domingo, 25 de setembro de 2011

Títulos nunca foram o meu forte

Final de ano, final de curso. Isso tudo tem me dado uma sensação tão grande de final de vida. Como se eu já tivesse velha o suficiente para não ter mais chance às possibilidades e maravilhas Dela. Tá bem, eu conheço aquelas antigas amigas frases “nunca é tarde demais”, “o que conta é a juventude do espírito”. E, quer saber? O problema é exatamente esse. Ganhei de aniversário um livro do Gabriel García Marquéz que se chama “Memórias de minhas putas tristes”. O senhorzinho, no ano de seus noventas anos, quer se dar de presente uma noite de amor com uma adolescente virgem. Sua mãe, antes de falecer, pediu que ele se casasse cedo e, aos noventa anos, ele não se julgava velho, por isso a negligência quanto ao pedido materno. Ele diz em alguma parte do livro, que agora não me vem à cabeça, a seguinte frase – que, por sinal, caiu feito uma luva – “A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente." Vocês devem estar se perguntando “Que idade essa pessoa desesperada tem? 97?”. Bom, exatamente no dia 06 de setembro, às duas horas da manhã, completei meus 22 outonos. Mas desde novinha sinto o peso de uma idade muito antiga nas minhas costas, ou melhor, na minha cabeça. O motivo, que nunca soube, me arrasta sempre pra essa fossa irracional. Por que, afinal, eu estou nova e tem esse mundão todo de meu deus me esperando para provar cada detalhe – seja doce ou amargo. E como nunca é tarde (ou cedo) para fazer listinhas de metas para o ano, vou tatuar o presente na minha alma, corpo e boca e tentar (e por que não? SER) feliz, nesse acende-apaga contínuo.

Chavão Abre Porta Grande

Ney Matogrosso

(...)

Lembre-se

Quem não vive tem medo da morte

Quem não vive tem medo da morte

Quem não vive tem medo da morte

http://www.youtube.com/watch?v=wS2nSaUW5aw&feature=player_embedded

Ps. Bárbara Mançanares ainda está tentando se convencer.

13 comentários:

  1. hj me peguei pensando se é tarde para aprender piano

    ResponderExcluir
  2. desculpe dar pitaco, mas acho melhor tu pensar em viver um dia de cada vez, pra qdo tu estiver realmente velha (e velha eu digo uns 70 anos, e não quase 30 como a maioria das pessoas acha que é ser velho), ter as respostas pra esses questionamentos todos e passar a velhice numa boa

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Bem-vinda, Barbara!
    E um bom recomeço, mesmo que ele seja no final de setembro... ;)

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vinda, cabelo colorado!

    Sempre tive esses problemas com o tardar da idade. Não sei tampouco se carrego a minha idade exata, mas sempre me sinto tão velha. Com esses mesmos 22 anos que não se vê as rugas (exteriores, pois por dentro já me vejo calejada).
    E o engraçado que, no dia seguinte de uma decepção, choro como criança e penso 'quando vou amadurecer?'

    Não entendo, sinceridade.

    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. eu juro que eu tento viver um dia de cada vez, mas é tão difícil! quando dou por mim, já estou fazendo tudo de novo. isso já virou um clichezão na minha vida. =(

    tabatita, eu invejo a sua coragem de vida! sério.sempre gostei muito disso em você.

    e obrigada pelas boas vindas, pessoal! =)

    ResponderExcluir
  6. Ah ee, bem vinda, srrs.
    Começou bem, Bárbara!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Que bonito Espanha! É gostoso ler o que você escreve, mas ao mesmo tempo me dá uma angústia pensar que você está escrevendo sobre se sentir velha.. Meu deus! Pra mim você é tão nova, tão cheia de vida, tão pra frente, tão "cabelo ao vento" sabe?
    Essa me surpreendeu de verdade! Mas por um lado bom...
    :)
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. "se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda... amanhã velho será, velho será, velho será... A menos que o coração, que o coração sustente
    A juventude, que nunca morrerá!!
    Existem jovens de oitenta e tantos anos....E também velhos de apenas vinte e seis....
    Porque velhice não significa nada,
    E a juventude volta sempre outra vez!"

    ResponderExcluir
  10. Marcela, eu quero voltar a tocar. Com mais idade que você.

    ResponderExcluir
  11. Marcela, eu sempre me pergunto também se é tarde demais pra aprender a tocar piano (é meu sonho desde os 4 anos de idade!).

    Adriano, volta a tocar! e tentarei me viver todos os dias. =)

    Camila, não tinha pensado nessa música do chaves! caiu feito uma luva também. hehe

    França! surpresa boa foi saber que você leu meu post =) pois é...sou bem velha internamente. aí me dá um aperto no coração de saber que um dia eu vou estar realmente velha. se eu já lamento agora, imagina depois. mas hoje não é dia para pessimismo!

    ResponderExcluir