terça-feira, 15 de março de 2022

São Paulo 0 X Edimburgo 1 (Coleta de lixo)

Fala galera!

Acreditam que já vai fazer 6 meses que estamos na Escócia? O tempo passou muito rápido! 

Ao contrário do que parece, o título desse post não se refere a um jogo de futebol, nem a nenhum outro jogo. Como comemoração aos 6 meses vivendo em Edimburgo, vou iniciar uma séries de posts contando alguns detalhes do dia a dia da vida aqui, fazendo um contraste com São Paulo, minha cidade natal. 

Vamos começar falando sobre a coleta de lixo. Aqui no Reino Unido, a coleta de lixo é muito organizada! Para começar, a prefeitura fornece 5 lixeiras diferentes (veja exemplos na imagem abaixo), uma para cada tipo de material:

  • Vidro: não é bem uma lixeira, é mais uma caixa de plástico sem tampa. Essa não tem uma cor específica, cada casa pode receber uma cor. Mas ela é fácilmente identificada pelo formato diferenciado.
  • Comida (crua ou cozida): é uma lixeira pequena da cor cinza - tem um exemplo na foto.
  • Recicláveis: é uma lixeira bem grande da cor verde (veja foto). Aqui, devemos colocar papel, papelão, garrafas de plástico.
  • Jardim: é igual a lixeira de recicláveis, mas da cor marrom.
  • Todos os demais: o formato da lixeira é igual o da lixeira de recicláves, mas a cor é cinza e ela é mais fina, propositalmente pensada para caber menos lixo. 




O caminhão de lixo passa uma vez por semana. Aqui no nosso bairro é na quinta-feira. Semanalmente, os restos de comida são levados embora. Já os recicláveis e não recicláveis são coletados a cada quinze dias, na forma de revezamento: numa quinta-feira leva-se o lixo reciclável e na outra quinta o não reciclável. O lixo de jardim é coletado uma vez por mês.

Para quem mora em casa, essas lixeiras não são fixas na rua. Elas devem ser guardadas no jardim ou em algum cantinho perto da sua casa. Daí, no dia de coleta, você coloca para fora, como indicado na foto. Para quem mora em apartamento, as lixeiras tem outro formato - são maiores - e ficam fixas na rua, mas a divisão da coleta seletiva é igual.

Aqui em Edimbirgo venta MUITO! Então, é muito comum perder a lixeira pequena de comida. O vento é tão forte que leva ela embora para um lugar que ninguém acha ou pode até quebrar. Nesse caso, a gente precisa ir no site da prefeitura e solicitar uma nova, que é entregue em poucos dias. O vento também costuma tombar as lixeiras grandes, e nesse caso o lixo que está lá dentro sai voando pela cidade. Vira e mexe encontramos um saco plástico preso numa árvore, culpa do vento.

Em São Paulo, não tinha nada disso! No bairro onde nasci e vivi a maior parte da minha vida (uns 28 anos), a coleta de lixo passava duas vezes por semana e não tinha coleta seletiva. A gente separava os materiais recicláveis em casa por conta própria e entregava para uma cooperativa.

Portanto, no questio coleta de lixo, pelo menos ao meu ver, Edimburgo (e o UK em geral) dá um banho de organização em São Paulo (parafraseando a senhora minha mãe). Por isso, o nosso placar de hoje é São Paulo 0 X Edimburgo 1.

No próximo post, vou escrever sobre o transporte coletivo. Depois me conta aqui nos comentário o que você gostaria de saber sobre Edimburgo, que daí eu preparo um post especial.


Abraços!

Posts anteriores
----------------------------------- 2022 ---------------------------------------
Fevereiro: Dynamic Earth
----------------------------------- 2021 ---------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário