sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aulas gratuitas para sinhás e coronéis (como eu sou boa pessoa!)

De vez em quando acordo e me surpreendo com meu espírito generoso diante de uma tragédia social.A mais recente que este país viveu foi a PEC das domésticas.Foi questão de horas,assim que foi anunciada a burguesia surtou.
Não é meu problema o surto deles,mas eu quero contribuir para uma país melhor e sei que para a classe alta e média essa PEC tem o mesmo impacto que a Lei Áurea teve um dia.Quero uma transição sem dor para todos,coisas da minha alma iluminada.
Mas ficou tenso.A PEC está recém nascida e o Sindicatos dos Patrões já saiu aos berros dizendo que o ideal é que a PEC inteira seja derrubada,mas como isso não vai acontecer eles querem mudanças na nova lei.
O que está difícil explicar para a classe média e alta é que a mudança não vai, nem tem porque, acontecer do lado das domésticas,a mudança vem do lado dos patrões,são eles que vão ter que mudar.
O sindicato dos patrões alega que vão começar as demissões,já que muitos patrões não tem como manter os empregados com as novas regras nem investir em pontos eletrônicos,que possam garantir o horário de entrada e saída.Já ouviram falar em cadernos e assinaturas?Não,sinhá nunca escutou falar disso.
Independentemente desses detalhes,o sindicato não percebe que são eles que vão ter que mudar,não os empregados.
Essa história de empregada que tem que chegar na casa da patroa antes do café da manhã,acabou.Se a empregada chegar as seis da manhã,então seu turno de trabalho acaba oito horas depois,não quinze horas depois.
Em um sistema americano,inglês,sueco,holandês,que com certeza vamos acabar copiando, as coisas funcionam assim,eles tem diarista que vai uma vez por semana ou mais,ela dá uma geral e pronto,o resto é a família que se vira e a grande maioria nem tem a diarista,fazem tudo sozinhos.
As pessoas estão acostumadas a sair da cama e arrumar ela,depois vão para a cozinha e fazem seu café.Isso de empregadas colocando o pãozinho na mesa apenas a Rainha da Inglaterra e os brasileiros ricos e médios tem,ninguém mais no mundo tem alguém fazendo isso.
Então todos saem para trabalhar,comem fora na hora do almoço,quem tem criança coloca em escola integral,senão for assim dá um rolo desgraçado,mas tem que buscar a criança e fazer o almoço.Em uma sociedade sueca o dever é dos pais,eles se viram.
Mas como se vira?Faz o arroz e feijão de noite e na hora do almoço só frita um ovo ou carne,pronto!
De noite todos chegam e fazem seu jantar.Colocam a roupa suja no cesto e no dia livre cada um lava e seca a sua,se quiser também pode passar.Toda a bagunça que se faz,se limpa.E o bebê ?No quarto dele dorme a babá!E agora?Pois é,tem um ditado que circula que diz -Quem pariu Matheos que o embale.Todo mundo sabe disso,quem tem criança pequena vai ralar,não tem como seguir a mesma vida social de antes com bebês em casa,isso só era possível nos tempos da escravidão,quando a babá se dedicava a criança o dia inteiro,mas agora acabou,porque existe justiça divina.
Simples assim,isso mostra como eu sou uma alma generosa,explicando a burguesia como se virar,porque vão ter que fazer isso e não vão morrer nem derrubar nenhuma lei apenas porque se recusam a não ter o queijo fatiado na mesa ou pior ainda,ter que levantar a mesa.
Essa nova vida inclui também lavar louça e varrer o chão,dá tempo de fazer tudo e se for usar o tempo que fica nas redes sociais,dá tempo então até de fazer faxina na casa.
Mas e a empregada que ia no banco,no supermercado?Pois é,sinhá e coronel vão ter que mudar sua rotina,colocar algumas contas em débito automático e fazer supermercado de noite,paciência,mas sinhá vai perder a novela e o coronel o jogo de futebol?Mas e a feira,a empregada ia na feira!Ah,mas comprar frutas e verduras frescas é um luxo ou começam a ir na feira nos fins de semana,manda o coronel acordar cedo ou vão como o resto do planeta comprar legumes congelados.Tudo isso é mudança demais!É verdade,mas para uma sociedade avançar precisamos de mudanças positivas e elas não incluem ter pessoas amarradas pelos pés nas casas de ninguém e até que enfim mudanças batem na porta do classe mais privilegiada.
Sinhá e coronel vão aprender muitas coisas,uma delas que casas grandes são um saco para manutenção,depois vão perceber que juntar todas aquelas tralhas que trazem de Miami também causa sujeira e que diversos ambientes podem ficar cheios de pó.Sinhá vai perder o tesão por roupas,assim que perceber a enchação de saco que é lavar,passar e guardar.E coronel também vai se irritar com as camisas,que são um porre para passar,mas essas coisas acontecem.E cerveja,carne para churrasco e coisas que coronel ama ele vai descobrir que não chegam sozinhas em casa nem se congelam ou descongelam por ordem divina.E o carro do coronel e da sinhá?Xi,melhor nem dizer nada.
E o banheiro?Bom,essa parte vai ser uma experiência carmática,essa sim vai ser difícil.Pra começar acabou isso de toalha no chão para o empregado pegar,agora vai usar a toalha e pendurar (não machuca a mão fazer isso)também vão ter uma revelação espiritual,toalhas limpas e brancas só aparecem no banheiro se você lavou,secou e guardou elas,caso contrário elas não se materializam sozinhas.
Sinhá,na hora de ir a festa não adianta jogar todos os vestidos na cama,se não guardar vai dormir em cima deles e maquiagens e perfumes não andam sozinhos para a gaveta do banheiro nem do super closet,vai ter que guardar.
E as crianças?Vão sofrer quando perceberem que ter animais inclui limpar a sujeira deles e quando se derem conta que o cereal e o leite não chegam sozinhos no prato.
Mas perto de tanta exploração que esses coronéis fizeram,tanta dor que causaram,sou obrigada a dizer que não é verdade isso de castigo divino,porque eles não estão tendo seu merecido.Não é a lei que tem que mudar e se adaptar aos patrões,são eles que tem que mudar e se adaptarem a uma sociedade diferente,a vida na fazenda acabou.Agora vão ter que enfiar o pé na lama e adaptar sua rotina burguesa,como o resto do mundo já fez.Mas vai doer!Ah,mas isso é cortesia da casa,tomara que doa mesmo.

5 comentários:

  1. Burguesia fica em choque. Mas com o tempo todos se adaptam.

    ResponderExcluir
  2. Pô gente, to me sentindo o "forever alone" kkkk, só eu comento...ânimo meu povo.

    ResponderExcluir
  3. Ops! Acho que o blog vai revisitar o tema no dia 20... toquei no mesmo assunto =)

    ResponderExcluir
  4. (agora leio a senhorita e fico escutando a voz da Muñeca na minha cabeça! rs)

    ResponderExcluir
  5. Híndira,a Muñeca é uma fofa perto de mim...

    ResponderExcluir