sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

um papo chato e batido sobre as redes, mas que importa?

lembro que há uns seis, sete anos, acordava e ia direto pro computador para ler blogs. tinha uma lista intensa no meu blogroll e eu mesmo já tive 12 blogs. adorava saber sobre a vida de todo mundo, dos relacionamentos, dos filmes, das angústias. fiz amigos, viajei, até fui trabalhar com blogs. ultimamente tenho tido um pouco de preguiça. o twitter chegou e os 140 caracteres eram mais atraentes que os blogs, pelo menos pra mim. 

o facebook ainda era tímido e nem tinha tanta gente, mas agora ele está com tudo. não digo que ele matou os blogs, mas pelo menos os deixaram em coma. o meu próprio blog pessoal (o único a qual me mantive fiel) está às moscas, às vezes não consigo postar aqui (mesmo uma vez por mês) e mal entro nos blogs dos amigos. eles estão todos lá no facebook e por lá fico sabendo o que comeram, com quem estão namorando, onde será a próxima viagem. 

mas confesso que essa facilidade em saber da vida de todos me estressa. antes eu lia quem eu queria, comentava nos blogs que gostava e agora está tudo ali, rolando naquela timeline louca. ok, é fácil bloquear, excluir ou simplesmente não aceitar uma amizade sugerida. mas quando você chega aos 2 mil contatos e decide excluir mil, bloqueia uns 200 e ainda assim sente que está recebendo um excesso de informação desnecessária, alguma coisa está errada e pode ser você (no caso eu).

daí você exclui sua conta, sente-se uma tonelada mais leve, mas depois de um mês bate a saudade. você volta e tudo começa de novo. 

um amigo que você esquece de chamar pra sua festa de aniversário te exclui do facebook porque o laço que comprova a amizade é a rede social online. sua amiga fica chateada e dá indiretas via facebook. seu namorado briga com você e te bloqueia no facebook. você não quer que sua mãe saiba onde você vai e você a bloqueia no facebook. 

e por aí vai.

é triste esta constatação, mas as redes sociais online ocupam um lugar maior do que deveriam. em vez de um meio de compartilhamento, estão se tornando o próprio compartilhamento. em vez de uma extensão da vida, tornaram-se a própria vida. 

agora resta esperar o que vai acontecer nos próximos anos. vamos acompanhar pelo facebook.

12 comentários:

  1. É complicado mesmo, eu trabalho com tecnologia e ao mesmo tempo sou meio hippie com relação a ela rs, vivo entre nerds que chegando em um determinado lugar manda logo um check in ao invés de olhar ao redor ou algo do tipo.

    Eu tento cortar o máximo, meu celular é o mais tosco e durante muitos anos a única pergunta que fazia qdo eu precisava trocar era “Quanto tempo dura a bateria” na ultima troca tive que acrescentar uma pergunta a muito custo que foi “É dual chip?” mas ai foi uma necessidade.

    O Blog ainda acho uma ferramenta bacana, pois alguns servem como uma fonte de busca né, sempre curti pesquisar música em blogs, gosto disso pq é direto e reto qdo vc acha um blog especifico, como por exemplo um blog voltado para Indie Rock, ou Black Music, Camisetas, ajuda bastante.

    Istagram, Twitter, Forsquare não tenho nada disso, mas fui laçado pelo facebook (o droga) como eu viajo muito a trabalho ele acabou virando o meu meio de comunicação com o povo, mas muitas vezes me questionado com a pergunta “Estou perdendo tempo nesse facebook?” mas não tem jeito vc sempre quer dar uma passada por lá, falando nisso poderíamos crias uma pagina para o Blog das 30 pessoas fazer o reverse né, já que tudo esta no face, com a pagina poderíamos compartilhas cada nova postagem, o que acha?

    Curti o texto
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é engraçado... estava vendo os títulos dos posts mais recentes, coisas como "um papo chato e batido", "post duplo (ambos inúteis)", "super desinteressante"...
    Quanta auto depreciação!!!!!! Acho que não fica muito atraente pra quem visita!!

    ResponderExcluir
  3. anônimo, desculpe o desapontamento, este não é um blogue de auto-ajuda. pelo menos não no dia 1. há outros bem atraentes por aí, só procurar. obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Opa....já vou dizendo que não tenho nada com isso....maldita concorrência kkkk.

    ResponderExcluir
  5. Quase esqueci....referente ao texto...eu não tenho facebook.

    ResponderExcluir
  6. Tenho achado muito bom estar por fora.

    ResponderExcluir
  7. Se reparar bem, nada foi dito em relação ao conteúdo dos textos ou temas abordados, mas da postura de indicar já no título uma coisa chata, desinteressante, inútil, que nem chega a ser confirmada no texto. Mas tudo bem, não sabia que as críticas são proibidas, deixo vc´s no Olimpo e peço desculpas pelo incômodo.

    ResponderExcluir
  8. É interessante ficar de espectador.

    ResponderExcluir
  9. Ah, anônimo, coloca seu nome aí. Fazer críticas anônimas é tão chato. Pensa bem, os títulos podem até ter algo de desinteressante e triste, mas, convenhamos, os textos não são nada disso. Então, aqueles leitores que lerão apenas o título e se mandarão são exatamente o tipo de leitores que não queremos atrair: os que leem apenas os títulos. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Interessante!
    Estava justamente dando uma olhada no meu blog pessoal, que não atualizo desde 31 de dezembro de 2012!

    Bateu uma saudade aqui...

    O problema pra mim é tempo!
    E cansaço!

    Por necessidade, tive de arrumar um outro emprego. Emprego esse que ocupa o meu dia todo durante a semana e as metades dos meus sábados (acabei de chegar em casa).

    Vontade até tenho de postar... Porém...

    FACEBOOK: Uso mais para entrar em contato com quem preciso! Uma vez que o ~feice~ hoje em dia é mais prático que muito e-mail por aí!

    Quanto ao ANÔNIMO: Meu querido (ou seria minha querida?), não temos absolutamente nada contra as críticas! Muito pelo contrário!

    Elas nos ajudam a melhorar, sempre! Desde que as mesmas sejam construtivas!

    Não vi maldade em suas colocações!

    É que a gente gosta de saber quem está nos lendo! É legal ter esse feedback!

    Sinta-se sempre à vontade!

    No mais, é isso!

    Quem sabe hoje não role um postzinho novo no meu blog pra começar as postagens de 2013?!

    ResponderExcluir