sábado, 12 de maio de 2012

Ex my love ? Não sei o que é isso,mas é Brasil !

Televisão não educa ninguém em nenhuma parte do mundo.Nem é sua função.
Difícil descrever para o que foi inventada, mas a educação não é seu forte.
Mesmo assim é um recurso disponível e isso deveria ser levado em conta.
Fora do sudeste existe um Brasil imenso, onde muitas crianças ainda não vão a escola ou tem que esperar a cheia do rio descer para poder ir.
Educação no Brasil é um luxo para poucos, considerado uma coisa supérflua.
Bom mesmo para o governo é negociar com empresários, latifundiários, e não perder seu tempo com escolas e crianças que precisam estudar ,já que isso não traz lucros imediatos .
Já que estudo é luxo a televisão endossa essa idéia.A novela das sete, ``Cheias de Charme ´´ segue uma lógica previsível.Com um bom elenco,afinado,um bom texto, e concentra na história de três empregadas domésticas e suas dificuldades.
Uma delas, Penha ,teve que sair do emprego porque o patrão tentou agarrá-la,coisa que acontece demais,principalmente quando são meninas que chegam do interior, sem ninguém por perto, totalmente indefesas e caem no mar de tubarões.
Outra doméstica, Rosário,vive sendo humilhada e maltratada pelos patrões e a outra Cida é menor de idade, trabalha em uma casa desde pequena, quando a mãe arrumadeira morreu,a família manteve ela na casa,mas sempre a explorou.
É impossível pedir para uma emissora seguir essa linha de pensamento,mas neste caso já há na história elementos reais que acontecem com milhões de meninas,seria uma boa idéia seguir esse caminho e tentar mostrar um pouco mais da realidade.
Mas para que ver a realidade na televisão se todos vivemos ela ? Ninguém quer sofrer duas vezes.
Sendo assim quem escreve a novela teve uma idéia brilhante.Rosário chama as duas amigas,Cida e Penha,para passar a noite na casa da patroa,elas usam a roupa da patroa, a maquiagem e acabam frente a uma câmera de vídeo cantando.Aquilo vai parar na internet e elas ficarão ricas e famosas.
Sei que isso acontece na realidade, mas é um dos recursos mais miseráveis que eu já vi.
Para que estudar ?Para que mostrar a uma menina do fundão do Brasil como se defender legalmente se for atacada por um patrão ou humilhada?Por que um autor colocaria uma doméstica estudando, melhorando a vida a custa de muito estudo e dedicação, conhecendo novas idéias e percebendo o quanto é explorada ? Por que um autor faria isso ?
Uma novela é feita para divertir.O ibope alto indica que sou a única reclamando,tá todo mundo adorando as domésticas que vão virar uma Ivete Sangalo.
Mas não existe nada sem mensagem, muito menos uma novela.Essa é a mensagem?Continuem limpando as casas,mas sonhando em ser ricas e famosas ? Não invistam em vocês,não estudem,não se preparem ,esperem melhor a sorte, aquela que vai buscar cada um de nós na hora certa.
Essa novela deve ser uma resposta ao Fantástico,que recentemente mostrou uma reportagem dizendo que o serviço de doméstica está com os dias contados, já que as meninas hoje querem uma vida melhor.
A classe média e alta deve ter surtado,daí colocam essa novela,pedindo entre aspas para que as meninas continuem limpando e sonhado,vai que um dia dá certo virar estrela e casar com o Luan Santana,mas até isso acontecer,por gentileza fazer o serviço da casa e ser explorada sem reclamar.
Que o serviço de domésticas comece a diminuir é uma coisa para se comemorar,porque no Brasil nunca existiram domésticas,são escravas disfarçadas, que dormem  no emprego,são exploradas,mal pagas e muitas maltratadas.
Tudo que irrita a classe média vira uma bomba,questão de tempo.Eles não querem as meninas estudando,nem superando a barreira social.Querem elas na cozinha, com o rádio ligado e suspirando com dias melhores.
Longe das faculdades,mas sonhando, enquanto lavam os banheiros.A novela vem apenas para apoiar o pensamento da classe alta e média em relação as empregadas.Tudo bem brincar com as roupas das patroas,mas limpem a casa e sua vida só vai mudar com um golpe de sorte enorme,não adianta estudar, nem procurar outra solução,a vida só muda assim quando alguma coisa incrível acontece e você tem que esperar ela acontecer.Enquanto isso, sirva o jantar e agradeça a Deus,porque seus patrões são muito bons, pessoas de bem, que te deixam cozinhar de rádio ligado.