sábado, 13 de março de 2010

Do amor ou Para os que nunca dizem eu te amo

Sei que o amor exige palavras fáceis, para soar sincero, como velhos boleros, guarânias, calipsos e baladas. Não sou desses. Não rimo flor com amor, coração com paixão, nem me empenho demais, também, em rimas ricas. Escrevo o amor com a palavra sargaço, intuindo um azul que pode ser mar e céu e viração de seu olhar. Digo, apolíneo, como quem alinha o sol tendo à vista a extensão da sombra. Contorno o amor sem brusquidão, roço-o, não toco, sem desespero. Meu amor não "desfalece", ele tomba, precipitado na palavra abissal. Porque o meu amor exige sempre o melhor de mim, que a minha língua adivinhe o melaço, bagaço de cana, mel e melissa. Que a palavra escrita exprima exímia, sua delícia. Falar de amor sem paixão? Sem a ilusão da eternidade? Amor sem coronárias, pontes de safenas que não vão dar na aorta?

Mais que palavra, o meu amor é carne, e amo mais o gosto deste encontro de corpos, do não-silêncio dos lábios em busca, as artimanhas das mãos mudas, o braille cheio de manha em curvas, a virtuose dos instrumentos que dedilham finos mamilos salientes. Meu amor é todo dança, música e alguma luta desesperada. É brega, franco-atirador de setas, coração partido, bobo de paixão, coitado; e mundo-cão.

E eu queria tanto trocar o “sabe" que eu te amo pelo “eu te amo” sem sabedoria, na mesma entrega desses náufragos que só vêem pela frente o mar.

14 comentários:

  1. Nosso amor é kitsch.

    Nosso gostar não sai de moda. Deixe que achem brega. Nosso amor ridículo ultrapassa as tendências de Miami, as bolsas Louis Vuitton, os longos Daslu, os saltos Prada. Nosso amor é falsiê da 25 de Março. Não tem segredo, não mascara com blush Victoria's Secret. Nosso amor é escancarado, desmascarado, marcado. Nosso amor é do povão. Amor estádio de futebol, democrático, de todas as cores, suado, nosso amor é carnaval. Nosso amor é piegas, sem aulas de oratória, sem discurso topificado em fichas de palestras. Não tem ensaios, nosso amor é improvisado. Nosso amor é All Star, jeans, nosso amor é básico, cesta básica, é periferia. Nosso amor é brasileiro e eu não desisto nunca.

    ResponderExcluir
  2. Que isso, Cleyton, meu amor é só meu! heheheheh Sem vendas a prazo na casas bahia. Bom demais este desfecho. Eu tb nao desisto, logo, sou brasileiro?

    ResponderExcluir
  3. detesto o sabe que eu te amo.

    ResponderExcluir
  4. Eu procuro sempre dizer eu te amo.


    Tão bonito o texto!

    ResponderExcluir
  5. O amor não tem uma fórmula, nem deveria ter um enredo a ser seguido. O amor dá passos seguindo aquele que ama, ao seu ritmo, ao seu tempo. Intensidade é algo certo, tão maravilhoso quanto a incerteza sendo desfeita a cada descoberta. Enfim...

    Linda descrição! rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Sou dos que dizem, mas conheço gente que não diz e ama de verdade, vide pai.

    ResponderExcluir
  7. Amar por amar... viver por viver... sem saber para que... prefiro nem fazer. Mas hei de crê, se Ela me dizer...

    ResponderExcluir
  8. MOrro de medo dessa falta de sabedoria...adoraria, mas preciso de algo que tira dele o encanto - a confiança. Prefiro roçar-me nele à torcar-lhe. Não sei se quero sentir o amor, mas sei que quero o prazer do toque, o prazer da carne.

    ResponderExcluir