sábado, 26 de junho de 2010

O fardo de uma leiga em biologia


De acordo com o livro de biologia de segundo grau da minha irmã, a pressão baixa se dá quando o nível de água no sangue está abaixo do esperado, resultando a perda de impulso no seu curso arterial e blábláblá, e tinha qualquer coisa sobre os rins produzirem um hormônio que produz um sal que faz o sangue sugar mais água do corpo para equilibrar as coisas e eu sou realmente uma irmã muito boa porque em pela quinta-feira à noite, mesmo com uns 10 anos sem tocar num livro de biologia, fui ensinar (leia-se aprender junto) sistema excretor.

Mas estou falando disso, não por nada. É que minha pressão é baixíssima, nove ou dez ponto qualquer coisa, com direito a eventuais desmaios em caso de transfusões ou exames de sangue. Então assim, no fim das contas, até que foi importante saber que quando eu estou meio tonta é porque falta água no meu sangue. Né?

Aprendi também que o álcool inibe a produção do tal hormônio pelos rins. Aí fiquei me perguntando se seria esse o motivo de eu ficar bêbada tão rapidamente nos dias oficiais da cerveja: as sextas-feiras. É... menos água, mais álcool, menos hormônio, mais outros tipos de hormônios, menos memória – mas aí já são ooooutros sistemas funcionais do corpo humano, não vamos perder o foco.

Outra coisa que me aflige muito é o meu raciocino lento e meus ocasionais lapsos de memória. Mesmo eu tendo a ciência de que o conteúdo abordado no momento break está na minha cabeça e que, apesar da lentidão, eu tenho inteligência suficiente para aquelas situações.

Eis que descubro, em uma inocente conversa por telefone, e pouco depois da aula para minha irmã, que isso também é culpa da Pressão Baixa! Foi assim: Mariana, uma grande amiga, me liga e fala qualquer coisa que eu respondo e ela não entende. Aí, quando vou explicar de novo, ela diz “Deixa Nath, minha pressão baixou hoje, não vai adiantar forçar a barra do meu raciocínio. Depois a gente se fala.”

Como assim? Então estou fadada à lentidão mental para o resto da vida, por causa de uma inevitável característica biológica?! Já não bastava o “Bebo, logo, fico bêbada” e toda a história do menos hormônio x, mais hormônios y , menos memória no dia posterior?

A parte boa de toda essa desventura biológica foi a tal da água. É que nunca consigo lembrar se, em caso de queda de pressão, se deve comer sal ou açúcar. Decidido: voltarei a andar com minha garrafinha de 500ml na bolsa. Deus permita que isso ajude.

ps: caso algum perito em biologia desabe os olhos sobre esse texto, não se sinta constrangido diante de tais absurdos. Discorra todo o seu conhecimento em um comentário biologicamente correto. Serei eternamente grata.


nathaliaq.wordpress.com

16 comentários:

  1. Bem, por isso é que dizem que é sempre importante beber água. Em torno de 2l por dia. Mas quem disse que dá pra lembrar ou ter tempo pra isso? E água em garrafinha esquenta logo. Deixa de ser água fresca rapidinho e perde a graça. Por isso é que isso não funciona comigo. Mas aí em todo caso, leva um sachê de sal. Pois se dizem que Sal é a causa da Pressão Alta, então deve realmente ajudar a "levantar" a pressão de quem tá de baixa...

    ResponderExcluir
  2. Ok. Ai eu leio o conto do Fernando, ai embaixo, e fico com um baita peso na consciência de ter baixado o post dele, entendendo perfeitamente porque o dia 25 nem chegou a existir. Como uma boa pernambucana direi: Do caralho. Quem leu agora sobre Pressão Baixa, vá um post abaixo e leia Imãs de Geladeira. Não deixe de fazer isso, por favor.

    ResponderExcluir
  3. minha pressao tbm é baixa.
    gosto da ideia de poder comer sal e de nao ter tanto risco de ter um infarto ou um avc.

    vc que mora ai em cima, nem deve saber, mas quem tem pressao baixa sente mais frio que os outros. principalmente nas maos e nos pés. ah, e no nariz.
    aqui, onde chegamos a menos de zero graus em algumas madrugadas, as vezes eu acho que to morrendo.igual ao jack em titanic. durmo com tres cobertores, duas meias, luvas, e sei lá, nao me sinto quentinha.

    ResponderExcluir
  4. e estava pensando, seria meu famoso transtorno de atenção, pura pressão baixa???

    ResponderExcluir
  5. Mulher, o frio funciona q nem o álcool e inibe a produção do hormônio lá pelos rins.
    Enfim, ficar bêbado mais rápido, lentidão mental e morrer de frio com freqüência para o resto da vida é uma condição razoável pela falta de risco de um infarto ou um avc.
    Acho q estou mais confortável.

    ResponderExcluir
  6. Minha pressão é 12 por 8, cravadinha. Mas isso não quer dizer que sou normal. Não mesmo.

    ResponderExcluir
  7. É, eu não entendo nada quando estou com pressão baixa. Nada, nada. A coitada vive baixa mas só lembro de aferir vez por outra.
    Nath, água por água, eu tomo o tempo todo. Acho que somos casos sem solução.

    ResponderExcluir
  8. Quando etsou com presão baixa eu como doritos.

    ResponderExcluir
  9. as pessoas aqui na Alemanha andam com garrafinhas de 2l (DOISLITROS) na bolsa e bebem no gargalo numa boua, como de fosse uma de 200ml! Acho tão engraçado isso. ah e geralmente a água é com gás porque a sem gás tem um gosto estranho. O.o

    Beijo,
    http://raphanomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sou meio Poliana e tenho que ver o lado bom de tudo. Pelo menos se você esquecer de alguma coisa você bota a culpa na doença. Ai o povo fica com pena e te perdoa!

    PS: água para mim tem que ser fresca, muito fresca.

    umbjs

    ResponderExcluir
  11. Caramba! legal seu texto, eu tbm sofro de pressão baixa, 10/7 e tenho lapso as vezes de memória, e vou te confessar que tomo pouca água, quase não bebo, obrigada pelas informações amei! paz seja contigo.

    ResponderExcluir
  12. Bela estreia, Nath. Agora já sei o que te oferecer quando vc descer até o chão comigo em alguma festinha: água.

    ResponderExcluir
  13. Pressão baixa, pressão alta..compartilho com você essa sensação de nao sei nada sobre isso...nada muito grande que valha a pena perder minha quinta-feira.

    Mas deve ser bacana pdoer gastar pouco e ficar bebada rápido...se eu bebesse!

    ResponderExcluir
  14. triste será o dia em que você descobrir que além de pressão baixa, você também tem hiplogicemia. Isso tudo características do seu corpo. Aí será água, sal e um lanchinho na bolsa... SEMPRE!

    ResponderExcluir
  15. Nath, vendo o lado positivo da coisa:
    Ficar bêbada mais rápido significa também se divertir um bocado numa festa gastando menos... E sentir mais frio que o normal - considerando que você more em Hellcife - também não é tão mal, hein?... Mas cuidado com a água!Essa é perigosissima! Segundo o famoso sem lá quem do yahoo respostas reutilizar PET pode causar cancer, e não bebê-la também... Complicado.

    ResponderExcluir
  16. Coisa de gente velha. Relaxa e vai de Doritos, Tubaína ou Original. Qualquer coisa risque um fósforo e ponha fogo neste alcool.

    Eduardo/Revide

    ResponderExcluir