quinta-feira, 2 de junho de 2011

Vinte fins do mundo

Todo mundo sabe a definição óbvia do termo “fim do mundo”. Fim da humanidade / fim da Terra / fim do universo. Qualquer um destes fins isoladamente, pode e deve ser caracterizado como o “fim do mundo” da igreja, dos filmes hollywoodianos e do senso comum.

Mas eu não estou aqui para gastar o seu tempo precioso, a sua inteligência e a sua ociosidade no trabalho para falar de algo que você já está calvo de saber. Poderia listar cerca de três mil coisas que eu considero o fim do mundo, mas acho que uma lista de 20 já está de bom tamanho. Ei-la:

1. Começar a fumar cigarro, mesmo sabendo que faz muito mal à saúde.
2. Ser um vagabundo mental. Ou seja, não exercitar o cérebro regularmente e ficar preso somente às ninharias fáceis e burocráticas do dia-a-dia que ele, o cérebro, já faz com o pé nas costas. O cérebro é um músculo que precisa de exercícios todos os dias. É o fim do mundo tratá-lo como uma ameba.
3. Eu mesmo achar o item número 2 de extrema importância, mas não conseguir colocar em prática do jeito que eu gostaria. O mesmo vale para o item 4.
4. Fazer apenas o que dá prazer. (fazer coisas que você odeia tornará as prazerosas ainda mais prazerosas e será de extrema importância para o item 2)
5. Tratar o próximo com desdém sem motivo algum.
6. Pensar no termo óbvio de “fim do mundo”. Se o mundo acabar, acabou. Você não poderá fazer absolutamente nada. Viva a porcaria do presente e pronto.
7. Encher o saco dos outros, sobretudo do(a) namorado(a). Não é porque o seu saco já está cheio que você precisa pegar emprestado o saco alheio para encher um pouco também. Esvazia o seu próprio saco e enche ele de novo. Mas deixe o saco dos outros em paz.
8. O jornalismo barato que gosta de criar polêmica por esporte. Não só no esporte, mas também por esporte. Acham um pentelho dentro de uma sopa do tamanho do Maracanã e focam apenas no pentelho.
9. Perder o nosso tempo lendo matérias polêmicas idiotas que a gente já sabe que são polêmicas idiotas só pelo título.
10. Não ser contraditório. A contradição é a chave para a criatividade, para a mudança de ideias, para a inovação, para a intuição e para a paixão. É importante ter uma boa essência que respalde as suas opiniões contraditórias. Porém, sem contradição você é apenas um robô com uma boa essência.
11. Pais que dão tudo que os filhos pedem e não dão limites.
12. Deixar de jogar videogame depois dos 30 anos, só porque é coisa de “criança”.
13. Execrar e falar mal de bandas que você amou e ouviu intensamente na infância e adolescência. Tenha um mínimo de respeito pelos seus hábitos passados. Não precisa dizer que tais bandas são incríveis, mas ao menos respeite-as. O mesmo vale para as namoradas que um dia você gostou. Não é só porque você está ao lado de uma muito melhor que você precisa ficar falando mal das anteriores.
14. Ser um babaca.
15. Ser um babacão.
16. Muitas vezes não ter como saber se estamos ou não sendo babacas.
17. Ser repetitivo.
18. Ser ainda mais repetitivo.
19. A gente achar que é o fim do mundo a internet parar de funcionar. Isso deveria ser visto como a salvação do mundo. Como a chance de poder dar uma volta no parque, ler o jornal na cozinha bebericando um café com leite frio, arrumar o seu quarto, que está um zona. Ficar aflito com a queda da internet é o fim de todos os fins do mundo. Todos nós estamos nesse barco. Lamentável.
20. Voltar a trabalhar depois de ler esse texto.

10 comentários:

  1. Hahahahah... muito bom mesmo, Paulo, parabéns. E aqui também deixo minha contribuição de "fim do mundo": As pessoas não respeitarem as leis, em pequenas circunstâncias, como no ônibus, onde os jovens estudantes fingem dormir só pra não darem lugar aos mais velhos. Além do governo ter dinheiro para criar empreendimentos a fim de atender aos turistas, mas não tê-lo para cuidar e melhorar creches, hospitais que já existem... e por aí vai... É o fim do mundo! Abs.

    ResponderExcluir
  2. 1) Parei faz mais de nove meses. \o/
    2)Difícil, hein. A gente se vicia ao ócio mental, improdutivo.
    3)Pois é.
    4)Esse item é impraticável.
    5)Péssimo.
    6)Justo.
    7)Todo mundo precisa "se policiar" nisso.
    8)Concordo.
    9)Isso é tentador e diz respeito ao ócio mental.
    10)Sim.
    11)Daí crescem sujeitos psicopatas. (?!)
    12)rs
    13)Justo.
    14)rs
    15)rs
    16)Difícil.
    17)rs
    18)rs Afinal, a lista tem que continuar.
    19)"Faltou luz, mas era dia..."
    20)Snif.
    =]

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. acho que o pior, pior fim do mundo não é voltar a trabalhar depois de ler esse texto, pois trabalhar é legal, e como diz o item 2 não podemos ser um 'vagabundo mental', o pior é tratar o próximo com desdem, a falta de respeito estaá acabando com o mundo!
    Curtir o texto ;**

    ResponderExcluir
  5. E escrever qualquer comentário no blog do outro só para q o outro entre no seu blog? Pode ser considerado fim do mundo???

    Áááá... entra aí
    http://soupretomassoulimpinho.blogspot.com/

    kkkkkkkkkkk

    Abraços


    Alexandre

    ResponderExcluir
  6. Sim, Alexandre. Isso pode ser caracterizado como fim do mundo. ahahah

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. 21. não ter trabalho para voltar após ler esse texto.

    :/

    ResponderExcluir
  8. "Não ser contraditório. A contradição é a chave para a criatividade, para a mudança de ideias, para a inovação, para a intuição e para a paixão."

    O legal de instituir um tema é que sempre vai ter gente com inteligência, senso de humor e talento pra botar ele de cabeça pra baixo e mostrar uma parte dele que a gente não via.

    Parabéns!

    PS: Mas a Internet acabar É o fim do mundo. E sem mais. rs

    ResponderExcluir
  9. Valeu pessoal. Gosto muito dos temas. Que venham mais meses temáticos.

    ResponderExcluir
  10. Super me identifiquei com o ítem 19...
    #tenso

    ResponderExcluir