quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

De ver e sentir

- Você comprou um livro infanto-juvenil?

Comprei. E foi um dinheiro tão bem investido, como há muito eu não investia. Finalmente li o que a Tatiana, a outra, a Belinky, já disse. Descobri muitas coisas pelos olhos puxados dela. Balancei a cabeça sorrindo. Pensei se as histórias eram reais, ou fruto da imaginação. Pensei nela, nessa velhinha fudidona, de olhinhos puxados e mãozinha no queixo, nessa avó, na mulher que se resfria, na moça que viveu num tempo tão diferente do meu, na criança russa encantada por bananas. Eu me reconheci, ou pelo menos procurei me reconhecer, como sempre faço com mulheres especialmente admiráveis. Senti um orgulho danado de ter o mesmo nome dela. Lembrei que meu nome é russo, como a nacionalidade dessa escritora, que fala quatro línguas, mas é no português que vive, pensa, escreve e fala. E é no português que ela me fez conhecer um pedaço do mundo através dos seus olhos.
Obrigada por me fazer conhecê-la.

11 comentários:

  1. De uns tempos pra cá eu percebi como são bonitas as luzinhas dos faróis no trânsito.

    ResponderExcluir
  2. Chega deu vontade de ler. Ontem ganhei Odisséia, escrito por Ruth Rocha para crianças. =D

    ResponderExcluir
  3. É esse que você vai me dar no Natal? hahaha ;*

    ResponderExcluir
  4. Q droga, pq naum tem nenhuma Tarini importante nesse mundo??
    Hum... Ja sei!
    Acho q estão esperando eu!!
    haha

    ResponderExcluir
  5. eu sou suspeita para falar da Tatiana e de literatura infantojuvenil... daqui pra frente você só vai querer ler mais e mais e mais...

    ResponderExcluir
  6. eu já soube de um Diogo, estadista e sacerdote, que um dia saiu para caminhar e resbalou; bateu a cabeça numa pedra e morreu. livros infanto-juvenis funcionam como essa pedra ali: ficam esquecidos e datados como insignificantes, sem valor algum. mas um dia eles reaparecem no seu caminho e mudam sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Esse q vc vai me emprestar??? Eba!! Janeiro de volta a Gorpa, com o Polaco no colo e livro na mão!

    ResponderExcluir
  8. engraçado que nem sempre sao tao infantis.

    ResponderExcluir
  9. Eu leio infantis, infanto-juvenis e outros...sempre achei adultos chatos!

    ResponderExcluir
  10. Fui procurar um livro infanto juvenil para comprar. Não achei. Estou dessintonizado. Mas A ilha perdida, O escaravelho de ouro, O caso da borboleta Atíria, O pequeno príncipe e Pinocchio me fizeram naquele tempo (esqueci o Para gostar de ler) um leitor muito feliz.

    ResponderExcluir