segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Mês de resultados

Olá pessoal,

Todo dia 15, temos post sobre intercâmbio no UK aqui no blog. O assunto mais comentado aqui, é a bolsa de estudos Chevening para mestrado no UK. Essa bolsa de estudos tem um calendário bem regular e fevereiro é o mês dos primeiros resultados, para aqueles que se candidataram entre setembro e novembro do ano anterior.

Essa bolsa de estudos  é extremamente competitiva. Poucos dos que se inscrevem são convidados para a entrevista, e somente 2-3% efetivamente são contemplados com a bolsa. Tudo isso para dizer que matemática/estatisticamente é absolutamente normal que muita gente tenha um resultado negativo logo na primeira fase. Dos poucos que são convidados para a entrevista, também é normal que algumas pessoas não avancem para as próximas etapas. Como já dito várias vezes aqui no blog ao longo de 2020, eu mesma já compus o grupo de pessoas que recebeu uma resposta negativa do Chevening. Foi bem frustrante receber o não inicialmente, mas depois de um tempo acabou se tornando um aprendizado enriquecedor.

O post de hoje tem o principal objetivo de dizer que o "não" faz parte do processo e é normal. O resultado negativo de um processo seletivo tão competitivo como o Chevening não diz nada sobre quem você é, não te faz uma pessoa incapaz. Na verdade, o simples fato de ter tentado, mostra que você sonha alto e tem grande projetos. Certamente se você continuar tentando, seja a bolsa Chevening de novo, outras bolsas ou qualquer outra coisa que você decida fazer na vida, você achará o seu caminho e o seu lugar no mundo. 

Para os felizardos que foram convidados para a entrevista, meus sinceros parabéns! A luta ainda não acabou e agora é hora de se preparar para a entrevista. O melhor jeito de se preparar, no meu ponto de vista, é fazer o que chamamos de "mock interview", que nada mais é do que simular a entrevista. O mais legal é convidar colegas que se passem por entrevistadores e treinar com eles. Mas se não der, treinar sozinho na frente do espelho, no chuveiro, caminhando, também funciona muito bem.

As entrevistas geralmente acontecem entre abril e maio e os resultados delas começam a ser divulgados em junho.

Para quem não passou dessa vez e deseja tentar de novo, as inscrições devem reabrir em setembro. Fique atento!


Abraços apertados (de sinto muito ou de parabéns) e até o mês que vem.
Jacque.


Posts anteriores

----------------------------------- 2020 ---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário