domingo, 8 de janeiro de 2012

Adolescência

A adolescência é uma fase curtinha, a mais curtinha da vida da gente, vai dos 12 aos 18, às vezes um pouquinho antes, um pouquinho depois, mas não muito mais que isso.

Duas atitudes definem bem um adolescente: a primeira é o volume, ou eles gritam, ou eles murmuram, mas no geral gritam. A segunda são os palavrões, eles conseguem colocar todos em uma frase só. O palavrão é uma conquista para o adolescente.

O adolescente muda de acordo com o grupo, é um mutante. Se está sozinho, parece quieto, incomodado, como que esperando uma ameaça. Esconde-se com fones, músicas, roupas, caretas. Se está com a família é agressivo, azedo, reclama de tudo e xinga a todos, envergonhando aqueles que a pouco sentiam orgulho. Agora, se está em grupo, com outros deles, aí sim: é alegre, brincalhão, desafiador. Pode tudo, pode paquerar na rua, mexer com desconhecidos sem medo, sem remorsos, sem freios.

Outro fato interessante a respeito da adolescência é a memória seletiva tardia. Funciona mais ou menos assim: assim como na nossa cabeça a nossa voz é diferente da voz que ouvimos do gravador,a adolescência também tem a capacidade de distorcer a realidade na cabeça da gente, não sendo fiel ao que realmente foi. Na verdade ela se apresenta bem melhor do que era.
No geral você era feio e idiota, mas não lembra mais , você só lembra que se divertia, namorava, estava lindo e jovem. É preciso um vídeo, uma foto, para perceber que não era bem assim. Era só uma criança desengonçada querendo tentando ser adulto.