quarta-feira, 12 de maio de 2021

Silêncio

O que explica o comportamento do brasileiro?
Já escutei de tudo, desde aquelas teorias de que somos frutos de uma colonização infeliz, até uma confusa mistura de povos que deu certo.

Todos acreditam que existe algo de especial no brasileiro. Será a alegria? Será o amor pela música? Pelo carnaval? Talvez o cheiro do mar os mantém animados.

Durante um tempo também fui ingênua e iludida, pensava que os brasileiros eram diferentes do resto do mundo, animados, divertidos, otimistas.
Mas é como dizem por aí, quando quiser conhecer alguém, vá morar com ele.

Nos meus anos de Brasil, no tempo que venho morando neste país, aprendi uma coisa: nada é o que parece ser.
Eu nasci em São Paulo, deveria saber como as coisas funcionam, mas uns anos fora me deram a impressão de que o Brasil é um país diferente, cheio de esperança.

Não é.
A verdade sobre os brasileiros é algo que só as festas escondem: brasileiros são apáticos, arrastados e conformistas.

Quase quinhentas mil pessoas morreram de covid neste país. Quando morreu o ator Paulo Gustavo, eu pensei ''agora o país acorda'', agora se chegou ao limite, agora as pessoas vão entender o horror que estamos vivendo e vão reagir. Silêncio. Silêncio de sepulcro.

Não foi uma morte casual, foi uma morte política, que veio a coroar as quatrocentas mil mortes. O Brasil tem vacina há uns meses, nesta altura ninguém deveria estar morrendo.
Vemos incompetência, corrupção, desorganização, falta de ética e pior de tudo: a a vacina virou arma eleitoral, usada apenas para garantir os votos.

As pessoas me dizem ''você espera uma revolução? As pessoas não podem sair de casa para fazer protestos e estão morrendo de fome, o que você queria que elas fizessem?''.

Eu não sei, mas qualquer coisa seria melhor do que esse silêncio. Até porque não se escuta não nada, mas a roda continua girando, pessoas estão sem vacinas, famílias estão perdendo seus entes queridos.
Nada mudou.

E não se escuta nada além de silêncio.
Dizem que o silêncio é o aviso da tempestade. Não no Brasil. Aqui nunca chove, somos secos de reação.

Brasil é como o filho renegado, todos sabem que é seu filho, mas não assumem nem aceitam. Pessoas  falam ''ah, o Brasil....'', como se não morassem aqui!

Barulho no Brasil só quando tem carnaval. No resto do ano é o silêncio que impera, nem parece que nesta casa moram 200 milhões de pessoas.
O silêncio aqui vem matando a todos. A todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário