segunda-feira, 15 de março de 2021

Sassenach

Oi pessoal!

Quem aí já assistiu Outlander, aquela série romântica sobre a enfermeira inglesa Claire Randall que viaja no tempo, vai para na Escócia, se apaixona e vive um romance mamão com açúcar com o escocês Jamie Fraser?

Se você assistiu, conhece bem o termo "sassenach". Para quem não assistiu, "sassenach" é o termo que o mocinho escocês usava para se referir a sua amada inglesa. Originalmente, sassenach era um termo usado pelos escoceses para se referir aos ingleses, geralmente em tom pejorativo ou de deboche. Na série Outlander, esse termo acabou se tornando um apelido fofo e romântico.

Embora sassenach se refira exclusivamente a ingleses que estão na Escócia, como a série se chama Outlander (forasteiro/estrangeiro na minha tradução chucra), uma amiga minha tomou a liberdade de ampliar o significado da palavra e me apelidou de sassenach quando soube que eu estava de mudança para a Escócia.

Como assim, Jacque? Você vai para a Escócia?! 


É isso mesmo, meu povo! Estou fazendo as malas. O motivo: ganhei uma bolsa de doutorado na Universidade de Edimburgo, umas das melhores universidades do mundo (a top 20, para ser mais precisa). Irei estudar mudanças na dieta brasileira para deixá-la mais sustentável, e avaliar quais seriam os impactos sociais, econômicos, ambientais e de saúde dessas mudanças. O meu orientador é brasileiro, de sobrenome Silva como eu! 

Estou muito feliz, pessoal! E queria compartilhar essa alegria com vocês. O meu curso começa em outubro desse ano e se tudo der certo (e a pandemia deixar), eu devo me mudar no final de setembro.

Só para deixar registrado aqui, foram pelo menos 12 meses galgando esse doutorado. Conversei com várias pessoas, no Brasil e fora dele, estudei várias possibilidade e projetos, me inscrevi para pelo menos seis vagas fora do Brasil, passei por quatro entrevistas até finalmente ser aprovada em uma vaga. Foram vários não, mas eu só precisava de um sim!

Temos muitos conteúdos para posts futuros! No próximo dia 15, vou contar para vocês a minha trajetória até conquistar essa vaga em Edimburgo.

Até breve,
Jacque.



Posts anteriores

----------------------------------- 2020 ---------------------------------------

Um comentário:

  1. Jaque, seus textos são, alem de informativos, bem divertidos! Que legal que vc tem mais uma amiga que te chama de Sassenach!!!! Fazendo um adendo aqui, vc acha mesmo que o romance de Claire e James foi mamão com açúcar??? Coitados, comeram o pão que Randall amassou😜. Estamos contando os dias para a chegada da nossa Sassenach!!!! Vem com tudo!

    ResponderExcluir