quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Do 29 ao 30

Assim que publiquei o meu post de Janeiro pensei:

Não existe dia 30 de Fevereiro, estou de férias no próximo mês? Mas como a diretoria liberou 3 postagens para o dia 28, então estamos ai.
Pensei logo no povo que nasceu ou se foi no dia 29 de Fevereiro e fui atrás das efemérides que eu tanto gosto, bora lá:

Coisas estranhas:

1ª - Houve uma única vez na história o dia 30 de Fevereiro que foi 30/02/1712.
Até 1712 os Suecos usavam o calendário Juliano ao invés do Gregoriano onde todos os anos múltiplos de 4 são bissextos. Como 1700 havia sido bissexto no calendário Juliano para ajustarem ao recém adotado calendário onde 1700 não seria mais bissexto a Suécia adicionou 2 dias ao ano de 1712.

2ª - O nome “Ano Bissexto” ao contrário do que muitos pensam não é por causa dos dois números “6” que temos nos “366” dias do ano.
A expressão veio lá da Roma Antiga, quando os dias tinham nomes baseados no ciclo lunar. Assim, dia 24 de fevereiro se chamava “antediem sextum calendas martii”, ou seja, “sexto dia antes da lua nova de março”. Antes de ser instituído o 29 de fevereiro, o dia 24 de fevereiro era duplicado de 4 em 4 anos. Portanto, nesses anos ele era chamado de “antediem bis-sextum calendas martii”, algo como “duas vezes o sexto dia antes da lua nova de março”.

3ª - Nos EUA existe o festival do ano bissexto na cidade de Anthony que se auto-proclamou a capital do ano bissexto.

4ª - A mais bizarra de todas:
Você malandrão que curte bancar o turista mochileiro hippie, muito cuidado se inventar de conhecer a Irlanda no mês de Fevereiro especificamente no dia 29 de fevereiro.
Tudo começou no século V, quando uma tal de Santa Brígida reclamou a São Patrício (um respeitado Padre da época) o fato de não achar justo as mulheres terem de esperar pelo pedido de casamento. Depois de muita insistência (mulheres viu!) ela conseguiu, porém para sacanear o padre restringiu o pedido para uma data específica, sim o tal do dia 29 de fevereiro.
O Pior de tudo a tradição pegou e se espalhou pelo Reino Unido, teve época que os homens tinhas até que pagar multas por não aceitarem o pedido, essas multas eram pagas com beijos, vestidos de seda, jóias. Espera ai, isso ainda acontece nos dias de hoje minha gente, não é? Rs

Vamos as efemérides:

Eventos:

1940 – O filme E o Vento Levou ganhou oito prêmios Óscar, sendo que um deles foi para Hattie McDaniel que foi a primeira mulher negra a ser convidada, e a ganhar uma estatueta do Oscar, mas ainda pingou racismo por todos os lados na festa, pois ele ficou isolada de todos os demais participantes, inclusive dos que trabalharam co ela no filme.


Nascimentos:

1860 – Herman Hollerith:  O sobrenome desse féla é familiar não? Sim ele é o culpado por aquele momento em que você recebe o seu hollerith e pensa “Estou sendo roubado”.
1932 – Jaguar: Ele só foi um dos fundadores do Pasquim, saiu de um emprego no Banco do Brasil por incentivo do seu chefe que insistia que ele deveria seguir a carreira humorística, já não fazem chefes como antigamente mesmo.


1976 – Ja Rul:  Ex-Traficante que virou rapper, e vivia de briguinha com o 50 Cent, mas essas não foram as maiores cagadas em sua vida, a maior sem duvida alguma foi ter gravado uma música com a Wanessa Camargo, e ainda ter a pachorra de prometer um álbum com Ivete Sangalo, Dudu Nobre e Chorão.

Falecimentos:

1980 – Gil Elvgren, você pensa que somente brasileiros abreviam o seu nome quando ele é feio? Esse “Gil” ai é de Gilette, pense em um nome bonito da porra.
Certa vez eu conheci uma “Val” o nome da fera era Valquefania, mas voltando ao Gil, ele foi o mais famoso e importante pintor de “Pin Ups Girls” que existiu nessa bagaça.



2012 – Davy Jones, Ele foi ator, mas em um show dos Beatles viu sua verdadeira vocação que era a música, por ironia foi chamado para participar do elenco de um seriado que também teve como maior inspiração os Beatles, onde ele seria o vocalista de uma banda, que por sua vez virou uma banda de verdade (Beatles Salva Mesmo!), mas ele é conhecido e lembrado até hoje por causa dessa série.

Quem são eles?

Hey Hey We're The Monkees



Abraço 
Jeff