domingo, 14 de junho de 2009

Uma fotografia ao lado da cabeceira

.
"Há uma energia ética nos funerais. Um desespero pelo bem que lança pó de estrelas nos olhos e apaga os pequenos ressentimentos quotidianos. Amanhã voltaremos a invejar-nos uns aos outros. A maldizer o próximo pela calada. A trair grandes amigos em pequenos cafés de negócios. A ser bonzinhos só de vez em quando. Mas amanhã não estarás cá tu para gritar que esse de vez em quando é que importa. Amanhã não estarás cá tu para limpar o pó à humanidade e persistir na cintilação das almas."
Fazes-me falta, Inês Pedrosa.
.
Girou a chave na fechadura da porta e abriu a maçaneta. Não queria entrar, mas sabia ser necessário. Era preciso enfrentar a dor e todo o peso da solidão, com o seu silêncio esmagador. A ausência de sons era o que mais o feria. Ainda lutava para acreditar que nunca mais escutaria aquela voz grossa, com um ligeiro sotaque pernambucano que insistia em permanecer, mesmo depois de 15 anos morando em São Paulo. Ainda de pé na soleira da porta, cerrou as pálpebras e foi como se o sentisse ao seu lado, sussurrando palavras de amor e gemidos abafados ao pé do ouvido. Abriu os olhos e caminhou a passos lentos em direção ao sofá. Jogou-se no estofado e sentiu cada vértebra do seu corpo moído, um farrapo humano de carne, ossos e células deterioradas. Olhou para a mesa de centro e contemplou o vaso rachado, herança da discussão mais feia que tiveram. Com um sorriso nervoso constatou que sentiria falta até das brigas, em que escolhiam cuidadosamente cada palavra leviana, ferindo-se do modo mais vil. Não queria lembrar, mas em cada metro quadrado daquele ambiente sentia a ausência da sua presença. Como apagar seis anos de companheirismo, vivendo debaixo do mesmo teto? Agora estava só. Daqui para frente seria apenas um prato e dois talheres na pia de louças, uma toalha no banheiro, um lado da cama desarrumado. Estava só.

Nenhuma daquelas pessoas imundas, que choravam à beira do caixão, pela manhã, saberia o que era isso. Cada rosto enlutado era uma máscara e as roupas pretas fantasias. Sabia que aqueles desconhecidos que o abraçaram, desejando pêsames, sentiam repulsa dele. Outrora escarraram em sua face, culpando-o por “levar o Ricardo para o mau caminho”. Sentia vontade de gritar e dizer que ninguém ali experimentava o pesar da morte como ele. Queria berrar, sacudir e espernear que não queria as lágrimas daquele bando de víboras preconceituosas, que não sabiam compreender o amor entre dois homens, dois seres do mesmo sexo que apaixonadamente desejavam-se. Não, ninguém ali compreendia a dor e muito menos o amor. Queria vociferar que todos viviam vidas de mentiras, não dando o devido valor para a importância de duas mãos entrelaçadas, um telefonema ao meio-dia, em pleno expediente, ou um ombro para apoiar a cabeça depois do sexo. Agora, ele nunca mais saberia o que era isso. De todo o amor restou um buraco no peito, um retrato ao lado da cabeceira da cama e a saudade mais bonita.

19 comentários:

  1. Michele, seu feito foi descrever a ausência da presença em um conto tão magistralmente escrito. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. 1) adoro sotaque pernambucano

    2) compreender o amor é difícil, melhor é vivê-lo, sem medo.

    3) "ele nunca mais saberia o que era isso" é muito forte. prefiro acreditar que em breve ele encontrará outra pessoa que o amará e pelo qual será amado. já dizia meu antigo chefe "ninguém é insubstituível"...

    4) saudade mais bonita, como seu texto

    ResponderExcluir
  3. confesso que quando li "à beira d caixão" eu parei de ler.
    eu nao consigo ler coisas tristes.

    ResponderExcluir
  4. O sotaque pernambucano é algo que não sai. A minha mãe tinha mais de 30 anos em São Paulo e o ostentava em suas conversas.

    "De todo o amor restou um buraco no peito, um retrato da cabeceira da cama e a saudade mais bonita"

    Gostaria de ter escrito isso.

    ResponderExcluir
  5. Já diria mamãe que o pior sentimento é a culpa e o melhor é a saudade.

    ResponderExcluir
  6. O sotaque é das coisas mais bonitas. Engraçado como ele aparece nos momentos de mais afeto latente: na raiva, no prazer, na alegria... Ele denuncia a subjetividade do outro.
    [Campeão, mais uma breja pra mesa sete, por obséquio!]

    ResponderExcluir
  7. Post triste que me fez chorar...
    Já disse que fico mimimi aos domingos?
    Odeio domingo. Odeio a morte. Odeio saudade. mimimi

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que coisa linda (com sotaque pernambucano). UFA!

    ResponderExcluir
  9. Sotaque pernambucano é bonito demais!

    ResponderExcluir
  10. Adoro sotaque pernambucano... Não acho exatamente bonito, mas acho gostoso de escutar... Embala...

    E gosto de saudade. Por mais que seja triste, saudade é bom. Tristeza às vezes também é.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de todo tipo de sotaque... Mostra a raíz e não se pode ir contra... Uma pessoa que tenta perder o sotaque, por qualquer motivo que seja, está se enganando e soa falsa...

    ResponderExcluir
  12. a hindira vai sair daqui bebada, pelo visto. eu amo sotaque do nordeste. nada mais gostoso de ouvir cantarolar no ouvido. e ainda bem que desencanei de fazer um conto no meu dia...

    p/s: melancolia=beleza autentica.

    ResponderExcluir
  13. Nenhuma forma de expressão consegue exprimir a ausencia. Aqui esta bem perto. Mas não ha mesmo como apagar a chama que arde mais não queima, a interrupção das relações é muda como as cinzas, não concorda, não discorda, não quer ouvir.
    Foi.

    ResponderExcluir
  14. Foi lá na alma.
    Foi e voltou.

    Triste,
    Mas de uma sinceridade absurda.
    e gosto disso (e como)...não da tristeza, mas da sinceridade.

    é o que sente então vai e escreve.

    isso é lindo!

    ResponderExcluir