segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Do vinho pra água


Coloquei o Blackberry pra carregar. Quinze minutos depois ele continuava morto. Resolvi então esperar 2 horas. Nada. E agora? Como eu iria responder aos meus 300 grupos do Whatsapp? E se alguém viesse falar comigo do nada? Hoje em dia, ficar mais de 2 horas sem responder alguém no whatsapp é uma ofensa uma vez que está todo mundo online 24 horas por dia. No dia seguinte eu levei o aparelho ao conserto. A previsão de entrega girava em torno de 10 dias. Comecei então a me mexer pra comprar um Samsung Galaxy ou um Iphone. Afinal, além do Whatsapp, Facebook e Twitter eu ainda teria o Instagram, ferramenta que ainda não havia experimentado e que todos os meus amigos diziam que eu TINHA que ter. Aliás, todos diziam que eu tinha que jogar meu Blackberry no lixo e comprar logo um Iphone, como se eu estivesse andando nu pela rua e que eu deveria vestir um short ou uma calça. E o pior é que eu concordava com eles. Lá pelo quinta dia com um aparelho provisório que só mandava mensagem de texto e fazia e recebia ligações comecei a vislumbrar um caminho oposto para a minha vida. Com um trabalho de meio expediente numa editora de livros de arte e no resto do tempo estudando para concurso, a minha melhora tanto no trabalho como nos estudos foi nítida. Foi um choque de realidade. Ok, o whatsapp é muito legal, você se diverte muito com os comentários dos amigos, mas será que era mesmo útil pra minha vida? Não. Ele me ajudava a estudar e a trabalhar melhor? Definitivamente não. Eu achava que o whatsapp era um bom aliviador para os estudos. Enfim, era pra ser, mas na prática eu ficava muito mais tempo que podia ou deveria. 

O meu comportamento mudou radicalmente. Não vejo mais o meu celular de 2 em 2 minutos. Não tem mais luzinha vermelha piscando freneticamente. O vejo agora de uma em uma hora e olhe lá. Os e-mails pessoais e de trabalho que chegam no meu Blackberry consertado, agora sem Facebook, Twitter e Whatsapp, são prontamente respondidos e não se acumulam mais como antes. Estou presente nas conversas de bar, nos almoços familiares. Hoje estou tirando o Facebook do meu trabalho com a ajuda de um profissional. Tenho certeza que o meu rendimento vai melhorar ainda mais. Mas eu sou uma pessoa extremamente ansiosa e ter Whatsapp e Facebook a um clique é muito tentador. Poucas coisas são mais aterrorizantes que esse maldito "last seen" do Whatsapp. Conversei com muitas pessoas sobre isso e muitas me confessaram que ficam trabalhando no last seen dos amigos para comprovarem que leram e não responderam ainda. O Whatsapp é um convite para a paranoia. Tudo é imeditado e se você não responde imediatamente aos outros você é mal educado, insensível, babaca. 

Sem essas ferramentes no meu celular, eu acabei ligando mais para os meus amigos e vice-versa. O que é algo positivo. Aquela conversa interminável de Whatsapp de horas agora é definida em 2 minutos de conversa ao telefone. A ausência do Whatsapp fez com que eu planejasse melhor a minha vida, pensasse nos livros que vou ler, nos filmes que quero ver, nos programas que quero fazer. Com whatsapp, facebook e cia no celular, eu não tinha momentos pra mim. Todos os momentos livres eram dedicados a ver o que os OUTROS tinham feito, escrito, comentado, curtido. Pra você ter uma ideia, estou há cerca de 40 minutos escrevendo esse texto e nem sei onde está o meu celular. Há um mês atrás, ao escrever esse texto eu teria olhado o celular umas quinze vezes. E pior, em vez de escrever o texto em 40 minutos, levaria pelo menos umas 2 horas.

Se você também é um viciado nessas ferramentas e acha que é impossível viver sem, lhe digo por experiência própria que é plenamente possível. 


2 comentários:

  1. Comentava com um amigo sobre isso.
    Eu acho pavoroso a história do "msg visualizada às 14h32"

    e o pior é não ter opção. no whatsapp por exemplo, vc sabe quando a pessoa acessou, qdo leu, se está online agora ou "alguns segundos atrás"... eu me sinto preso, não existe opção. como se a vida fosse um controle eterno de quando, como, pq, onde, com quem...
    Como assim, sabe? Agora não posso mais ler uma mensagem sem ser acossada, "ah, já leu, por que não respondeu ainda?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. É um absurdo sem tamanho. O Facebook tb faz isso. Algo que colocou recentemente. Antes na tinha. Mas no facebook pelo menos é mais tranquilo vc responder depois. No whatsapp nao. É mto mais imediato.

      Excluir