domingo, 8 de janeiro de 2012

Adolescência

A adolescência é uma fase curtinha, a mais curtinha da vida da gente, vai dos 12 aos 18, às vezes um pouquinho antes, um pouquinho depois, mas não muito mais que isso.

Duas atitudes definem bem um adolescente: a primeira é o volume, ou eles gritam, ou eles murmuram, mas no geral gritam. A segunda são os palavrões, eles conseguem colocar todos em uma frase só. O palavrão é uma conquista para o adolescente.

O adolescente muda de acordo com o grupo, é um mutante. Se está sozinho, parece quieto, incomodado, como que esperando uma ameaça. Esconde-se com fones, músicas, roupas, caretas. Se está com a família é agressivo, azedo, reclama de tudo e xinga a todos, envergonhando aqueles que a pouco sentiam orgulho. Agora, se está em grupo, com outros deles, aí sim: é alegre, brincalhão, desafiador. Pode tudo, pode paquerar na rua, mexer com desconhecidos sem medo, sem remorsos, sem freios.

Outro fato interessante a respeito da adolescência é a memória seletiva tardia. Funciona mais ou menos assim: assim como na nossa cabeça a nossa voz é diferente da voz que ouvimos do gravador,a adolescência também tem a capacidade de distorcer a realidade na cabeça da gente, não sendo fiel ao que realmente foi. Na verdade ela se apresenta bem melhor do que era.
No geral você era feio e idiota, mas não lembra mais , você só lembra que se divertia, namorava, estava lindo e jovem. É preciso um vídeo, uma foto, para perceber que não era bem assim. Era só uma criança desengonçada querendo tentando ser adulto.

6 comentários:

  1. Adorei o pedaço em que você diz que o "palavra é uma conquista para o adolescente". Acredito que essa seja a maior verdade do seu texto: surge todo um mundo novo quando podemos simplesmente falar "vai no tomar no cu" aberta, sem que ninguém fique nos dizendo que não podemos dizer isso.

    Quanto ao resto, não sei se concordo totalmente - há adolescentes que passam todo esse período muito abertos, independentemente do grupo no qual estão, mas acho comum que eles se recolham, cada um ao seu modo. Tem muita coisa pra descobrir também...

    ResponderExcluir
  2. Faço 18 anos em Março. Não tenho moral nenhuma pra falar nada sobre seu texto, mas me identifiquei com uma parte dele, e discordei de outra parte. Outra coisa muito comum aos adolescentes (os que eu conheço, pelo menos): a gente sempre acha que tem esse direito, de concordar com uma parte e discordar de outra, de absorver o que achamos verdade e descartar o que não nos toca.

    Não deixa de ser prepotência. Mas talvez a gente nem deveria perdê-la. Ou pelo menos é isso que eu acho agora.

    ;)

    ResponderExcluir
  3. mentira, ai em sao paulo qlq molequinho de 5 anos fala palavrao. hehehehe. lembro que ficava chocada com o jogo de futebul dos meninos la do meu predio.

    e eu sempre detestei adolescentes, mesmo quando eu era uma. ontem mesmo eu estava viajando de onibus e tinha um casalsinho de uns 16 anos. eu mexia eles davam risinhos abafados. ai, ceus. paciencia.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Acho que nossos textos deste mês dialogam.

    ResponderExcluir
  6. lindo!me fez refletir sobre os meus pensamentos referentes ao último parágrafo... hahaha

    ResponderExcluir