sábado, 3 de outubro de 2009

#RIO2016

Eu tinha planejado escrever outra coisa para o mês de outubro, mas diante da comoção nacional com as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, não me resta escrever sobre outro assunto.
Como já disse por ai, por mim poderia ser KABUL2016, e a verdade é que eu nem sabia que rolaria uma decisão (eleição? votação?) por esses dias. Quando as pessoas começaram a falar em RIO2016, precisei pesquisar para saber se era sobre uma possível Copa do Mundo ou sei lá.
Não sou do contra, não sou pessimista (talvez um pouquinho) e nem estou preocupada com a verba que será gasta na vila olímpica, devo confessar. O fato é que Olimpíada me lembra o que eu sempre quero esquecer: a minha total inaptidão para os esportes.
Quando eu tinha uns sete anos, eu já tinha tamanho de uma criança de dez. Sempre fui a mais alta da sala, da rua, dos primos, e óbvio que isso alimentava o sonho da família. Jogadora de vôlei? Nadadora? E começa ai uma longa seqüência de barrigadas, boladas na cabeça, bronca de treinador, piadas e muitos traumas para um dia derramar em um divã.
Com o tempo eu fui me negando todo e qualquer contato com o tema. Chego a ler a folha de agricultura no jornal, mas não leio a de esportes. Agora vem essa tal Olimpíada e esfrega na minha cara esse mundo que eu quero esquecer.
E não adianta querer fugir. Se em uma Olimpíada normal e distante, eles já interrompem a sua sessão da tarde para falar de saltos, de recordes, seu jornal traz um caderno especial, as revistas suas retrospectivas, entrevistas com atletas, imagina tudo isso logo ali, no Rio.
Até lá acho que ainda não terão inventado o congelamento temporário de corpos, a viagem para Plutão, e o coma induzido, por enquanto, dizem que faz mal, então fazer o que? O jeito é me juntar aos demais, engolir as mágoas, as pipocas e torcer. Vai, Brasil! Ainda que nem tão sincero assim.

12 comentários:

  1. Tenho esperança no aperfeiçoamento no coma induzido. Não pratico nenhum esporte. Natação no passado. Atualmente, só academia, que não é esporte, é exercício que não serve para nada. (Continuo te amando. Beijos)

    ResponderExcluir
  2. não tenho aptidão e estou preocupado com a verba gasta.

    ResponderExcluir
  3. Eu só tenho aptidão pra esportes de baixo impacto, pilates, por exemplo. (Mas será que pilates é esporte?)

    PS: Que meiga a declaração do Edward. Eu tb te amo, mesmo vc sendo uma surtada.

    ResponderExcluir
  4. Nas Olimpíadas é assim... todos se amam, esquecem-se as guerras e todos comem pizza com o dinheiro público (p/ este último não é necessário Olimpíadas, Copa do Mundo etc e tal)...

    Dica: deixe alguns filmes sem assitir até 2016 e assista a todos no mês olímpico!

    ResponderExcluir
  5. nada contra as Olimpiadas!!! o problema básico, (simples): as maracutaias os superfaturamentos, entre outras coisitas do nosso querido Brasil varonil....

    ResponderExcluir
  6. hahahahahahahahhaahhahahahahaha

    olha...minha opiniao sobre o tema já eh bem conhecida, mas eu super gosto[ava] de praticar esportes, embora seja sedentaria profissional hj em dia. o lance é que, depois de grande, fica chato fazer ginástica olímpica e difícil arranjar um time de hand ou volei pra participar [alem de tempo pra tal] e, bom, academia...desculpa, mas sem chances. eita bagulho chato.

    le, fiz uma aula teste de pilates e uma de yoga....mano, nao é pra mim. achei tao entediante qto as duas horas de academia que fiz....rs

    ResponderExcluir
  7. Eu costumo dizer que se esporte fosse bom, os atletas e proffional "trainers" (sei lá como é que escreve isso), não viviam com dores e mazelas do tipo..."aí meu trapézio...", sem contar que cega o Brasil, e diminuí ainda mais o espírito crítico da população, como diz minha mulher "Fome Zero e futebol de domingo... panem et circenses contemporâneo."

    ResponderExcluir
  8. E eu que era cobrado desde os 12 anos, a ser um campeão. Quem mandar eu ter altura de uma girafa?!

    ResponderExcluir
  9. é, o cleyton é grande mesmo. rs

    eu jogava.
    no banco.

    ResponderExcluir
  10. Sonho quase que todo dia que estou nos 100, 200 metros, ou no salto com vara, ou no revezamento 4 x 100. Mas sonho também em metralhar o Nuzman, o R.Teixeira. Meu sentimento dúbio não permite me posicionar a respeito.

    ResponderExcluir
  11. "Mas sonho também em metralhar o Nuzman, o R.Teixeira. " ... Compartilho desse sonho também e se alguém o realizar vai ser meu herói... Eu como esportista frustadro adoro olimpiadas mas acho há algum tempos estas votações pura formalidades pois me parece que as cartas já estão marcadas. Aposo que Madrid vai sediar a olimpiada de 2020.

    ResponderExcluir
  12. Fique tranquilo meu povo, o Pré-sal vai pagar tudo...


    Haja safadeza nesse Brasil pra roubar toda essa grana que vai entrar...




    REVOLTA [MODE ON]

    ResponderExcluir