sexta-feira, 12 de junho de 2009

¼. Dois.

.

Raras vezes, mas da passagem de uma ou outra barata, uma música qualquer descia pelo vão da porta. Passava por debaixo dela e grudava nos ouvidos, que misturava com o barulho repetitivo da televisão e mandava sinais de dor pra cabeça. Não era possível como tamanhos moços conseguem ouvir músicas tão ruins como aquelas do repertório de Roberto.

Na sacada do primeiro andar, Luciano, eu, ou você, abri um isqueiro prata e acendeu. O enrolado de filtro branco foi se queimando e se queimando.

... a viatura voltava lenta e parou no sinal vermelho. O homem fardado olhou fundo nos olhos, como se soubesse que eles eram castanhos escuros e não claros, como sempre digo por aí. Como se algo estivesse apontando para uma denúncia naquele apartamento. Como se houvesse uma mulher morta no sofá da sala. Morta, mas ainda sem aquele odor típico dos mortos. Aquele pracinha foi devidamente cumprimentado com um aceno não-comum. Roberto, igualitário, jogaria uma pedra. Mas, da varanda, foi cortejado. Ele olhou por mais dois segundos e virou. E virou outra vez. E cumprimentou também. Pensei: como alguém não cumprimentaria, também? De fato, pensei em como aquele sujeito deveria se sentir desprotegido. Todos os policiais ficam na defensiva. Já percebi. Como não se sentir inseguro trajando uma farda, um colete a prova de balas e um trinta e oito na perna esquerda?

Luciano ainda refletia como o policial poderia ser tão defensivo quando o semáforo esverdeou pela terceira vez...

Ele se foi, o tirano. Já havia algum tempo. Mais um trago veio. A fumaça saia pelos buracos do meu rosto e Beto pela segunda porta à esquerda. Repetiu tudo outra vez. E outra vez. Durante alguns minutos. Tudo em preto e branco.

Aline mandou alguém calar a boca e deixá-la quieta por alguns segundos. E o mundo tomava cores.

Estranho. Deitado. Agora Roberto parecia calado.
.
.

10 comentários:

  1. Olá; 13 parabéns, felicidades e "sorte" para 30. "Evitar as superstições é uma outra superstição." Bacon

    O 13 é assim !?!
    Abraços, gostei do espaço ...
    Marco

    ResponderExcluir
  2. agora vou ter que esperar até o mês que vem pra ler o 3 e o 4?

    ResponderExcluir
  3. roberto devia estar pensando, assim como luciano, eu ou você.

    ResponderExcluir
  4. Estranho. Eu esperava um post sobre o dia dos namorados. Acho que o Roberto também, vai ver por isso ele permaneceu calado.

    ResponderExcluir
  5. Lembrei daquela que esse fela lançou dia desses, num texto do Senhor, seu troco! Acho que era algo como (fui beber da própria fonte): "brito havia notado que as duas tinham grande resistência ao álcool. um indício de mulheres de vida solitária."
    Pablo, tu é um picagrossa mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Detesto Policia. Seres inaptos para outras atividades que não o controle das atividades alheias sem nenhum critério logico ou moral. Cumprem ordens sem as questionarem baseados no cumprimento do dever e na hierarquia decadente em que estão engessados. Para servir e protejer nunca é prioritario. Ameaçadores. Contra a liberdade de ir e vir, nunca estão onde são necessarios e sempre aparecem aonde não o são. Entendem as coisas so sob sua propria perspectiva. Vivem no universo do mal. A presença da Policia no texto me broxou geral, é um mundo do qual quero distancia!
    (sorry, o mundo devia ser melhor mas se fosse não teria o proposito que tem).

    Apesar de tudo isso, achei o texto bem escrito, cheio de suspense e inciativa.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto...policial....suspense...
    O primeiro deixou-me curiosa...
    Matando-a no segundo.

    ótimo.
    texto

    gostei..

    ResponderExcluir