quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hora do banho


Quando não sou uma burocrata, uma dona de casa ou alguém que finge estudar coisas "sérias" como filosofia, sou uma antropóloga amadora que se dedica a investigar hábitos humanos que para a maioria das pessoas seriam dignos de pouca atenção. O banho é uma dessas práticas que considero curiosíssimas. Para mim, as pessoas se dividem em quatro categorias básicas de acordo com a hora que tomam banho: há aquelas que tomam banho pela manhã, há aquelas que tomam banho à noite, há aquelas que tomam banho de manhã e à noite e, por fim, há aquelas que nunca tomam banho. Claro que há casos que vão além das minhas categorias, mas essas pessoas devem ser consideradas na sua particularidade.

O que devemos ressaltar é que a personalidade das pessoas segue um padrão dentro de cada uma dessas categorias. As pessoas que tomam banho pela manhã alegam dois motivos principais: o banho as desperta e também as deixa limpas e cheirosas para que possam entrar no mundo público, ou seja, ir à escola, ao trabalho ou a qualquer outra atividade que suponha aproximação de corpos. Já as pessoas que preferem o banho noturno defendem a ideia oposta: é preciso ficar limpo para dormir e ocupar o local mais íntimo que é a própria cama. Além disso, o banho seria um momento relaxante para trazer o sono logo e, considerando que dormir em tese não nos suja, acordaríamos igualmente limpos. A terceira categoria, por sua vez, é composta por pessoas que acreditam que é preciso respeitar a higiene no mundo público e no mundo privado, daí que preferem ficar limpinhas duas vezes ao dia. Confesso que admiro essas pessoas pela disposição que têm! O último grupo é de pessoas que não veem no banho uma utilidade privada ou pública. Até hoje conheci poucas pessoas com esse desprendimento corporal, mas, verdade seja dita, elas não são muito atrativas para o nosso atual padrão civilizatório e higienista. De todo modo, gosto de pensar no quanto o nosso ideal de limpeza é arbitrário e como ele se alterou com o passar dos séculos. Tem dúvida disso? Pense então que na corte elisabetana simplesmente não se tomava banho diário - nem de manhã, nem de noite, nem em hora alguma. O banho só se tornou rotineiro na Europa no século XIX e, ainda assim, a banheira e, mais recentemente, o chuveiro eram considerados artigos bem burgueses.

Se você acha que esse tema é banal demais, engano seu. O banho sempre teve importância, seja religiosa, social ou medicinal. Para os romanos, o banho era um acontecimento público nas termas. Para nós, um acontecimento privado no banheiro. Muita coisa mudou e fomos aos poucos adequando esse hábito de acordo com as nossas necessidades e vontades. Na maioria das vezes, é a tradição familiar que nos faz tomar banho assim ou assado, de manhã ou à noite. Dada a sua importância, o banho pode ser um problema social. Imagine dividir o quarto, a poltrona no ônibus, a fila ou a vida com alguém que não toma banho. A hora do banho também pode ser até mesmo um problema conjugal. Imagine um marido que só toma banho de manhã e sua esposa só toma banho à noite. As horas no banho podem ser também um problema econômico para quem não abre mão do banho quente e longo. O banho pode revelar talentosos cantores... 

Enfim, como se vê, os desdobramentos sobre o tema são numerosos e já é hora do meu banho. Se achou minhas reflexões antropológicas por demais inúteis, só lhe digo uma coisa: vá tomar banho... é um ótimo momento para pensar coisas como essas! 

20 comentários:

  1. Esse seu texto desdobrou-se na minha cabeça sobre o uso do perfume.
    Ampliar a sensação de poder, ou esconder a fraqueza social?
    Fiquei pensando.

    ResponderExcluir
  2. Achei que vc fosse escrever sobre dois blogueiros malas que ficam pressionando para publicar o texto XD

    Banho revelando cantores me lembrou "Para Roma, com amor" do Woody Allen!

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma divisão que divide o mundo: os dorme sujo x trabalham sujo travam um batalha muda, mas com base no jogo limpo. É uma guerra fria (se estiver calor) que inebria os ânimos com languidez.

    ResponderExcluir
  4. Emanuel, acho que o perfume e os cosméticos em geral são uma forma de poder (financeiro, num certo sentido) para esconder aquilo que é comum a todos os seres humanos (odores e outros "acontecimentos" corporais). Mas é um poder pra lá de naturalizado. :c)

    Alexandre, sou mesmo uma atrasada incorrigível. Sempre deixo tudo para os últimos instantes e, por isso, já me acostumei com as cobranças! hehe E, sim, pensei nesse personagem cantor de chuveiro do Woody Allen!

    Felipe, agradeço a presença e seus trocadilhos que tanto admiro! Acho mesmo que existe um conflito entre os adeptos do banho matutino e noturno... Depois de muitas entrevistas com pessoas dos dois grupos, ainda não cheguei a nenhuma conclusão. hehehe


    ResponderExcluir
  5. Banho é tudo de bom (e perfume tb) e já vou lançar a polêmica, ficar sem tomar banho a noite é total falta de higiene. kkkk, passe o recado adiante.

    ResponderExcluir
  6. Também acho, Risa. E olha que eu ODEIO concordar com você!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o texto,e realmente o banho é um otimo momento para reflexões, acho que se eu tivesse uma banheira os meus banhos levaria no mínimo 2h, pois é incrível o turbilhão de ideia e pensamentos que me vem a cabeça na hora do banho, ai uso aquele período antes de pegar no sono para organizar as ideias e claro acabo dormindo com nada resolvido rss

    abç

    ResponderExcluir
  8. Ah, vão todos tomar banho!

    ResponderExcluir
  9. AMO banhos de madrugada!
    Além das demais duchas do dia, claro!

    ResponderExcluir
  10. Luana,

    parabéns pelo texto, excelente visão sore o banho! Até agora foi o melhor post que li neste blog.

    Sds,

    ResponderExcluir
  11. Caro Heron,

    Agradeço a gentileza e a visita ao blog. Minhas linhas são apenas um descarrego de banalidades. Queria ser Rosa, mas sigo sendo musgo.

    Bom banho a todos!

    Luana V.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Luana V.... melhor comentário que já li nesse blog.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Flávia Mengo! Foi o melhor comentário fake que já li por aqui!

    ResponderExcluir
  14. Esses comentários este cada vez piores... vocês já forma melhorzinhos...

    ResponderExcluir
  15. Isso é tão romântico! Ah... S2

    ResponderExcluir
  16. Quanta homofobia, Risa!

    ResponderExcluir
  17. Risa é um servo fiel de Deus e está correto!

    ResponderExcluir
  18. eu tomo pela manha pq de noite me da preguiça.

    ResponderExcluir
  19. Meu sono é bem mais gostoso depois do banho, só queria uma banheira, um champagne, uma música...um luxo!!

    ResponderExcluir