domingo, 8 de setembro de 2013

Tripofobia

  Essa semana fiquei feliz com uma descoberta: Eu tenho tripofobia.

  Que fique claro que eu não fiquei feliz por ter, mas por finalmente descobrir.

  Desde nova tinha aflição e chegava a me sentir mal, a mesma sensação com algumas coisas: pequenas ilhas em mapas, sementes de tomate ou goiaba (se tiver bichada então...), bichinhos na areia da praia, água vivas, estrelas do mar, entre outros. O mal estar pode ser bem forte, calor, batedeira, tremedeira e até desmaios.
  
  Essa semana em um desses sites de curiosidades que eu frequento, li que descobriram que cerca de 16% das pessoas tem isso, de graus mais leves a mais severos, é uma descoberta bastante nova, e esse medo serve para nos afastar de perigos, como parasitas, animais e insetos venenosos.
  
  Novamente como utilidade pública, estou passando a informação de maneira bem resumida para frente, vou postar umas fotos para vocês verificarem se compartilham esse medo. Lembrando que sentir um leve incômodo não conta, ok? Não são fotos de filhotinhos...

  Divirtam-se.






20 comentários:

  1. Respostas
    1. Graças a você, descobri que faço parte da porcentagem que sofre desse mal.
      Não fazia ideia disso!
      Essas imagens não saíam da minha cabeça nos dias seguintes desde que as vi!
      Mostrei a outras pessoas que nem ligaram!
      Em mim, causam arrepios!
      Cometi a loucura de digitar "Tripofobia" no omnibox, e apareceram inúmeras imagens...
      Misericórdia...
      De qualquer maneira, obrigado por me fazer saber disso!

      Excluir
    2. Rsss, viu?! Disse que era de utilidade pública...
      abraços.

      Excluir
  2. DESCOBRI A MAIS OU MENOS UM MES QUE TENHO TRIPOFOBIA... ESCONDI DE TODA FAMILIA PRINCIPALMENTE DO MEU MARIDO POIS TIHA CERTEZE DE QUE ELE NAO ENTENDERIA.... COMEEI A FICAR PARANOICA.... PRIMEIRO FORAM SS BOLINHAS... DEPOIS QUALQUER DESENHO GEOMETRICO PEQUENO QUE ESTIVESSEM MUITO JUNTOS...... ACHO Q DESENVOLVI ISSO DEPOIS QUE VI UMA PAGINA DE CALCANHAR DE MARACUJA ( NAO VEJAM NO GOOGLE).... CONTEI PARA ALGUMAS AMIGAS,,, MEU MARIDO E NINGUEM ENTENDEU... SOFRO ... MUITO... PROCUREI UM PSIQUIATRA... ESTOU FAZENDO UM TRATAMENTO...... MAS AINA ASSIM TENHO PANICO.... PENSO Q VOU MORRER... M FALTA O AR... TAQUICARDIA..... AGONIA... ME DA COCEIRA.... TRISTE PQ NINGUEM ENTENDE... A IMPRESSAO QUE DA E Q TODOS ACHAM Q ESTAMOS LOUCOS..... NAO SEI MAIS O Q FAZER... TENTO ENCARAR... ENTRAR NA NET.. VER... ESTUDAR... MAS SO PIORO...... SO NAO PEÇO AMORTE POIS TENHO UMA FILHA E SEI QUE TEMHO Q SUPERAR POR LA.......EVITO COMER TUDO Q ME LEMBRE ESSA DROGA... DEIXEI D COMER OQ MAIS GOSTO... FRANGO FRITO, POIS A PELE DELE PIPOCA E ME DA UMA IMPRESSAO PESSIMA.... UVA... ROMA, ARROZ, FEIJAO, GELO, BROCOLIS, .... TUDO TUDO TUDO.... EMAGRECI 7 KG, ESTOU PESANDO 46 KG.... E O PIOR E QUE ESTA PASSANDO PRA TODAS AS FORMAS GEOMETRICAS.... CAMISA XADREZ, LISTRAS, DESENHOS IGUAIS E MUITO JUNTOS.... MEU MARIDO DIZ Q SOU DESEQUILIBRADA, BIPOLAR..... QUERO ME SEPARAR, POIS GOSTARIA DE ALGUEM QUE M APOIASSE E QUE NAO ME COLOCASSE MAIS PRA BAIXO,,,, VIVO ASSIM.. TENHO 33 ANOS, SOU VETERINARIA , DONA DE CASA E MAE DE 4 FILHOS ( 1 MINHA E TRES ENTEADOS....TODOS VIVEM COMIGO... RESUMINDO LARGUEI MEU EMPREGO PRA CUIDAR D TODOS ELES.....) NAO SOU FELIZ.... E NAO VEJO LUZ NO FIM DO TUNEL, PELO SIMPLES FATO DE NAO TER APOOIO DENTRO DA MINHA PROPIRA CASA.... GARANTO QUE SE MINHA MAE SOUBESSE EU ESTARIA BEM MELHOR, MAS NAO QUERO ISSO PRA ELA. AGRADECO SE ALGUEM M RESPONDER. ( GSPB BRASILIA DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Li o seu comentário e vi que parece que você se encaixa nos casos mais graves. Lembre que esse medo tem uma função, assim como quem tem medo de escuro ou altura. Porém se esse medo está atrapalhando a sua vida é necessário tratamento, fico feliz que você já tenha procurado ajuda. Vale a pena terapia e psiquiatria, o psiquiatra pode te passar medicações para diminuir esse pânico e ansiedade. Já o psicólogo, ou terapeuta vai procurar a raiz do problema e ajudar a resolver. Me parece que você está com uma leve depressão, e talvez tenha passado por algum trauma. Trauma diferente do que diz o povo, é algo que aconteceu de muito ruim com você, e você não consegue se lembrar, o seu cérebro esconde essa informação para não te chatear e por isso você não consegue superar. Um exemplo: quando você era nenê um cão te mordeu, você ficou traumatizada, quando adulta você não lembra do cão te mordendo, mas sente um medo incontrolável de cães. Esse medo pode passar para qualquer animal peludo, qualquer coisa da cor do cão, tornando o dia a dia insuportável. O Psicólogo vai tentar te fazer lembrar da experiência e superá-la, mas precisa ser um bom psicólogo viu?! Sou radialista mas sou filha de psicólogo e trabalho num caps, então sou uma leiga entendida! rss, espero que você leia minha resposta e se precisar fale comigo, quero saber como você está indo. beijos!

      Excluir
    2. Eu descobri que tenho tripofobia eu achava que era frescura minha toda vez que eu via bolinhas juntas eu virava o rosto suava .... as pessoas falavam que era frescura minha só que agora tá mais pior eu quero falar pra minha mãe que tenho isso mais tenho medo de ela achar que e frescura e nao da bola o que eu faço?

      Excluir
  3. Não sei realmente tem imagem que fico arrepiada me da um certo panico e outras nao e tem hora que umas da menos medo mas nao e bem um medo n sei explicar mais uma hora sei la diminui

    ResponderExcluir
  4. Descobri faz uns 3 anos que tenho esse pavor. É horrível. Não sei nem explicar a agonia e aflição que sinto quando vejo isso. E essa foto dos dentes no céu da boca, acho que é a pior 😖😖

    ResponderExcluir