segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Viajar é viver e vice versa

Acho que algo que temos em comum nesse coletivo é a paixão por viajar - pelos mais diversos motivos. Então, neste tempo de parar, pensar, reprogramar e renovar (de preferência viajando), resolvi divagar sobre o tema.

Já faz quase 1 ano da minha ultima viagem e me sinto um morto vivo. O que me mantém é a esperança de sair de SP o mais rápido possível, assim que tiver uma chance.

Alguém me disse que viajar não é quando você passa por um lugar, mas quando o lugar passa por você, de uma maneira quase espiritual.

Conheço um lugar assim, um lugar que habita meus sonhos, um lugar que me chama sempre.
Para mim, esse lugar é especial por que ajudou a construir a pessoa que sou hoje, com os contrastes que me apresentou quando comecei a comparar e a entender o que significa qualidade de vida, quebrou minha mente em milhões de pequenos estilhaços e me fez compreender que a realidade é completamente relativa.

Tão relativa que eu me conduzi a uma reeducação de valores. Aqui na Vila Olímpia, na rua, passam milhares de pessoas diariamente. Alguns caminhando na hora do almoço, outros engarrafados no trânsito da noite. A linha de raciocínio que move as pessoas por aqui é o que elas acreditam ser “vencer na vida” Estudaram muito, se sacrificam no trânsito para chegar ao escritório e para voltar para casa, se submetem às humilhações impostas pelos patrões, calculam formas de vender, comprar, produzir, seduzir, arrumar soluções e desculpas, lucrar sempre.

Em tempo – enquanto escrevo este texto, uma menina do atendimento, vermelha, veio à minha mesa perguntar sobre um job que deveria ficar pronto hoje, mas não está. Ela saiu daqui desolada imaginando a reação do cliente. Irônico não? Sempre há alguém mais poderoso querendo foder a vida de alguém.

Pobre de nós, pessoas evoluídas em meio ao progresso. Fico imaginando um amigo meu que mora no interior. Nesta hora ele já deve ter fechado seu pequeno comércio, cuidado da horta e recolhido alguns legumes e temperos para o jantar.

Um comentário:

  1. "Menina vermelha"... "perguntar sobre um job"... "Vila Olímpia".Hahaha, olha só, quase eu. Mas eu sou da produção gráfica :D

    Mas tá pra mim esse texto hoje, especialmente a parte de viajar!


    bjs

    ResponderExcluir