segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Brasil não conhece o Brasil

Ontem me lembrei com saudade dos tempos em que recebia todas as semanas mensagens com a história de alguém que acordou sem os rins numa banheira de gelo. Também fez bastante sucesso nas caixas postais o relato de agulhas contaminadas com o vírus da aids displicentemente esquecidas nas poltronas de cinemas.

Em tempos de eleições, há uma saraivada de e-mails igualmente catastrofistas, mas confesso que não consigo achar graça no humor que - com perdão pelo irresistível trocadilho - grassa por aê. Obviamente, de-tes-to qualquer tipo de cerceamento à liberdade dos humoristas e a simples menção da expressão “politicamente correto” já me provoca engulhos.

Na noite passada recebi um daqueles indefectíveis PPTs, e num momento de imperdoável estupidez, abri o arquivo para conferir o conteúdo. Após uma sucessão de imagens de cidadãos torturados supostamente no Irã, fotos do Lula apertando a mão do Ahmadinejad e o óbvio corolário dos riscos que o país corre se a Dilma for eleita.

Alguém me enviou também o mapa do Brasil segundo a sra. Rousseff. Me lembrei imediatamente de um tal movimento São Paulo para os paulistas, sandice perpetrada por algumas centenas de universotários paulistanos. Trata-se de uma versão revisitada da falácia de que os migrantes são responsáveis por boa parte das desgraças da paulicéia cada vez mais desvairada.

Insinuar que apenas os paulistanos sabem votar pelo fato de rejeitarem o PT (pesquisas recentes demoliram o raciocínio tosco) é uma blague digna do Zorra Total. Erasmo Dias, Paulo Maluf, Conte Lopes, Jânio Quadros, Clodovil... São tantos exemplos de escolhas corretas, neam. Aguardemos o desempenho do Tiririca e da Mulher Pêra para aumentar o panteão de notáveis entronizados pelos paulistas.

“O Brasil tá matando o Brasil”, compôs profeticamente Aldir Blanc. Será que a preponderância da imprensa paulista/carioca tem algum tipo de participação nesse olhar 1/2 Luan Santana? Não deixa de ser interessante notar que os chiliques da dupla Azevedo + Mainardi não produzem qualquer tipo de efeito prático. Hora de jogar punhados de terra nesse papinho de que “formadores de opinião” exercem algum tipo de influência. Na era da Internet quaisquer cangas devem ser repelidas, inclusive as de grife adquiridas em Maiâmi. Triste daqueles que precisam de etiquetas na bunda na tentativa de obter a valoração que não conseguem através da mente...

O poeta tem razão: “O Brasil não merece o Brasil”. Saravá!

7 comentários:

  1. "Do Brasil, SOS ao Brasil"

    Quero parabenizá-lo pelo excelente artigo. Concordo com vc que um humor sem nenhuma graça invadiu, sim, a rede. Por conta da desinformação ou da má fé, diversos e-mails "engraçadinhos" se espalham e reproduzem preconceitos. Tenho por hábito ler todos os que recebo (afinal, é o que se fazia antigamente com a correspondência que nos chegava pelo correio, e alguém ainda se lembra que o e-mail é também uma carta??) Algumas vezes, simplesmente excluo aquilo que julgo nocivo, em especial e-mails contendo textos atribuídos a autores que não o escreveram. Na maioria das vezes, questiono o conteúdo destes e-mails, procuro não "repassar", como se diz, informações cujas fontes, por exemplo, não foram checadas. E me pergunto: a quem interessa disseminar, em forma de alerta, o medo, o preconceito e a desesperança? E como combater essa divulgação, repito, nociva? O que tenho feito é responder com otimismo e coragem, encaminhando textos úteis, em contrapartida. O outro caminho, indesejável, claro, é a censura. No caso da rede, improvável.

    ResponderExcluir
  2. eu não tinha visto esse mapa ainda.


    eu me sinto envergonhada. eu me sinto constrangida por morar no mesmo lugar que esse pessoal.

    essa de são paulo para os paulistas é aquele velho nazisminho-by-galeria-do-rock re-re-re-paginado. culpam os "migrantes"(sic) pela caca que sampa esta e se esquecem que estão votando na mesma galere faz anos!

    eu ainda morro disso.

    ResponderExcluir
  3. nossa no norte, trocam por espelho?shuahsuahs... bem nunca troquei...

    ResponderExcluir
  4. Achei o mapa engraçado e de certa maneira reflte as intenções de voto na Dilma...não tem nehuma relação com essa bobagem de "são paulo para paulistas" é provável propaganda da oposição a este governo, é do jogo.

    Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi honram os 20% que não aprovam o governo Lula, com suas opiniões e análises.

    Mesmo não concordando com a opinião do Pavarini, achei legal ve-lo escrevendo..já que vive de copiar e colar textos e notícias...uma espécie de Leão Lobo macho evangélico descolado....e agora que foi citado na época Bundão! rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo foge de política no Brasil porque pensa que é assunto que não se vale a pena expor opinião, como 'futebol e mulher'.
    Discordo. Acho que temos de discutir sim.
    Iniciativa louvável!!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. "Triste daqueles que precisam de etiquetas na bunda na tentativa de obter a valoração que não conseguem através da mente..."

    Um texto bom bem no dia do meu aniversário e eu só tenho conhecimento disso agora?
    Tsc tsc, Anapaula...

    bjo

    ResponderExcluir