terça-feira, 21 de julho de 2009

Do latim, humilitas

Diversidade é bom. Muito bom. Esse monte de gente diferente, cada qual com seus defeitos e qualidades... E não adianta dizer que não, todo mundo tem pelo menos uma qualidade. Todo mundo é bom em pelo menos alguma coisa e acho que não admitir isso é deveras irritante.

Um exemplo? Imaginem aquela moça bonita. Corpo escultural, rostinho de anjo, voz de cantora de MPB das antigas. Ela sabe que é naturalmente linda. Ainda assim, se arruma pra sair e o produto final é digno de festa do Oscar ou capa da Vogue. Quando chega na balada, os amigos dizem "nossa, como você está linda!" e ela, com toda a falsa modéstia politicamente correta do mundo responde "são seus olhos", ou, então, começa a encontrar defeitos em si. Coisas do tipo "mas meu cabelo tá cheio de frizz e estou barriguda nesse vestido", quando, em sua mente, está pensando "diga algo que eu ainda não saiba, meu bem".

Até acredito que tenha gente cuja auto-estima se encontre logo abaixo do tapete do banheiro, mas a verdade é que casos como esses são raros de se encontrar. Geralmente, uma mulher sabe quando está zuada e quando está arrasando. Sabe qual calça realça sua região glútea, qual blusinha favorece seus seios ou barriga, qual penteado lhe proporciona o melhor ângulo e por aí vai. Então, quando uma fulana, nitidamente produzida, recebe elogios com um "não precisa mentir pra se enturmar" ao invés de um simples "obrigada", saiba que ela está sendo falsamente modesta.

Sinceramente acho que não há nada de errado em assumir-se. Não que precise esnobar, mas se diminuir também não ajuda em nada. Pelo contrário, apenas serve para depreciar os menos favorecidos pela natureza que você. Isso vale para todos os quesitos da existência. Algumas pessoas são mais engraçadas que as outras, algumas mais inteligentes, outras mais malandras e blábláblá. Alguns têm o dom da escrita, outros da retórica, e fingir que não só para aparentar humildade não faz sentido algum. Também porque, se for atrás da definição literal do termo, vai notar que ele também pode ser lido como mediocridade, coisa que, no fundo, ninguém quer ter associada a si, certo? Enfim... ainda usando o dicionário como base [pra não dizerem que estou inventando coisas] humildade não é fingir que não sabe ou que não é, é saber pedir ajuda quando julgar necessário, agradecer com sinceridade o apoio recebido e, principalmente, saber reconhecer os próprios erros. E lembre-se: somos apenas reflexos dos paradigmas uns dos outros.


bjsmecontesta.

22 comentários:

  1. Eu sou uma pseudo-humilde e faço piadas para me enturmar.

    ResponderExcluir
  2. heheh
    sempre chamei isso de "máscara social"...
    ...
    ...
    ...
    e
    ...
    me
    ...
    fez
    ...
    refletir
    ....
    ...
    acho q é por isso q não tenho amigos....
    pra mim, só meus (estranhos) paradigmas importam.....

    ResponderExcluir
  3. eu quero dizer: foda-se! mas me deprecio de antemão prá não deixar ninguém fazê-lo. irritante mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado isso. Quando a gente elogia sua roupa voce faz questão de enaltecer o quanto ela custou barato. Há alguma falsa modéstia nisso também? E se tiver, há uma hipocrisia no ar? Hahaha, brincadeiras a parte, Clodovil já dizia que humildade é coisa de gente medíocre. E vamos combinar, quando alguém essa mina que voce citou (simbolizando as pessoas em geral)disse que seu cabelo está cheio de frizz e que sua barriga esta marcada, o que ela mais quer é que os outros joguem confete nela. "Magina, voce esta perfeita com o cabelo assim e esse vestido cai como uma luva". De fato, qualquer pessoa que não tenha uma visão formada sobre si mesmo precisa da aprovação dos outros, e essa falsa modéstia é uma maneira (fidida) de desencadear isso. São os paradigmas do ego. Falei muito? Meu cu.

    http://bjsnaomeliga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nao, nao, my love. nao há um pingo de modestia qdo vc elogia minha roupa e respondo dizendo o quanto ela custou. é so uma forma de enfatizar que não é necessário comprar coisa cara pra ficar bonito. rs. nem só de cavalera se faz o estilo. rá!

    fidida...hauhauahuahuahauha

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu falo por mim: quando digo que odeio algo no meu corpo ou atitudes, é a mais pura verdade. Mas não me preocupo se a outra pessoa vai achar que eu quero que jogue confete. Enfim, cada um é cada um.

    Há os insatisfeitos e os essencialmente hipócritas.

    Aprendi a viver com isso. Ou teria que me matar, certo?

    ResponderExcluir
  7. ah, jé. vc nao conta pq, alem de belissima, é das pessoas mais sinceras que ja conheci na vida, entao sei que não é de fazer cu doce em relaçao a nada. rs.

    e nao se mate, por favor. vc tem um compromisso comigo ainda. hahaha

    ResponderExcluir
  8. idem leticia, idem paulete.


    e eu nao sei qual calça favorece minha bunda.

    ResponderExcluir
  9. e não sei se o clodovil é (era)uma boa pessoa para ser referência para vida. hehehehe.
    Prefiro os humildes.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. - Noooossa Cleyton, como você tá fortinho...
    - Gordo né?
    - Não, gostosinho, uns bracinhos, e essa bunda...
    - É, tô malhando e ficando com barriguinha de chopp...
    - Não, é que vc era magrelo e agora tá ótimo.
    - Ok, beijomechupa. rs

    ResponderExcluir
  12. Você vê as pessoas de uma forma que elas não se vêem: estudei isso na psicologia, mas não lembro qual a teoria =/ rs. O que pode parecer belo pra você pra pessoa não é tanto, até para as pessoas bonitas. Acompanha meu raciocinio: há uma pessoa bela, para ela ela é bela, porém normal. O padrão de beleza dela é ela mesma, quando ela fica um pouco menos bela, para ela, já não é mais bela! Sacou? Você é extremista. As vezes isso me agrada!

    PS/ falei muita merda? rs

    ResponderExcluir
  13. imagem distorcida? dizem por ai que sofro disso. será que é verdade? nao sei se falou merda pq nao manjo patavinas de psicologia, mas enfim...sou mesmo um pouco extremista as vezes, concordo contigo.

    mas acho que vc so ta dizendo isso pq a frase do frizz eh tua, sendo que tem o cabelo mais liso e bonito do mundo, sua bobona. hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  14. Extremista e expositora de amigas. Não gosto das diferenças e costumo aniquilá-las. Tô projetando te assassinar em breve.

    ResponderExcluir
  15. Orra, a última frase aniquilou minha contestação. Na verdade, idem paulete. o problema é q isso já virou rotina.
    oq eu odeio mesmo, do fundo do coração, é quem fica se depreciando falsamente pra ganhar elogios. não é q tenha ganhado elogios e se depreciou. fica caçando gente que babe em cima, por dó.

    ResponderExcluir
  16. contesto,

    mas estou sem tempo de argumentar.

    .

    ResponderExcluir
  17. du, vc tera uma otima oportunidade botando chumbinho no risoto que sua irma fara pra mim no domingo.

    tati, gente que pede confete me cansa. muito.

    eduardo, todos aceitam elogios. todos gostam deles na verddade, dizer que nao seria uma mentira sem tamanho.

    lucas, diga algo que eu ainda não saiba, meu bem. hahahahhahaha

    ResponderExcluir
  18. a juliana á tão errada que eu nem tinha me reconhecido no texto! rs

    ResponderExcluir
  19. hahahahahaha...como é cinica. mas deixe estar. a gente lava a roupa em casa, mocinha.

    ResponderExcluir
  20. Eu não sei qual calça minha realça os glúteos.

    ResponderExcluir