sábado, 9 de agosto de 2014

Sobre o medo

Sugestão: ler ouvindo "Pequeno Mapa do Tempo", de Belchior 



Todos nós temos, em um grau ou em outro, algum medo. Quando crianças, temos medo do escuro, do bicho papão, da mãe descobrir que a gente aprontou, do homem do saco. Quando adolescentes, temos medo de levar um fora do/a carinha/mocinha que gostamos, de tirar nota vermelha na escola, de não sermos aceitos no grupo. Quando adultos, temos medo de perder o emprego, de assalto, do fracasso, da solidão.



Algumas pessoas possuem medos estranhos, como de pássaros, de lugares cheios ou apertados ou amplos, de dirigir, de altura, aranha, avião, espíritos, palhaços, etc... 
Aprendi que o medo pode ser benéfico por nos alertar de perigos eminentes. Mas ele também pode ser ruim, quando se torna fator limitante de nossas potencialidades. É claro que o conceito de perigo pode ser bem relativo, assim como a diferença entre o cara prudente e o cagão (sem falar nos medos patológicos).
Lembro de uma frase muito bonita que li uma vez (não lembro a autoria, deve ser Clarice Lispector ou Chico Xavier): "Tenho medos bobos e coragens absurdas".  Deixando a coragem para um outro mês, assumo que tenho vários medos... Um deles é de ETs; um outro é o de não ter tempo suficiente nessa vida pra fazer tudo que desejo - Os desejos também posso compartilhar com vocês no dia nove de algum outro mês.
Outro medo está relacionado com a ameaça que tenho sentido de perder minha liberdade. Podem me chamar de exagerada, mas estou cada dia com maior impressão de que estamos em um Estado de Exceção: Prisões arbitrárias, projetos de lei criminalizando protestos, toque de recolher... Como diz Belchior, "eu tenho medo que chegue a hora que eu tenha que entrar no avião" para me exilar em outro país. Caso seja necessário, já fiz minha escolha: vou pro Uruguai. Bora?

Quer ler mais?
Sobre leis que preveem criminalizar protestos políticos: http://www.brasildefato.com.br/node/27847

19 comentários:

  1. Seja bem vinda, Caroleta!

    Fico feliz que você não teve medo de aceitar o convite! Nunca pensei que você tivesse medo de ETs, mas enfim...

    Ah, a frase é da Clarice e eu topo fácil ir pro Uruguai!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fefe!
      Pois é, como diz a Clarice, apesar dos medos bobos tb tenho umas coragens ae heheeh
      É um prazer fazer parte desse distinto grupo :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Sim, é verdade, eu tenho medo de palhaços e de presenciar o fim do mundo!

    faça um post sobre as coisas que gosta e seus projetos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palhaços podem ser muito assustadores, mesmo, Carla.
      Continue acompanhando o blog, que sempre tem coisas interessantes.
      Gostei das suas sugestões.
      bjoss

      Excluir
    2. Quem lê pensa até que não ta falando com a própria mana... aiai

      Excluir
    3. Heheheh
      Deixa eu tentar enganar o povo, fefe!

      Excluir
    4. Logo mais a Veja vai denunciar esse post por "Perguntas combinadas"

      Excluir
    5. Deixem eu tentar ser séria! Hahaha

      Excluir
  3. A Carol tinha calafrios cada vez que ouvia o Chaves gritando "já chegou o disco voador!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk
      Não nesse caso, Ale, pois eu sabia que era um código pro Sr. Barriga. Mas teve um episódio do chapolim que eu não gostava, do bebê jupiteriano rss

      Excluir
    2. Eu tinha medo de uns episódios do Chapolim tb...minha senhora tem medo dos Muppets até hj!

      Excluir
    3. Muppets? Algum específico ou todos eles? Rsss

      Excluir
    4. TODOS! Sua salvação era quando a Nanny chegava!

      Excluir
  4. Tenho medo de ter de cumprir a promessa que faço toda vez que acordo de ressaca e digo que vou parar de beber; de ser tragado pelas vaidades e desrealidades da academia; e eu não ligo de morrer cedo, com uns 45 sei lá... mas tenho medo de ficar morrendo aos poucos e ter de dar trabalho aos outros.

    E eu fecho Uruguai... se for com vc, vou sem medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medos não tão bobos... quem não tem medo de cumprir suas promessas? rssss
      Em um primeiro momento estranhei vc falar de academia, mas dai saquei que trata-se da academia produtora de conhecimentos, e não da produtora de corpos sarados! kkkkkkk
      Se bem que das vaidades e desrelidades estão presentes em ambas, não é?

      Bora viver, sem medo de ser feliz!

      Excluir
  5. Carola, se me permite encomendar um post, gostaria que vc nos falasse um pouco mais sobre suas metas para antes dos 30. Obrigado e continue com este imenso sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Vou considerar sua sugestão, Fefe.
    Obrigada pelo incentivo heheheh
    Falei pra vc que 9 era um número foda! Rss

    ResponderExcluir