terça-feira, 20 de julho de 2010

Sou um pai jovem

O caso é que minha filha também está se tornando uma jovem... é aí que começam meus problemas.

A cada dia que passa, percebo minha inocente e infante filha dar lugar a uma insolente e infame adolescente. E agora?

As transformações impostas pelo estrógeno de minha pequena parecem fazer efeito também em mim... a cada dia que ela se torna mais independente e rebelde, eu me torno mais conservador e tirano. Um insensível quanto aos seus gostos musicais, opressor quanto ao seu vocabulário e desconfiado quanto aos seus amigos. Me tornei um daqueles pais de amigos que tememos pelo mal humor constante e pela disposição em dizer sempre não.

Mas espera aí...eu fazendo isso? Porra, quem me conhece pode não reconhecer o parágrafo acima como uma descrição da minha pessoa. Sim... estou me tornando um hipócrita e tudo indica que pagarei com a mesma moeda tudo o que fiz minha pobre mãezinha sofrer, já que minha filha está cada vez mais parecida com a versão 1.7 de mim mesmo.

E o pior de tudo isso é que ainda tenho 30 anos – ou seja – eu ainda saio, fico bêbado, toco numa banda, faço merdas que não quero que minha filha faça... puts.

Na internet então, cada dia quero menos ser amigo da minha filha no Orkut. Tenho medo do que posso encontrar em seus scraps qualquer dia desses. Um dia me deparei com a frase no MSN: “Lino e Francis – mais que amigos”... enfurecido tive que me segurar para não bombardeá-la com inquéritos e castigos descabidos, não... tenho que agir com astúcia. Preciso ganhar sua confiança. Quero me tornar seu confidente, o “paisão” pra toda obra. Preciso suportar as pressões externas, o ciúmes e o instinto protetor para que ela traga a vítim...quero dizer, o seu namoradinho para nosso círculo familiar, assim eu poderei esfaq... quero dizer, apertar sua mão e dizer: “meu genro querido”.

Estou assistindo bastante “Dexter” para aprender a ser um bom anfitrião.

13 comentários:

  1. É assim mesmo, para os homens é mais difícil (quase impossível) aceitar que sua neném cresce e se torna um ser pensante e independente de sua vontade - e principalmente um ser atraente para o outro sexo. Ou o mesmo sexo, também. Acho que é quando ele toma consciência definitivamente que passou de consumidor para fornecedor. :)
    Uma das minhas diversões favoritas do último ano tem sido aterrorizar meu chefe, pai de uma menina de quase quinze anos e primeiro namorado (é assim que me vingo do dia a dia!).

    Amei o post! Inclusive, anotei o caminho pra indicar a dois ou três amigos fornecedores que passam pela mesma crise existencial.
    :)

    O pior é que nem sei se vai passar... mas encarar tudo com bom humor é ótimo! E ainda rende boa leitura pros seguidores do blog...

    ResponderExcluir
  2. é.. agora tem que tomar cuidado com o q faz. ou junte-se a ela e começam a sair juntos.. ehehe.. =P
    ótimo post, parabéns.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. tenho gostadio bastante dos seus texto. =)

    Imagino que nao deva ser fácil pra um pai mesmo. A primeira vez q eu arrumei um namoradinho meu pai fez com que eu marcasse uma reunião entre os dois, e ameaçou o cara de morte caso me fizesse algum mal. hahahaha. com o segundo ele foi ate a delegacia ver se ele tinha alguma passagem.
    com o terceiro ele relaxou e já conversa sobre futebol e sobre os meus defeitos. hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Caro, independente de tudo que fizer, pensar, quiser, ela vai crescer. Então o terrível, e mais difícil a dizer é fique de olho aberto, mas "relaxe".

    ResponderExcluir
  5. Adorei. É difícil a gente conseguir enxergar a própria hipocrisia, mas você é um homem/pai corajoso.

    Eu sempre digo que os filhos beijam e abraçam e declaram seu amor aos seus pais na infância para que nós possamos tolerar a adolescência...

    Um beijo e boa sorte - de coração. Afinal, o meu Heitor logo chega lá...

    ResponderExcluir
  6. Tenho a sua idade, mas ainda não tenho as suas preocupações!
    Nem pai ainda sou...
    Gostei do post!
    Tudo vai dar certo, você vai ver!!!
    Aquele abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara, não tem nada mais difícil nesse mundo do que ser pai e mãe. Escrevo em uma revista online pra adolescentes e uma das minhas 'dicas' pra melhorar o relacionamento entre pais e filhos é precisamente tentar se colocar no lugar dos genitores. Eles têm que nos dar um desconto, é muito difícil acertar o tempo todo! E o pior é que a gente tende a se sentir a pior das criaturas quando percebe que erra, né? Foda.

    ResponderExcluir
  8. Martinelli, que revista digital é essa?! Gosto de revistas digitais!!!

    ResponderExcluir
  9. Cara, te entendo mesmo...
    minha maior ta com doze...

    Mas é isso aí: confie na educação que deste até agora a ela, e na que continuara dando...

    seja o que ela precisa: um pai...

    amplexos

    ResponderExcluir
  10. hahahaha... Gostei mt do texto. E achei mt inteligente o jogo de adjetivos do início.

    "A cada dia que passa, percebo minha inocente e infante filha dar lugar a uma insolente e infame adolescente."

    Eu não sou mãe, mas imagino q seja mt difícil essa tarefa de criar e proteger sem sufocar. Só não entendi pq vc ficou furioso com a frase de MSN dela? O q tem de errado?

    ResponderExcluir
  11. Hhahaha, muito bom o texto.
    Meu namorado tem uma filha de 10 anos e já tem todo esse medo.

    É aí que a gente lembra de quando nossos pais diziam "quando vc estiver no meu ligar vai ver como é" no meio de cada bronca ou castigo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Vivo o mesmo cenário e povoam minha cabeça algumas perguntas/colocações que queria dividir aqui (tipo espaço "Crescer")

    - somos mais próximos deles que nossos pais foram de nos?
    - isso de sermos mais próximos pode comprometer a noção de hierarquia ou autoridade?
    - o namorado dela poderá dormir no quarto dela?
    - ela será minha "amiga"? mãe pode ser amiga da filha? amiga tipo confidente?
    - será que ela desconfia que eu tenha tantas dúvidas?

    ResponderExcluir