domingo, 6 de setembro de 2020

Onde vivem as decisões? Parte1

Donato passou a língua na ponta dos lábios, o gosto áspero de lápis mastigado fazia com que pensasse em pegar a terceira cerveja, mas o sino na igreja badalava quatro da manhã. 

Era tarde! Ou era cedo? 

Colocou os cotovelos sobre a mesa, apoiou a cabeça nas mãos e debruçou o corpo para frente, assim os olhos ficaram bem próximos da folha sulfite, apenas três linhas preenchidas em cada coluna e as cores fortes do giz de cera da sobrinha que após alguns rabiscos desistira do desenho e abandonara a folha no chão. 

Onde vivem as decisões? 

Ele não sabia. Pegou a folha do chão quando pisou em cima dela ao sair do quarto, ainda era uma da manhã, não tinha encarado o acontecimento como uma insônia, só deitou e não conseguindo dormir levantou, caminhou pela casa, foi no banheiro, e depois resolveu abrir a primeira latinha, sentou na mesa e colocou a folha na sua frente. 

Foi depois de uma hora que entendeu que não conseguiria voltar a dormir, as vozes das pessoas habitavam a sua cabeça, era como se a namorada argumentasse por cima do contra argumento do irmão que respondia a explicação do pai que era contra o apoio da irmã que distinguia da visão do tio. Então decidiu usar a folha, com o desenho inacabado da sobrinha, para fazer a tal lista de prós e contras. 

Donato não gostava de decidir, gostava da decisão, entende? Gostava de ser um homem de poucos palavras, de pronunciar o sim ou o não seco, sem os rodeios que fazem a língua secar ou ficar com gosto de lápis mordido. 

Pegou a terceira cerveja no congelador, em breve o irmão mais novo chegaria da madrugada na rua, bêbado e feliz, ou a mãe acordaria agitada pensando no café da manhã da família, e ele de cuecas sentado na mesa da cozinha, uma lata de cerveja na mão e uma folha desenhada com sua patética lista de "pode ser bom" e "pode ser ruim".  Não gostava de decidir. 

As vezes pensava mesmo que decidia, sentia aquele calor no peito da certeza, mas até conseguir fazer sair pela boca, era obrigado a engolir a seco outro pedido de consideração de algum fator importante que alguém lhe trazia. 

CONTINUA em 06/11/2020.


2 comentários:

  1. Curiosa para saber qual o grande dilema de Donato. E, assim como ele, também queria saber onde vivem as decisões...

    ResponderExcluir