segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sobre com quem eu rompi

Há um tempo (pouco tempo) descobri a diferença entre ser simpática e ser boazinha. Em ser boazinha está implícita a ajuda, o companheirismo a qualquer custo e a obrigação de engolir gente de quem nunca gostei, mas poxa, é difícil romper laços.
Com o tempo e a constatação, como diz Lourenço Mutarelli, de que a vida é dura, aprendi a ser rude e a evitar pessoas. Em alguns casos, aprendi a selecioná-las e - desculpe a palavra, ou melhor, é isso mesmo - descartá-las.
Foi-se o tempo em que eu já fiz amizades mais rapidamente - era preciso pouco, perguntar meu nome e uma latinha de cerveja ou uma fila de banheiro para eu contar minha vida e criar mais uma amizade “sólida” -, mas mesmo assim, considero-me uma pessoa até simpática. Claro, nas devidas proporções. Não peça para morrer de amores pela ex do meu namorado ou pela vaca que roubou meu lugar na fila. Como disse, a bozinha non ecziste más.
O fato é que tem muita gente que me cansa. Pelos mais diversos motivos. Se eu vivesse 24h ao lado de alguém com voz de taquara rachada sei que ele ia me cansar. Mas minha implicância quase nunca é por coisas contra as quais as pessoas não podem lutar, como a voz que Deus lhes deu.
Em geral, me enfezo, de verdade, com pessoas que me fazem mal. Seja por me jogar contra outras, seja por serem injustas, seja por acreditarem que eu as ameaço. Não estou dizendo que não faço mal a ninguém. Já tomei atitudes erradas na vida como qualquer pobre cristão, mas nesses casos sei admitir que errei. Peço desculpas, mando cartões com justificativas quilométricas. Na maioria das vezes, passa-se por cima e deu.
Porém, há pessoas que fazem da sua rotina diária pensar no mal dos outros, principalmente de quem tem uma vida, julgam elas, melhor do que a sua. Valha-me Deus, para eu ser um indivíduo de vida invejável falta-me muito. Portanto, quando é assim, uma criatura dessas merece meu desprezo e que eu a expulse da minha vida.
Já rompi relações com gente com quem convivi dias inteiros e julguei de coração valioso. E para quem vê de longe todo o script é difícil de acreditar. “Ué, não se falam mais?”. “Pra você ver, acabou”. “E por quê?” “Sabe quando acaba o amor no namoro e o relacionamento esfria? Ninguém sabe ao certo como acabou, só se sabe que nada mais é como antes?”. Amizade falsa não se sustenta, gente hipócrita me dá ânsia e eu prefiro que o destino final seja mesmo o fim.
Lógico que já houve rompimentos mais dramáticos. Na minha coleção de ex-amigos, há pessoas que não recebem nem meu cumprimento ao passar pela rua. Optei por aquele apagamento de memória do “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” na vida real e apaguei tudo o que aquela pessoa representou na minha vida. Claro que existe a falha do sistema e surgem alguns resquícios daquela amizade tão, tão “perene”.
- Ei, nessa foto aqui... Essa não é aquela menina da biblioteca? Vocês foram amigas?
- Não, você deve estar se confundindo. Essa menina aí foi embora para Hong Kong.
É claro, você sabe que esse era seu sonho secreto. Mas ela continua lá e em certas horas a existência do serzinho lhe faz pensar, principalmente em épocas de final do ano, se não foi um erro você desistir dela, que afinal, nunca lhe deu grandes motivos para o rompimento. Aí você se rebaixa, pede desculpas, canta a ode à amizade e... ela estraga tudo. Com um comentário maldoso pelas costas, por um complozinho armado, pela sacanagenzinha do dia-a-dia.
E se o Poeminha do Contra de Quintana poderia ser perfeito para esbravejar para esses que atravancam meu caminho, eu prefiro terminar esse post com outro, não mais bonito, mas talvez com o conselho que eu devesse seguir:

DA OBSERVAÇÃO
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...
Mario Quintana - Espelho Mágico

14 comentários:

  1. Ex-amizades...Não gosto muito de falar sobre isso, mas é assim mesmo, tudo é tão efêmero e pessoas são complicadas, eu sou uma pessoa, logo sou complicada.
    Bju Tatica!!

    ResponderExcluir
  2. Nossssaaaa... eu poderia ter escrito isso... penso e sinto EXATAMENTE IGUAL... gostei do post!!!!

    ResponderExcluir
  3. eita que este post serve pra mim como o horóscopo do dia.

    eu queria ir na lacuna inc, do filme brilho eterno, mas ainda sou bonzinho demais.

    um dia chego lá!

    ResponderExcluir
  4. você consegue ser simpática.
    eu, nem isso.

    hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei demais! Vontade de dizer isso tudo... =)

    ResponderExcluir
  6. pra mim tudo 'vareia'. sou capaz de romper sem nem dar satisfação, sem nem piscar, com uma pessoa que considerava muito proxima. no entanto, tem pessoas que, por mais que a convivencia seja complicada, não consigo abrir mao. nao cito escritor e poeta, cito zeca pagodinho 'cada um com seu cada um, deixa o cada um dos outros'.
    hahahaha

    to com sono, desculpa a falta de nexo.

    beijo.

    ResponderExcluir
  7. Então, conheço uma pesso que diz que a vida adulta é marcada pelo número de amizades que vamos perdendo no período, quanto mais velho, menos sobram. Eu não acho que seja um problema, pq só ficam os que mais valem a pena e pq eu particularmente tenho preguiça de muita gente.

    Também acho que existem pessoas que merecem ser banidas das nossas vidas, quando são deveras hipócritas. E as que devem levar um "gelo", quando não respeitam limites.

    ResponderExcluir
  8. eu sou do tipo que releva.
    Acho que pq muitas vezes eu sem querer tenho atitudes babacas que merecem o fim da amizade, mas geralmente é sem querer.
    Eu acho que as pessoas em sua maioria são boas e bem intensionadas, só erram as vezes.


    E vc me deu medo.

    Tchau.

    ResponderExcluir
  9. Eu só não relevo maldade, quando se vê que é intencionado, premeditado, ficou ali, matutando pra fuder e fudeu. Bem nessas que você falou Tati, aí não dá não, vai pentear macacos!

    ResponderExcluir
  10. me identifique (e muito)"pq eu particularmente tenho peguiça de muita gente" (letícia santinon)e,

    concordo, com a mesma, quanto o lançe da idade,+velhos -sobram (amizades)
    -eu com os meus 54 que o diga.

    muito legal o texto!.

    ResponderExcluir
  11. simpatia é o efusismo social escondido atrás das pessoas.

    eu já larguei mão disso a muito tempo... não sou mais feliz por isso, mas deleta várias preocupações.

    ResponderExcluir
  12. Ò lá, nostalgia de novo! Mas dessa vez a nostalgia mórbida.

    ResponderExcluir
  13. Daí que o poeta disse ao próprio coração: "Nada vive, que fosse digno De tuas emoções, e a Terra não
    merece um só suspiro.
    Dor e tédio é nosso ser e o mundo é lodo - nada mais. Aquieta-te".

    ResponderExcluir