terça-feira, 15 de junho de 2021

Visto de estudante no UK

Olá pessoal,

Como contei em um post anterior, em outubro desse ano vou começar o doutorado na Escócia. Antes de viajar, preciso então obter uma permissão para morar e estudar no UK, ou seja, o tal do visto. 

Até pouco tempo, o visto de estudante no UK era conhecido como Tier 4. Essa nomenclatura não é mais usada. Agora o visto de estudante é conhecido como Student VISA. O que é necessário para aplicar para solicitar um Student VISA? Bem, isso pode mudar com o tempo. Então, o ideal é sempre consultar o site oficial do governo britânico para obter informações detalhadas. 

Para te dar uma ideia geral de como se preparar para dar entrada no visto, deixo aqui um resumo das principais exigências, ilustrando com os meus exemplos pessoais.

- CAS (Confirmation of Acceptance for Studies): é um documento emitido pela instituição de ensino que vai te receber, somente depois que você foi aprovado no processo seletivo e aceitou a oferta de estudos. Em alguns casos (como o meu) não chega a ser um documento, apenas um código alfanumérico encontrado na "offer letter" ou na intranet da universidade.

- ATAS (somente em alguns casos): quem vai estudar assuntos "perigosos" (na minha interpretação), precisará de um ATAS cleareance. O que seria uma área de estudos perigosa? Alguns exemplos são tecnologias militares e armas de destruição em massa. A verdade, é que não é muito evidente quais áreas requerem ou não um ATAS. A dica é sempre consultar a sua "offer letter" para saber se será necessário. Por exemplo, no meu doutorado vou estudar Agricultura e Segurança Alimentar. Eu pessoalmente não vejo nada de perigoso nisso, e nunca imaginei que eu fosse precisar de uma ATAS. Mas a minha "offer letter" dizia que era necessário ter o ATAS. Então, eu precisei preencher um formulário longo contando toda a minha trajetória profissional e acadêmica e aguardar a análise, que pode demorar algumas semanas. 

- Prova de conhecimento de inglês: geralmente você comprova o conhecimento de inglês fazendo um teste de proficiência (ex. IELTS ou TOEFL). A nota exigida no teste vai depender do seu nível de estudos no UK (se é curso superior ou não). Quem já tem um diploma de um curso em inglês, pode usar o diploma como prova da proficiência. Exemplo: como fiz mestrado na Inglaterra com uma bolsa Chevening, usei o meu diploma do mestrado para comprovar o meu conhecimento de inglês quando solicitei o visto para o doutorado. Não precisei fazer o IELTS de novo (ufa!).

- Dinheiro: preparem o bolso, meus amigos! Aplicar para A inscrição para o visto custa 348 libras esterlinas por cabeça! Além desse custo, também será necessário pagar o Healthcare Surcharge (direito de usar o sistema de saúde britânico, na minha interpretação). O valor é 470 libras por ano (no meu caso, vezes 4 anos = 1880 libras). Esse valor precisa ser pago a vista antes de prosseguir com o visto. Os felizardos que ganharam uma bolsa Chevening não precisam se preocupar com esses dois gastos, pois eles são cobertos pela bolsa. Por fim, pode ser necessário comprovar que você tem dinheiro suficiente para se manter no UK (mostrar extrato bancário). O montante é de mais ou menos 500 libras por mês para cobrir ao menos 9 meses (= 4500 libras). O Brasil é um dos países para o quais esse documento não chega a ser uma exigência, mas pode ser solicitado pelo governo britânico durante a análise do visto. Quem tem uma bolsa de estudos com stipend (salário mensal) dificilmente precisará apresentar o extrato bancário. Eu, por exemplo, contei com a sorte e fiz a inscrição do visto sem enviar o extrato bancário. Ao invés disso, anexei a minha "award letter" (carta dizendo que eu teria um salário doutoranda). Foi o suficiente para o meu caso. 

Em resumo, eu diria que a inscrição para o visto em si não é complicada. Basta preencher os formulários com muita atenção. Entretanto, antes de chegar na fase de solicitar o visto, você precisará de semanas, talvez meses preparando os documentos necessários e organizando o seu orçamento.

Espero que esse resumão te ajude a planejar esses detalhes. Fico à disposição para trocar um ideia se você tiver dúvidas. Deixei seu comentário aqui ou me escreva no Twitter (@silvajacaqueline).


PS: repare que preferi não usar a expressão "aplicar para o visto", pois isso seria um falso cognato. Segundo minha amiga e professora de inglês. Fernanda Penna, falso cognato são palavras que PARECEM algo em português, mas significam algo diferente em inglês. Um pouco mais disso nesse post aqui.


Posts anteriores
----------------------------------- 2021 ---------------------------------------
Março: Sassenach
Fevereiro: Mês de resultados
----------------------------------- 2020 ---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário