Quanto leva um cadáver até gelar?...
(a criança maior empurrava a menor no balanço do parque, riam)
...lembro do caiçara furado de tiros no chão, aquela noite. Meia hora depois veio a ambulância preta da prefeitura, carregaram-no, ainda estava mole. Mais que 30 minutos, portanto. Mas não muito mais: lembro do corpo de meu tio, já mumificado quando finalmente foi removido, é que na periferia o IML leva muitas horas para chegar.
(balançavam agora mais forte. Gargalhavam. O pai gritando “cuidado”, mas os olhos no jornal).
Leva menos que um dia.
Imagine então um morto largado sobre a terra por anos – decerto estará petrificado. Assim estou. Gelado. Dê-me um bilhete da loteria premiado ou uma sentença de execução a pedradas, meu coração reagirá igual. Está morto.
(agora corriam pelas árvores. Entraram na casinha de madeira, pintura desgastada. O pai ao celular).
Como se vingar da assassina de minha alma? Como retribuir a ela, feliz e ingrata, toda a dor que agonizei até ser enfim cadáver ambulante? Qual o troco da rejeição? Matá-la? Besteira. A morte liberta. “A melhor coisa da sua vida ainda vai acontecer”, dizem.
(Ele saca da jaqueta folgada um taco de baseball cromado, o olhar inexpressivo. Neste momento, o pai abaixa o jornal, procura com os olhos, não encontra as crianças).
Aliviar o peso da vida é um favor. Concedo-o a seus entes queridos, fora da caridade não há salvação. Mas a ela não, não devo favores. Viverá. Moribunda, abandonada. Sem crianças, sem marido. Oca.
(a criança menor, afoita, espicha a delicada cabecinha para fora da janela rústica, sorrindo matreira. Ele agarra firme o bastão, com as duas mãos).
Para tomar a água, é preciso quebrar o côco.
num entendi muito o texto o que você queria expecificar direito,mais falava sobre cadaver.
ResponderExcluirNão é preciso quebrar o côco para beber água, basta um furo. Se você quebrar com muita força perde-se toda a água.
ResponderExcluirCortante.
ResponderExcluirPutz!!! Forte isso... mas gostei !!!
ResponderExcluirAbraços
Alexandre
http://soupretomassoulimpinho.blogspot.com/
Caraleo... Muito bom! Finalmente, o blog respira.
ResponderExcluirFinalmente... bello!
ResponderExcluir