quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Gen - Pés Descalços

 Para aqueles que não gostam de se influenciar antes de ler qualquer coisa, um resumo do post: LEIA Gen - Pés Descalços!
(Um amigo, pois quem avisa amigo é)


Fazia uma linda manhã de sol em Hiroshima. Já passava das oito e o povo da cidade já tomava às ruas para mais uma segunda-feira de muita luta. Os adultos partiam para o trabalho para tentar garantir o sustento de suas famílias, o que nem sempre era fácil, já que o Japão estava em guerra e a maior parte dos alimentos servia para alimentar os soldados que estavam no front. As crianças caminhavam para mais um dia de aula, sempre na esperança de na volta encontrarem mais comida em casa que no dia anterior. O céu estava azul e sem nuvens e quem olhasse para ele veria um avião...

(...)

... um avião que algumas horas tinha partido do outro lado do mundo carregando uma bomba de urânio, a grande promessa do casamento entre a física moderna e a indústria bélica naquelas primeiras décadas de século XX. Promessa esta que era capaz de produzir uma reação química em cadeia e, em segundos, destruir vidas de milhares de pessoas como eu e você, a quem pouco importava a física moderna ou a indústria bélica.

E assim se fez. Alguém decidiu que aquelas pessoas - homens, mulheres e crianças inocentes - deveria morrer naquela manhã de 6 de Agosto de 1945 e quem olhasse para o céu azul de Hiroshima veria que do avião caia uma luz mais forte do que milhares de flashes juntos, uma luz que se aproximava e se intensificava e que, 45 segundos depois de ter surgido no céu de Hiroshima, consumava o maior crime de guerra da história da humanidade. 

Não satisfeitos, e sem a esperada rendição do Japão, os EUA fizeram o mesmo com outra cidade japonesa. Três dias depois, uma outra bomba - desta vez de Plutônio -  destruía a cidade de Nagazaki . 

O mundo jamais seria o mesmo.

(...)

Cento e quarenta mil pessoas morreram naquele e nos dias subsequentes em Hiroshima. Cerca de oitenta mil morreram em Nagazaki. Outras milhares continuaram morrendo nos anos e décadas seguintes por conta dos efeitos da radiação. Entre os sobreviventes estava um menino de 6 anos que só não morreu porque o muro de sua escola o protegeu dos efeitos da bomba. Seu nome era Keiji Nakazawa, o autor de Gen - Pés descalços.

Gen - Pés Descalços é uma daquelas obras-primas que devem ser lidas por todo aquele que respira. São 10 volumes (dos quais 5 já foram traduzidos pela Editora Conrad para o português) em que Nakazawa narra a história de sua família desde alguns dias antes do fatídico 6 de Agosto de 1945, passando pelos terríveis desdobramentos que a explosão da bomba atômica causou na população de Hiroshima. O poder narrativo de Gen é impressionante e me fizeram ler mais de 1000 páginas de mangá (os 4 primeiros volumes) em apenas 9 dias. O fato de Nakazawa ter vivido tudo aquilo torna tudo mais real, mais palpável, e a empatia com cada personagem é inevitável. A impressão que tinha é que estava lendo a história de um amigo próximo.

São muitas as questões que podem ser extraídas deste fantástico mangá, questões estas que não podem ser encaradas como questões do passado, mas questões eternas. E este é o grande mérito de Nakazawa: ele dá vida e voz para os mortos de Hiroshima (e Nagazaki). Saliento, entretanto, que a crítica contida em Gen não se restringe aos EUA, mas à própria guerra em si. Ele critica o próprio governo japonês, que liderados por um imperador com status de Deus (Hirohito), impelia milhares de jovens para morrer numa guerra cada vez mais sem sentido. Critica as guerras, todas as guerras, porque sempre os maiores prejudicados não são aqueles que fazem a guerra, mas invariavelmente a população mais pobre, vide os conflitos atuais no Oriente Médio.

E Como após ler Gen não conseguia parar de pensar no assunto, segue abaixo outras produções com as quais me deparei nos últimos dias.

.............................................................................................................................................................................
Gen - Pés Descalços (anime)

Em 1983, Gen foi adaptado para o cinema. Não gosto de fazer a clássica afirmação "o livro (ou o quadrinho) é melhor que o filme" porque entendo que são duas artes distintas  e sem comparação. O primeiro anime é uma adaptação dos 4 primeiros livros, além de passagens que não constam no mangá. Recomendo que o anime seja assistido após a leitura dos mangás. A versão que está lincada aqui está com legenda em inglês, porque recentemente o You Tube retirou a versão em português. Entretanto, ainda é possível encontrar a versão fragmentada em vários videos pequenos.


.............................................................................................................................................................................

Luz Branca, Chuva Negra: A destruição de Hiroshima e Nagazaki (filme de 2007) 

Keiji Nagazaki é um dos 14 sobreviventes entrevistados neste ótimo documentário dirigido por Steven Okazaki. O maior trunfo do documentário é a raridade do material exibido, mostrando cenas da época, bem como trazendo histórias de pessoas que sofrem até os dias de hoje por conta da bomba.

.............................................................................................................................................................................

Hiroshima, a cidade da calmaria (mangá de 2005, de Fumiyo Kouno)

Com um traço leve e uma narrativa quase poética, o mangá feito em decorrência dos 60 anos das bombas de Hiroshima e Nagazaki, mostra a história de duas jovens que não viveram a época da guerra, mas que ainda assim são marcadas pelo estigma da bomba. A mangaca mostra como uma bomba lançada há 60 anos ainda está provocando seus efeitos devastadores.
.............................................................................................................................................................................
Keiji Nakazawa morreu de câncer no último mês de Dezembro.

14 comentários:

  1. Eu não vou mais ler seus posts... eles me dão vontade de conferir suas indicações! Não dá tempo! :P
    (pode me emprestar os 4 primeiros volumes?)

    ResponderExcluir
  2. Hehe... não faça isso! Sua leitura é muito importante para nós!

    O que eu preciso de parar de fazer é contar o milagre e não mostrar o santo! Peguei os 4 volumes emprestados de um amigo, a quem agradeço muito, que fique claro! O único que tenho disponível para empréstimo é "Hiroshima, a cidade da calmaria", mas recomendo a leitura de Gen antes (pois é). Quem sabe na feira de dezembro...

    Abraço e obrigado pelo comentário e pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. Eu ia comentar sobre o texto, mas depois da demonstração de apoio da Luli acho que nem precisa...3 comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Risa! Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza!

      Excluir
  4. de uma olhadinha sem compromisso nesse programa de afiliados , ele sempre rende uns cascalhos e não custa nada

    http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao28933&url=afiliados

    ResponderExcluir
  5. Ah...esse quadrinho me lembra o Guaracy. Quando terminava a aula passava as minhas tardes no SESC Pinheiros lendo esse mangá. Infelizmente, não consegui terminar!
    É cheio de grandes emoções!

    ResponderExcluir
  6. hahaha...cê não sabe de nada!

    ResponderExcluir
  7. Eu, como descendente de orientais, deveria, já, haver lido a coleção de Gen - Pés Descalços, mas sequer o primeiro exemplar eu folheei.
    Vira, então, promessa: lerei! depois, assistirei ao anime de 1983.

    Filipe, obrigado pelo post. Trouxe-me um pouco mais para dentro de minhas origens, embora meus avós, todos eles, vieram de Okinawa, extremo sul do Japão e, por décadas, base militar dos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Promessa é dívida, hein, Fábio! :)

      Eu que te agradeço pela leitura e pelo comentário! Continue acompanhando o blog!

      Abraço!

      Excluir
  8. Muito boa Felipe! Infelizmente, acontecimentos (mesmo da história recente) nos são apresentados pela escola (isto quando o são) de uma forma distanciada e asséptica. É esse o grande poder que eu vejo na narrativa do GEN: as bombas não foram apenas um acontecimento que pôs fim à guerra no pacífico; foi um assassinato em massa que destruiu milhares de vidas inocentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Herber. Andam dando coisas erradas para as crianças lerem nas escolas. Por que será? Gen pra mulecada já!

      Abraço!

      Excluir