sábado, 2 de maio de 2020

Quantas profissões cabem em uma vida?

Sabia que Lya Luft começou a carreira de escritora aos 41 anos? Foi em 1980 com a publicação do romance As Parceiras.

Gosto muito de falar sobre esse assunto porque eu mesma tenho vivenciado isso.

O mundo está se transformando cada vez mais rápido; as pessoas estão vivendo e trabalhando por mais tempo, e agora estamos passando por esse momento único na história de um isolamento social. Nada será como antes daqui pra frente.
Esse momento que estamos vivendo me faz lembrar diariamente que: Vida é impermanência. Que a forma como olhamos para as coisas e como interpretamos a vida, mudam; a nossa visão de mundo, posicionamento e direcionamento, mudam. E porque nossa escolha profissional não mudaria?
Para dar esse passo é necessário coragem. Palavra que tem como significado “agir com o coração”. Se permita evoluir por amor à você. Mesmo que ainda não consiga enxergar onde isso vai dar.

A única coisa que posso afirmar é que nessa jornada da transição profissional não existem respostas prontas. Não há certezas, nem garantias. Mas é libertador saber que você pode fazer novas escolhas e mudar a rota, pegar outra estrada.

A escolha de não mudar existe também, mas ouso dizer que você ficará estagnado com a sua dúvida (e se?), insatisfação ou sensação de falta de perspectiva.

Explore, investigue e experimente novos caminhos; é uma boa opção para iniciar essa jornada. Pode ser um começo que vai te ajudar a colocar essa ação de transição em movimento, que é a de sair de uma situação que você já conhece para uma situação nova e desconhecida.

Lembrando que estamos aqui para sermos felizes, esse deveria ser o nosso principal propósito.

Estejam bem e se cuidando.

Bom final de semana! J

4 comentários:

  1. Muito inspirador seu texto, Aline.
    Me fez pensar ainda além, no sentido de não sermos nossas profissões. Temos nosso ofício, nossa carreira, mas para além disso quantos outros interesses e habilidades podemos explorar?!
    Como você disse, estamos aqui para sermos felizes.
    E ser feliz exige coragem!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha Carol querida!
      Penso que o caminho é por aí. Nossas atividades profissionais ocupam boa parte do nosso tempo para não fazerem sentido pra nós.
      A vida é muito breve para "perdermos" tempo com o que não nos nutre ou com o que tira a nossa paz. Não é mesmo?! =)
      Beijos!

      Excluir
  2. É muito delicado fazer transição de carreira. Estou no meio desse processo. Parece que não ser bem sucedido na carreira q iniciou (ou talvez seja até pior para quem é bem sucedido) significa que vc "perdeu tempo", como se a vida não fosse experiência. É preciso reivindicar coragem todos os dias para seguir buscando novos caminhos quando se sente que deve partir.

    Importante discussão. Obrigada por trazê-la pro blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha Sirley!
      Sim, concordo. Já fiz algumas transições rs. Mas ouso dizer que vale a pena! Você vai ver. Tem uma frase muito boa que descobri com a minha coach: "Se sente medo, vai com medo mesmo".
      Outra reflexão que me veio aqui, é sobre essa palavrinha "sucesso". Penso que ressignificar essa palavra pode ser muito libertador. Criamos muitos paradigmas em torno dela.
      Sucesso na sua jornada! =)
      Bjos!

      Excluir