas negros do meu ano e também da história Chevening no Brasil. O racismo estrutural acaba afetando muito os povos indígenas também.

Para combater essa desigualdade de raça tão marcante entre os bolsistas Chevening, vários bolsistas e ex-bolsistas se reuniram e se organizaram em várias frentes de combate ao racismo estrutural. Uma dessa frentes é a mentoria para candidatos negros e indígenas, com a intenção de apoiá-los no processo seletivo Chevening. 

Se você é negro ou indígena e gostaria de se aventurar numa bolsa Chevening, fique ligado aqui nos posts. Eu vou contar para vocês quando abrirmos vagas para novos mentorados/mentoradas. Como os posts aqui são mensais, pode ser que eu compartilhe alguma coisa no Twitter (@silvajacqueline) ou no Instagram (@silvajacq) também.

É muito comum planejarmos o que almejamos para o ano que se inicia. O Representa na Gringa e as mentorias para negros e indígenas (mas não somente para eles) com certeza estão na minha lista de atividades para 2021. E você, já pensou sobre o que deseja para esse ano? Me conta aqui nos comentários. 

Se você tem intenção de estudar no exterior, especialmente no UK com uma bolsa Chevening, fique ligado nos próximos posts.

Abraços e até breve,
Jacque.

Posts anteriores

Dezembro: Mentoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário