quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Onde há vida há poesia" - Cora Coralina

"Poeta, não é somente o que escreve.É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso."

Saber Viver
"Não sei... Se a vida é curta Ou longa demais pra nós, Mas sei que nada do que vivemos Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe, Braço que envolve, Palavra que conforta, Silêncio que respeita, Alegria que contagia, Lágrima que corre, Olhar que acaricia, Desejo que sacia, Amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, É o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela Não seja nem curta, Nem longa demais, Mas que seja intensa, Verdadeira, pura... Enquanto durar"


"Faça doce com amor, com fruta, com o tacho de cobre no fogão de lenha.Nem muita água, nem muito açúcar, misture tudo isso com muita inteligência.Vá graduando no fogo, escorra a calda, apure essa calda, mais um bocadinho no fogo.Vá despejando as porções no prato ou travessa rasa,Vá passando os pedaços de frutas cozidas em calda.Deixe esfriar. Levante a tampa. O doce está pronto!Sirva-o com amor e inteligência".
.
(Aninha e suas pedras)
Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema. (...)
"Sou a voz da terra e sou a própria terra. Sou a gleba, eu sou o tronco, eu sou raiz, eu sou folha, eu sou graveto, eu sou tudo isto. Eu nasci no berço de pedra - de pedra tem sido os meus versos no bater e rolar de tantas pedras". Eu sou Aninha" - Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida antes da República, em Goiás Velho."

"Cora Coralina é a pessoa mais importante de Goiás. Mais do que o governador, as excelências parlamentares, os homens ricos e influentes do Estado". (Carlos Drummond de Andrade)...
Neste elogio, ela discorda logo:
"Eu sou mesmo é a maior doceira de Goiás, isto sim, eu concordo". (Cora Coralina)

[ Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante! embrulhada com a fita doce do amor e papel-seda da simplicidade. Um belo presente para o dia 29, ganho antecipadamente em 24/10/2009 no Museu da Língua Portuguesa ]

13 comentários:

  1. amei demais esse pôuste, Ana. =)
    belos poemas os escolhidos.

    vou dar um pulo no museu.

    um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Quando era criança eu achava Cora Coralina um nome mágico.
    Sempre que ouço ou leio sobre ela eu lembro da minha avó.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Feliz de quem é sensível para perceber a poesia que há em todas as coisas!

    ResponderExcluir
  4. Cora minha conterrânea, possui poesias lindas...
    parabéns pelo post..

    ResponderExcluir
  5. Olá! tenho boas oportunidades para vocês...visite meu site!!!

    http://dinheirosite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. exatamente o que eu precisava ler, nesse momento.
    delícia.
    obrigada, ana.

    ResponderExcluir
  7. Que véinha bonita na primeira foto, texto legal Ana.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de fotos de velhinhos, tem asilo aqui pertinho de casa que eles decoraram a fachada com fotos grandonas dos velhinhos sorrindo, animal. Um dia eu bato foto delas e posto.

    ResponderExcluir
  9. Corei. Gente, tô fazendo um roteiro de vídeo e Cora "entra em cena". Assim que estiver produzido mostro pra vocês. Lindo, Ana. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Mulher bela, a Cora!
    Mãos de poesia que fazem carinho na alma.
    Belissimo post, Ana.

    ResponderExcluir
  11. hummm
    Adoro Cora coralina... amo demais!
    Possui as palavras certas para os momentos certos.
    Beijinhos da bisbilhoteira Rô

    ResponderExcluir