quinta-feira, 2 de julho de 2020

Sobre poder de escolha e além

Dia desses ouvi a frase: “Toda crise tem uma oportunidade”. Gosto desse pensamento.

Eu partilho dessa visão e no caminho do autoconhecimento eu consegui despertar para a consciência do meu poder de escolha. Principalmente quando diz respeito sobre onde coloco a minha atenção.

E especialmente nesse momento que estamos vivendo, já ouvi coisas do tipo “você não quer enxergar a realidade!”. Mas aí eu pergunto: que realidade? Realidade pra quem?

Não penso que todos vejam a “realidade” da mesma forma. Acredito que cada um enxerga o mundo de forma beeem diferente... Ainda que a gente compartilhe mesmos pontos de vista e paradigmas.

Então hoje eu quero compartilhar essa reflexão (sem julgamento do que é certo e errado): Você tem exercido seu poder de escolha de uma forma que te nutre, te abre possibilidades e te faz bem?

Sinto que é uma reflexão muito importante, porque estamos escolhendo o tempo todo. Até não escolher, é uma escolha. E o ponto chave que eu vejo é se a escolha vem de um lugar consciente, se estamos presentes quando escolhemos, ou se ela é feita pelo piloto automático.

Porque se não estamos escolhendo conscientemente, nossos condicionamentos estão escolhendo por nós e criando a tal “realidade”.

Por outro lado, se escolhemos conscientemente, nossa vida é mais autentica e verdadeira pra nós.

É verdade que estar consciente das suas escolhas pode envolver outros sentimentos, como se sentir vulnerável, ter medo de não agradar e por aí vai. Porém eu percebo que os ganhos são maiores, porque inclusive quando escolhemos o que é verdadeiro pra nós, também nos abrimos para aceitar o que é verdadeiro para o outro.

Então concluo que o poder de escolha tem a ver também com aceitar que o outro pode fazer uma escolha diferente da sua, por mais desafiadora que essa escolha seja pra nós. E quando conseguirmos nos relacionar dessa forma no mundo, viveremos a real diversidade que tanto falamos (que na minha visão está mais na teoria do que na prática).

Nesse momento eu começaria a refletir sobre pertencimento e zona de conforto... mas essa conversa vai longe. Quem sabe num outro mês.

Bom mês de Julho pra todx! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário