quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Pântano

Conversando com uma pessoa de outro país, ela me disse ''que maravilhoso deve ser morar em um país tropical''.

Obrigada pela lembrança! Eu não estava atenta a esse detalhe, moro em um país tropical.
Na verdade me sinto morando um pântano, por mais assustador que possa parecer. 
Quando penso que conquistei algo ou as coisas melhoraram, afunda tudo.

Me dizem que a economia global é assim mesmo, gera essa insegurança, culpa da pandemia.
Mas eu nasci há décadas, não tinha nenhuma pandemia e ainda assim parecia um pântano.

Hoje me sinto ridícula. No ano novo respondi as mensagens das amigas dizendo que seria um bom ano, já estamos todas vacinadas, imunizadas, reforçadas e plenas. Eu falei ''gente, esse ano vai ser bom''. Agora sinto que menti. Como saber se o ano vai ser bom? Foi um comentário precipitado. 

Eu sei que faltam ainda onze meses, mas já bateu um desânimo, um desespero. 

Precisamos dessa vacina também, contra o desânimo, a frustração de ver como as coisas andam politicamente e economicamente neste país. 
É um desgaste viver assim, em um pântano. Em um país que deveria ser tropical, um paraíso na Terra, um santuário para a humanidade.

Amanhã vai ter sol, talvez isso me anime um pouco. Os dias têm sido cinzas e chuvosos, nada que anime uma alma cansada.
Sol, é isso que falta. Mas não é só isso que precisamos. 
Falta cor, alegria, paz. Falta vida. Falta justiça.
Mas ainda temos onze meses pela frente. 
Coragem. 
Seguimos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário